Entender o que é consumo sustentável ajuda sua empresa a alinhar estratégias para um público cada vez maior. Afinal, com as questões ambientais cada vez mais agudas, o consumidor se tornou consciente da relação entre a sua escolha na hora da compra e os cuidados (ou não) com a natureza. O interessante dessa postura é que ela não seja apenas superficial.
Até porque esse tipo de público normalmente pesquisa e pretende entender o que a marca realmente faz para ter atitudes mais sustentáveis. Imagine um restaurante com foco nesse conceito usando embalagens descartáveis plásticas ou de isopor, por exemplo.
Neste artigo, mostraremos as vantagens de adotar esse posicionamento e como assumir o papel de forma verdadeira, agregando valor à sua cozinha. Boa leitura!
Entenda o que é consumo sustentável e por que é uma tendência
Se você tem mais de 30 anos, provavelmente nasceu em uma cultura na qual a economia girava em torno do “eu”. Por mais que essa afirmação ainda seja forte, a cultura já nos indica que estamos em transição do “eu” para o “nós”. Basta acompanhar o enredo de alguns filmes e teatros para perceber que o coletivo está ganhando força.
Isso quer dizer que se o crescimento de uma empresa significa explorar o meio ambiente ou uma comunidade, talvez essa não seja mais a melhor solução. O consumo sustentável surge a partir de questionamentos como esse, em que o consumidor percebe a sua responsabilidade no impacto ambiental e social ao escolher de qual empresa consumir.
Também conhecido como consumidor verde, esse é um público cada vez maior, que precisa ser observado. Se antes ele representava minorias que já têm se fortalecido, como os veganos, hoje é possível encontrar esse comportamento nas diversas esferas culturais. Tanto é que conceitos como carne verde têm surgido.
Descubra a importância de assumir uma postura sustentável
O comportamento do consumidor impacta a sua cozinha. Se o hábito é que a maioria das pessoas almoce fora de casa, certamente os restaurantes terão mais chance de ficar com a casa cheia. Entretanto, se acontece uma mudança de atitude (como o isolamento social durante a pandemia da COVID-19), o negócio precisa se reinventar ou caminhará para a falência.
No caso da postura sustentável, essa questão tem ainda um agravante: o público aposta em ações espontâneas para incentivar empresas que seguem esse padrão da mesma forma que boicota e divulga posicionamentos negativos que determinadas marcas adotam.
Com as redes sociais, essa questão fica ainda mais evidente. Por isso, apostar em um marketing verde pode ser a solução.
Veja quais atitudes tomar para seu negócio ter esse posicionamento
A questão importante na hora de transformar sua cozinha em uma marca que se importa com as questões ambientais e sociais é fazer isso de forma verdadeira. Claro que a experiência do consumidor não pode ser afetada com isso.
Então, optar por embalagens sustentáveis e criar pontos de reciclagem no seu estabelecimento são mudanças fundamentais. Afinal, estão aos olhos do consumidor.
As embalagens eco-friendly de papel garantem uma qualidade visual e de apresentação dos pratos que, inclusive, superam as de plástico ou isopor. Outra atitude simples e que tem grande repercussão é ter um espaço para ouvir seu público. Assim, você descobre as tendências do momento, antecipando ações — seja no redirecionamento do óleo usado na sua cozinha, seja na forma de tratar seus colaboradores.
Depois de ver o que é consumo sustentável, dá para perceber que pequenas atitudes saltam aos olhos deste público consciente e exigente. É importante que essa transição seja verdadeira, mesmo que ocorra aos poucos, começando por ações que têm maior visibilidade, como a adoção de embalagens sustentáveis e ações de marketing verde.
Se você gostou das dicas e quer conferir mais informações sobre o assunto, confira nosso texto que apresenta como promover o consumo sustentável no seu restaurante!