Em tempos de crise, diferenciar produtos e serviços é a melhor estratégia para conquistar um espaço de destaque no mercado. Independentemente do segmento de uma marca, conhecer o comportamento de compra é essencial para ganhar vantagem competitiva e alavancar os resultados financeiros da empresa.
Quer saber o que é comportamento de compra e como o conhecimento desse processo pode aumentar suas vendas? Acompanhe este post até o final e fique por dentro do assunto!
O que é comportamento de compra?
O comportamento de compra é um conjunto de hábitos de consumo que podem ser analisados para a criação de soluções viáveis a determinado público-alvo. Conhecendo hábitos de consumo, sua empresa tem muito mais chances de formular itens de venda sob medida para o mercado.
Assim, aumentam as chances de sucesso e aceitação de seus produtos e serviços. Imagine que antes de lançar um sabor de refrigerante, por exemplo, a marca deva pesquisar frutas, dentre outros componentes que agradam ao paladar de um público.
Quais são suas principais vantagens?
1. Melhoria de produtos e serviços
Conhecendo o comportamento de compra, a empresa saberá quais são os seus itens de venda que estão dando certo ou não. A partir dessa análise, poderá ajustar o que não for bom ou manter o que tem boa aceitação entre os consumidores.
2. Maior satisfação dos clientes
Consumindo produtos e serviços sob medida, o cliente se sentirá compreendido e satisfeito com a qualidade na entrega, que atenderá às suas expectativas e solucionará problemas que impactam em seu cotidiano.
3. Antecipação de necessidades
Muitas vezes, as pessoas têm necessidades específicas, mas não sabem ao certo o que poderá ajudá-las. Conhecer o que impacta negativamente na vida de um cliente em potencial, pode ser uma oportunidade de ouro para desenvolver soluções criativas.
4. Potencialização dos lucros
Qualquer empresa poderá ter mais chances de crescer e ser altamente lucrativa se estiver atenta ao comportamento de compra, e essa vantagem não para por aqui. Os recursos financeiros também podem ser direcionados para o que realmente trará resultado ao negócio, o que elimina desperdícios monetários, operacionais e estratégicos.
Quais fatores influenciam o comportamento de compra?
Social
Formado por ambientes, comunidades, família, dentre outros, o fator social é quase sempre o principal formador de opinião quando o assunto é comprar, pois nele é definida a escolha de produtos que podem representar o status e a posição social.
Psicológico
Baseado em crenças, desejos, estímulos físicos e experiências anteriores, o elemento psicológico também pode vir de uma necessidade de reconhecimento que as pessoas buscam, sendo esse o agente o mais complexo a ser estudado.
Cultural
O fator cultural é composto por valores, percepções, preferências e hábitos adquiridos mediante a convivência com determinado grupo social que tenha comportamentos e interesses similares.
Como conhecer o comportamento de compra de um público-alvo?
Observe
Para garantir a aceitação de seus produtos e serviços no mercado, estude os fatores que influenciam direta ou indiretamente o comportamento de compras de clientes em potencial.
Acompanhe
O comportamento do consumidor se modifica à medida que as mudanças sociais, tecnológicas e na economia vão acontecendo. Por isso, fique por dentro dessas transformações e, sempre que possível, realize adaptações para manter a aceitação no mercado.
Mensure
Avalie o quanto a necessidade do seu cliente foi atendida com a compra de determinado produto ou serviço. Para isso, fique atento ao que os compradores falam de sua marca nas redes sociais ou em sites de reclamação. Fazendo esse dever de casa, as chances de sucesso serão bem maiores.
Agora que você já sabe a importância de conhecer o comportamento de compra, não se esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais. Até a próxima!