Com o mercado estagnado é preciso encontrar novas formas de divulgação para destacar o seu produto e aumentar as suas vendas. Uma opção que tem potencializado as vendas de diversas empresas são as embalagens flow pack — que revestem sabonetes, salgadinhos e barras de chocolate, por exemplo.
Apostar em embalagens diferenciadas e personalizadas colabora com a sua taxa de lucro e, no caso das flow packs, proporciona também economia e praticidade para o seu negócio. Por isso, preparamos este artigo para que você conheça essas embalagens e suas vantagens. Está preparado?
Acompanhe!
Afinal, o que é uma embalagem flow pack?
A embalagem flow pack está presente em diversos segmentos do mercado. Trata-se de um processo de empacotamento flexível, que envolve totalmente uma mercadoria — as extremidades superiores e inferiores são lacradas e seladas.
As máquinas desse tipo de embalagem conseguem envelopar diversos tipos de produto. Também é possível fazer ajustes e, assim, padronizar a sua linha de produção.
Em alguns casos, esse processo é conhecido como envelopamento, devido ao aspecto semelhante a um envelope que algumas embalagens possuem. A aceitação das flow packs no mercado é notória — basta observar a facilidade de encontrá-las no comércio.
Por que eu devo escolher esse tipo de embalagem?
Partindo do pressuposto de que a embalagem é um dos fatores determinantes para que o cliente escolha o seu produto, nenhuma empresa deveria negligenciar esse item. Uma embalagem flow pack pode contribuir com a sua estratégia de marketing de diversas formas, mesmo que você só resolva adotá-la em ocasiões especiais.
Abaixo separamos algumas vantagens que essa embalagem traz para o seu negócio. Veja:
- ela protege melhor o produto;
- é versátil, possibilitando embalar desde alimentos — como biscoitos e bolachas — até sabonetes e produtos eletrônicos;
- é de fácil manuseio e armazenamento, o que agrada clientes e lojistas;
- prolonga a vida útil do produto, no caso dos perecíveis.
Como usar as embalagens flow pack?
Como vimos, uma das grandes vantagens da embalagem flow pack é a versatilidade. Isso se aplica também à finalidade dessa embalagem. Se representa uma empresa de médio ou pequeno porte, por exemplo, você pode aproveitar o custo-benefício para adotar permanentemente as flow packs nos seus produtos.
Outra boa ideia é aproveitar as embalagens para aguçar a curiosidade do seu cliente.
Confira algumas maneiras de usá-las na sua estratégia de marketing:
Em ações promocionais
Um bom momento para colocar essa estratégia em prática é durante as datas comemorativas. Essas ocasiões especiais estimulam o desejo de consumo. Como a oferta é grande e a procura também, geralmente o cliente vai optar pela marca mais barata ou por aquela que ele já conhece.
Uma embalagem flow pack possibilita transmitir todas as informações necessárias sobre o seu produto, além de torná-lo atrativo para as datas comemorativas, pois é possível adotar uma embalagem promocional e motivar os seus clientes.
Para agregar valor ao seu produto
Um dos grandes desafios de qualquer empresa é o processo de agregação de valor ao produto. Não é possível ficar refém apenas do preço na hora de disputar uma fatia do mercado com o seu concorrente.
É preciso oferecer ao cliente um valor a mais que faça com que ele opte pelo seu produto. Uma das grandes ferramentas usadas para agregar valor é a embalagem. Com uma boa embalagem você:
- consegue justificar a elevação do preço de um produto;
- transmite as suas qualidades;
- mostra uma imagem mais profissional ao cliente.
Para comunicar uma mensagem ao cliente
As embalagens flow pack podem ser grandes aliadas de uma marca que deseja transmitir uma mensagem ao cliente. Elas podem ser um verdadeiro veículo de comunicação, já que entram na casa do cliente com o consentimento deles — além de não ser necessário efetivar a compra para assimilar a sua mensagem.
Veja o que é possível comunicar com uma embalagem flow pack:
- a imagem que o produto e a marca querem transmitir (design);
- informações como tabelas nutricionais, SAC e até redes sociais para que o cliente entre em contato com a empresa;
- uma promoção, já que é fácil de guardar e acessar;
- a redução ou o aumento do produto dentro da embalagem.
Para contribuir com a causa ambiental
Uma das vantagens da embalagem flow pack é que você pode optar por materiais ecologicamente corretos e biodegradáveis e, dessa forma, figurar entre o rol de empresas amigas do meio ambiente.
Essas embalagens são recicláveis e evitam o desperdício, visto que envolvem o produto e não permitem que nada se perca no fundo delas. Dessa forma, é possível trocar a sua embalagem e promover o avanço de uma boa causa ambiental.
Como a flow pack vem sendo utilizada no mercado?
A procura por esse tipo de embalagem parte principalmente de pequenas e médias empresas, que buscam uma maneira de incrementar os seus ganhos por meio de um sistema que proporcione um melhor custo-benefício e agilidade.
Isso porque algumas máquinas conseguem envelopar de 60 a 200 produtos por minuto — número considerável até mesmo para quem trabalha com uma escala maior, como é o caso das empresas de grande porte.
No entanto, até mesmo as grandes empresas têm optado pelas flow pack em detrimento dos demais tipos. Fatores universais para qualquer negócio — como o custo-benefício — da embalagem colaboram com essa adesão.
Devo mesmo investir nesse recurso?
Diante das tendências adotadas pelo mercado varejista, quem não investe na embalagem fica para trás. Se não deseja ser um desses, então você deve considerar a adoção de uma embalagem flow pack para o seu produto.
Primeiro porque é por meio desse recurso e do design que uma empresa com poucos recursos pode disputar clientes com os concorrentes maiores. Nas gôndolas, um pacote diferenciado e mais prático pode chamar a atenção, mesmo com a grande oferta de produtos da concorrência.
Segundo, porque o custo-benefício das flow pack é muito atraente. Basta fazer uma cotação, escolher o melhor fornecedor, perceber que esse recurso cabe no planejamento da sua empresa e apostar nele para alavancar as suas vendas.
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