Você conhece o Grab and Go? Esse é um estilo ainda pouco difundido no Brasil, mas tornou-se comum nos países de primeiro mundo e se incorporou à rotina cotidiana, principalmente de quem passa muitas horas fora de casa e não tem tempo para preparar suas próprias refeições.
A nova tendência é que, com o mundo acelerado e a tecnologia tão avançada, o consumidor lance mão de soluções modernas para facilitar a vida e disponibilizar tempo para outras prioridades sem, contudo, deixar de lado os cuidados com a saúde.
Neste post vamos explorar o conceito Grab and Go, a origem da sua criação e traçar um comparativo entre os costumes alimentares no exterior e o comportamento brasileiro em adaptação ao novo formato de vida, estabelecido gradativamente.
O que é e qual é a origem do Grab and Go?
Na tradução literal, Grab and Go quer dizer “pegue e leve”, denominando um modelo de autosserviço, nascido nos Estados Unidos e bastante praticado, não só na terra do Tio Sam, mas também em países como Inglaterra e França.
Se nos países norte-americanos e europeus as pessoas têm hábitos independentes, prezando pela autonomia, inclusive na hora de escolher suas refeições, o mesmo não se pode dizer do brasileiro, que prefere ser servido.
No exterior é comum encontrar um cardápio variado, cuidadosamente disposto em prateleiras e vitrines à espera de um consumidor apressado, que fará suas escolhas, pagará rapidamente e partirá em busca de um local sossegado para comer.
Já no Brasil a realidade é diferente, pois aspectos como hábitos, segurança e dependência são completamente distintos em razão da cultura e da infraestrutura de cada país. No entanto, esse é um cenário que caminha a passos largos para uma mudança, preparando-se para receber mais uma influência vinda de fora.
Qual é a importância da embalagem para o Grab and Go?
O consumidor que recorre a um sistema Grab and Go normalmente dispõe de pouco tempo e busca agilidade, pois provavelmente está cheio de compromissos ou mal comeu e já está pensando no que vai fazer a seguir.
Partindo desse exemplo, imaginamos alguém que precisa identificar rapidamente os ingredientes para decidir o que levar. Por isso é tão importante que a embalagem proporcione essa experiência ao consumidor, permitindo que se possa visualizar o tipo e a quantidade de alimento para auxiliar na decisão.
A embalagem tem papel fundamental nesse tipo de serviço, pois, ao retirar o alimento da loja, durante o percurso — seja para fazer um piquenique no parque, seja para levar para casa — espera-se que a embalagem conserve a temperatura e mantenha o alimento seguro.
Assim, a embalagem precisa compor a estratégia de vendas e as ações de marketing para adequar aos diversos estabelecimentos fornecedores Grab and Go — supermercados, padarias, lojas de conveniências, restaurantes, centros esportivos, hotéis, clínicas, entre outros.
Quais são as vantagens do sistema Grab and Go?
As vantagens do estilo Grab and Go consideram o modo prático de vida dos consumidores adeptos desse formato, de forma a gerar ganhos tanto para quem vende quanto para quem compra, além de introduzir cada vez mais o modelo no mercado. Algumas são imediatas:
- processo ágil;
- praticidade;
- economia de tempo;
- flexibilidade;
- variedade no cardápio;
- preço acessível.
E para finalizar, a melhor das vantagens, que é a competitiva, quando um empreendedor visionário aposta em uma nova tendência e a incorpora ao seu negócio, chamando para si a responsabilidade sobre o sucesso mercadológico.
Agora você já sabe mais o Grab and Go, as tendências para esse formato e quais são as suas vantagens.
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