No momento atual, em que as pessoas estão extremamente conectadas à internet e usam seus dispositivos móveis para praticamente tudo, é essencial que os restaurantes entendam e atendam às demandas e tendências tecnológicas dos clientes. Por isso é importante se perguntar “como fazer cardápio digital?”.
Diversos gestores já estão conscientes da necessidade de incrementar o negócio e implementaram tecnologias para o sistema de pagamento, gestão de estoques, de pedidos, entre outros. O que muitos ainda não atentaram é para a possibilidade de ir além, disponibilizando um cardápio digital.
Quer entender o que é isso e como esse modelo de cardápio pode ser uma ferramenta estratégica? Então, continue a leitura e confira o que é, quais ou tipos e como fazer um cardápio digital!
O que é o cardápio digital?
O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica recente que já está em utilização em diversos restaurantes no Brasil e no mundo. Esses estabelecimentos têm optado por usar dispositivos móveis para que seus clientes escolham suas bebidas e pratos com mais autonomia e flexibilidade. Além da eficiência e rapidez que esses equipamentos promovem, há também uma melhora na interação do cliente com o estabelecimento.
A diferença entre um cardápio digital e um online é que o digital já conta com um meio tecnológico para realizar o pedido, como tablets, um quadro tecnológico fixado na parede, aplicativo, entre outros. Por esses meios é possível fazer um pedido, sem a necessidade de um garçom.
Isso dá maior agilidade ao restaurante e reduz os erros humanos. Por esse motivo é um excelente investimento para o negócio, além de deixar o ambiente mais moderno e tecnológico.
Quais são os tipos de cardápios digitais?
Atualmente, existem diversos formatos e modelos de cardápios digitais. Dessa forma, cada restaurante pode escolher o que mais se adéqua ao seu comércio, considerando a otimização da experiência do consumidor. Veja os principais a seguir!
Board Menu tradicional
Trata-se de um quadro que fica pendurado na parede, em que são exibidas todas as opções disponíveis no restaurante e os valores de cada prato.
Cardápio virtual
É uma versão digital ou digitalizada, on line, do cardápio físico. Normalmente, ele é exibido em sites ou páginas de redes sociais, como por exemplo, o Instagram. São úteis para o estabelecimento que dispõe de serviço de delivery ou de retirada no balcão.
Aplicativo de cardápio digital
Como o nome diz, neste formato o cliente pode baixar um aplicativo com o cardápio completo. Mas nem sempre o aplicativo será exclusivo do restaurante.
Cardápio digital em tablet
Esse é um formato que substitui o cardápio em papel, mas funciona da mesma forma. O cardápio nesse caso é apresentado em um tablet, com todos os detalhes do prato. O atendimento segue o mesmo padrão. A vantagem é que esses cardápios podem ter fotos atrativas e descrições elaboradas. Além de possibilitar uma maior interação e aprofundamento do cliente a respeito das opções de pratos.
QR Code menu
QR Code menu é a versão cujo cardápio é acessado por um código de barras. A ideia aqui é deixar o código de barras na mesa, protegido por um acrílico ou outro meio criativo.
Basta o cliente utilizar a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code e ter acesso ao cardápio completo. Além de muito prático do ponto de vista do restaurante, evita o compartilhamento de menus físicos ou tablets entre os clientes. Em tempos de pandemia e reabertura dos restaurantes, o não compartilhamento de objetos faz parte das diretrizes da Organização Mundial de Saúde.
Cardápio integrado ao sistema de gestão
Esse é de fato a maior inovação, pois apresenta uma solução completa. Ele não apenas exibe o cardápio como possibilita o autoatendimento, permitindo que o cliente faça o pedido e acione o garçom. Por estar integrado com o sistema de gestão, todos os ambientes — cozinha, salão e caixa — se conectam. Uma versão mais atualizada desse formato é a disponibilidade de um QR Code na mesa.
Quais são as vantagens do cardápio digital?
Se você ainda está em dúvida se deve ou não adotar essa ferramenta. Veja, a seguir, a lista de vantagens do cardápio digital:
- rapidez da escolha por parte dos consumidores;
- menores chances de erros nos pedidos;
- flexibilidade para renovar o cardápio;
- facilidade para que os clientes visitem com frequência o restaurante;
- permite que a avaliação do atendimento seja feita em tempo real;
- possibilidade de disponibilizar o cardápio em outros idiomas.
Em síntese, é inquestionável que o cardápio digital oferece várias vantagens ao permitir que o gestor controle os pedidos, o setor financeiro, emita cupom fiscal, entre outras funcionalidades que possibilitam uma solução completa.
Como implementar esta tecnologia?
Quem tiver interesse pode escolher entre os serviços de algumas empresas que oferecem o sistema do cardápio digital, entretanto é preciso ficar atento, pois existem variados tipos.
Por exemplo, algumas dão suporte 24 horas, fazem a instalação do sistema, deixam os gestores programar o cardápio no equipamento e ainda facilitam a locação dos aparelhos. Outras atuam apenas com o fornecimento da tecnologia.
Como fazer cardápio digital?
É possível desenvolver o próprio cardápio digital, sem que ele esteja atrelado a um sistema. E melhor: de acordo com o seu orçamento disponível. A seguir, veja algumas opções.
Canva
Isso pode ser feito por meio de aplicativos voltados para o design, como o Canva, uma ferramenta gratuita para a criação de design. Veja como:
- acesso o site do Canva, ou baixe o app;
- ache a lupa para pesquisa e digite “cardápio”;
- irão aparecer diversas opções de cardápios já prontos;
- escolha o que mais combinar com o seu restaurante;
- clique sobre ele (abrirá, ao lado direito, a opção de editar os itens);
- troque os textos e fotos pelos do seu restaurante.
Dessa forma é possível criar um cardápio de forma rápida e fácil, também existe a opção paga do Canva, porém, nem sempre é necessário, visto que há diversos modelos disponíveis gratuitamente.
Contrate um designer profissional
Caso você queira um serviço ainda mais específico e personalizado, você pode contratar um designer profissional para desenvolver o seu cardápio. Para isso, encontre um profissional de forma online ou por indicação de conhecidos. Verifique o portfólio dele e a experiência no mercado.
Se te agradar, você passará para ele todos os detalhes do que você deseja para o seu cardápio digital. Assim você terá o resultado mais próximo do que você espera e deseja.
Tire boas fotos
Outra dica importante para ambos casos, seja com o designer profissional, seja com o Canvas, é a necessidade de tirar boas fotos para o cardápio digital. Afinal, conforme o ditado popular, “as pessoas comem primeiro com os olhos”. Assim, o cliente terá uma primeira impressão positiva da comida. Além disso, você pode incluir imagens das suas embalagens, de preferência personalizadas e adequadas para os diferentes tipos de pratos.
O cardápio é uma excelente forma de conquistar o desejo do cliente para consumir o que você está vendendo. Por isso, monte um prato que dê vontade de comer e fotografe-o valorizando a iluminação, textura e cores da comida. Isso ajudará muito no sucesso do seu cardápio digital.
Este post procurou mostrar como fazer cardápio digital. Isso é importante para o negócio, pois proporciona praticidade, redução de custos e tempo, além de maior flexibilidade. Nesse sentido, para quem está em busca de inovação e competitividade, nada melhor do que investir neste tipo de menu. Com ele, é possível melhorar desde a experiência do cliente até a organização da cozinha e do estoque.
Gostou deste conteúdo? Para garantir mais força à marca do seu restaurante, invista em embalagens personalizadas. Entre em contato conosco e conheça a qualidade dos produtos Scuadra Embalagens!