A qualidade dos seus produtos e do atendimento tem grande impacto no sucesso do seu empreendimento. Contudo, é preciso ir além para se destacar e alcançar um público ainda maior. Se você não sabe como fazer isso, então precisa descobrir o que é marketing gastronômico e como aplicá-lo no seu restaurante.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em marketing, uma ferramenta indispensável para a divulgação correta do seu estabelecimento. No caso do marketing gastronômico, a estratégia é voltada para o mercado alimentício, ou seja, da gastronomia. Afinal, as técnicas variam de acordo com cada ramo.
Quer descobrir quatro dicas para implementar o marketing gastronômico no seu restaurante a fim de alcançar bons resultados? Então, não perca este conteúdo que preparamos para você!
Conheça o seu público
O primeiro passo para aplicar o marketing em qualquer área é conhecer bem o seu público-alvo. Ele é diferente em cada ramo, mas tem variações mesmo dentro do setor de gastronomia e restaurantes.
Você deve descobrir a idade ou faixa etária do seu público (crianças, jovens, adultos ou idosos), interesses principais, dificuldades e dores, hábitos, entre outras características que seus clientes têm em comum. Apenas quando tiver essas informações será capaz de definir as próximas ações, tendo esses dados valiosos sempre em mente.
Participe de eventos
Uma vez que tiver conhecimento do seu público-alvo, comece a participar de eventos locais nos quais seus consumidores possam ter interesse. Vale qualquer tipo, como festas e feiras.
Ao fazer isso, você terá mais chances de encontrar outras pessoas com o mesmo perfil do seu público e divulgar a sua marca e os seus produtos para elas. Mas lembre-se: participe desses eventos apenas se for possível preparar e entregar os alimentos de maneira que a experiência seja semelhante àquela proporcionada pelo seu restaurante.
Afinal, essa será a primeira impressão que muitas pessoas terão da sua marca. Desse modo, é preciso que a imagem passada seja boa e adequada aos serviços e produtos que você oferece no dia a dia.
Preze pela experiência do cliente
Garantir que o cliente tenha uma boa experiência é indispensável para que ele volte a consumir no seu restaurante. Para isso, você pode investir em um ambiente bem organizado com mesas e cadeiras confortáveis, música de fundo agradável etc.
Para os clientes que costumam pedir refeições pelo serviço de delivery, também é preciso tomar certo cuidado. Sendo assim, invista em embalagens de alimentos adequadas e uma boa montagem dos pratos.
Crie ações para as redes sociais
Para ampliar ainda mais o público do seu restaurante e ter uma maior divulgação, uma boa estratégia é incentivar os consumidores a postarem fotos dos seus produtos nas redes sociais e inserirem a localização do seu estabelecimento.
Isso pode ser feito de diversas maneiras. Estimule o check-in no Facebook para obter acesso ao Wi-Fi, crie promoções e sorteios ou, ainda, tenha algo divertido no estabelecimento que faça com que seus clientes tenham vontade de tirar fotos para o Instagram.
Agora que você sabe o que é marketing gastronômico, já pode começar a planejar suas estratégias. Só não se esqueça de sempre analisar os resultados para descobrir no que continuar investindo para alcançar o sucesso desejado. Sendo assim, faça uma planilha ou tenha anotações das mudanças e avanços.
Gostou de conhecer as estratégias do marketing para gastronomia? Venha conferir também as soluções de embalagens para o seu delivery!
muito interessante o conteudo