Algumas pessoas se perguntam para onde vão os resíduos de produtos que utilizam, enquanto outras nem pensam nisso. Reflita sobre seu dia a dia: o que é consumido da hora em que você acorda até a hora de dormir? Considere alimentos e suas embalagens, papeis, roupas, adereços… É muita coisa para pensar! E é na redução do desperdício e na otimização do uso de recursos que atua a economia circular.
Seria um desperdício gigantesco se tudo isso fosse utilizado somente uma vez e exclusivamente por você. Mas que bom que isso não precisa acontecer! Se a quantidade de lixo gerada já é enorme, imagine se não houvesse a economia circular. Ela existe para garantir que a matéria prima utilizada nos produtos seja otimizada o máximo possível em sua vida útil. Neste artigo, vamos contar mais detalhes e revelar como ela pode ser utilizada em embalagens de delivery. Então continue a leitura!
O que é economia circular e quais são seus benefícios?
Segundo a ISO (Organização Internacional de Padronização), a economia circular é um sistema econômico que mantém o fluxo dos recursos funcionando de maneira circular, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor. É uma abordagem sustentável que otimiza a utilização de recursos naturais e evita seu esgotamento.
Considerando todos os artigos poluentes disponíveis no mercado, que prejudicariam o meio ambiente ao ir direto para a natureza, a economia circular é imprescindível para a atuação de uma empresa. Por esse motivo, todos os empresários deveriam saber o que ela é e atuar de acordo com ela, pois o impacto sobre nossa qualidade de vida no futuro e sobre as gerações que virão pode ser enorme.
A economia circular parte do preceito de gerir recursos naturais de maneira mais eficiente, a partir da melhor utilização deles. Isso só é possível de ser atingido se o ciclo de vida do produto for pensado desde a fabricação. Isso quer dizer que, para que um processo de produção contribua para a economia circular, deve-se considerar se os insumos poderão ser reciclados e renovados, sem a necessidade de extrair mais da matéria prima inicial.
Como aplicá-la às embalagens de delivery?
Pensando em todos os benefícios descritos da economia circular, cabe o questionamento: como aplicar esse conceito a em embalagens de delivery? Afinal, grande parte das empresas necessita de embalagens, em especial no setor alimentício. Imagine, por exemplo, se todas as embalagens dos alimentos que compramos forem para o lixo, sem uma nova utilização: o que isso geraria? Um grande dano para o meio ambiente! Confira a seguir algumas estratégias para evitar isso:
- Substituir produtos com plástico: o uso de plástico em embalagens e afins precisa ser repensado! Temos recursos para fazer materiais mais facilmente recicláveis, com menor peso e maior flexibilidade, o que facilita na renovação da matéria e reduz a quantidade de poluentes no meio ambiente.
- Usar embalagens recicláveis, recicladas e biodegradáveis: muitas embalagens, com o fim de serem renovadas, são feitas com materiais que substituem o plástico. Os melhores materiais são os recicláveis, reciclados ou biodegradáveis em sua produção, que contribuem para a sustentabilidade nos serviços de delivery.
- Desenvolver embalagens herméticas: embalagens com essa característica, além de garantir que os produtos fiquem alocados de forma higiênica e saudável, possibilitam a reutilização para guardar outros produtos.
Caso a economia circular não seja considerada no desenvolvimento de embalagens de delivery, esses produtos se tornam prejudiciais à natureza — até porque são produzidos em larga escala. Além disso, investir em embalagens sustentáveis aumenta a qualidade da experiência do cliente no unboxing do produto e gera valor para a marca, pois mostra que ela tem princípios importantes, como a preservação do meio ambiente.
Lembre-se que o marketing verde precisa estar em sua empresa!
Agora que você já sabe o que é a economia circular e como ela ajuda a otimizar as embalagens de delivery, já entende como isso gera inúmeros benefícios, como a redução dos danos ao meio ambiente e prevenção da escassez de produtos. Além disso, o prolongamento da vida útil dos produtos evita desperdícios. Certamente não faltam motivos para aderir a essa estratégia.
Quer saber um pouco mais sobre as vantagens do uso de embalagens sustentáveis para sua empresa? Então confira este artigo!
Quer saber mais sobre a Scuadra? Acesse nosso site!