Quem busca desenvolver estratégias para oferecer produtos personalizados e potencializar as vendas precisa levar em conta o relacionamento com os fornecedores de embalagens. Saber exatamente o que considerar ao escolher fornecedores de embalagens é crucial. Afinal, a embalagem é uma maneira de se diferenciar no mercado e apresentar soluções criativas para a promoção dos seus produtos.
Por isso, a seguir vamos mostrar quais são os requisitos que precisam ser considerados nessa etapa do planejamento empresarial.
Peça um portfólio dos fornecedores de embalagens
O primeiro fator a ser levado em conta na hora de escolher um fornecedor de embalagens é conhecer o trabalho dele.
Por isso, é importante pedir um portfólio dos produtos que ele tem a oferecer. Isto vai permitir facilidade na sua procura de acordo com os objetivos do seu negócio.
Peça referências
Outro ponto muito importante são as referências. Fornecedores com maior tempo de mercado tendem a ter mais experiência e clientes, mas nunca desconsidere as novas empresas.
Peça sempre o contato das empresas que já contrataram o fornecedor. É aconselhável se informar sobre o serviço em todos os aspectos possíveis.
Faça uma visita
Atenção: não deixe também de considerar empresas cuja inovação fazem parte do seu diferencial. Desde que bem estruturada e com equipe especializada, uma empresa “jovem” pode trazer um toque novo e diferenciado para sua embalagem.
Considere visitar as instalações pessoalmente, assim você se certificará se a estrutura é compatível com a qualidade prometida e esperada.
Essa visita é importante para você ter certeza da sua escolha, se a empresa realmente tem tecnologia suficiente, higiene, organização e equipe comprometida com o resultado final.
Faça uma avaliação de custo-benefício
Uma dica infalível envolve a questão do custo-benefício. Nesse ponto, a ideia é evitar um erro muito comum na escolha das embalagens, que é o controle de qualidade.
Muitas vezes, o barato pode sair caro, especialmente se a qualidade do material não atende àquilo que você deseja para seu negócio.
Por outro lado, os valores também não devem comprometer o planejamento orçamentário, prejudicando o lucro com as vendas.
Veja se a embalagem é adequada às necessidades do produto
Como dissemos acima, a embalagem deve acrescentar à qualidade, e não prejudicá-la.
Por isso, verifique com o fornecedor se o tipo da embalagem que ele produz e os materiais envolvidos correspondem às necessidades do produto.
Veja se a embalagem corresponde à expectativa do cliente
Verifique também como a embalagem pode impactar a experiência do cliente. Isso quer dizer que o fornecedor deve se preocupar com esse fator.
Ou seja, o fornecedor deve levar em conta a organização das informações na embalagem, os materiais utilizados, a praticidade de manipulação e até mesmo as cores do objeto.
Tudo isso pode influenciar de maneira positiva ou negativa a experiência do consumidor, alavancando ou prejudicando as vendas.
Personalize as embalagens de acordo com cada perfil de cliente
Como a embalagem também faz parte da experiência de consumo, ela deve estar adequada a cada perfil de clientes que o negócio possui.
Por exemplo, produtos voltados para um público “premium” devem também ter embalagens “premium”, que sejam diferenciadas de acordo com as expectativas desse perfil consumidor.
Da mesma forma, embalagens promocionais podem ter excelentes resultados conforme a estratégia de marketing utilizada.
Analise a flexibilidade do fornecedor
Na hora de escolher o fornecedor, deve-se ficar atento também à sua capacidade de negociar e manter uma boa comunicação.
Antes de contratá-lo, verifique qual seu nível de preparação e flexibilidade para lidar com eventuais mudanças na demanda e nos prazos.
Se o seu negócio for um clube de assinatura, é importante verificar se o mesmo fornecedor de embalagem presta serviços de manuseio. Isto cria a possibilidade da embalagem já ser montada ao mesmo tempo que os produtos serão acondicionados dentro dela.
Assim você não terá sua produção e capacidade de abastecimento afetadas caso a demanda aumente e o negócio desponte no mercado, por exemplo.
Tenha sempre um plano B
Mas, como sabemos, no mercado estamos sempre suscetíveis a imprevistos. Por isso, não podemos depender exclusivamente de um único fornecedor.
Mantenha sempre uma lista com, pelo menos, mais uma opção de fornecedores para cada segmento do negócio, incluindo as embalagens. Se seu produto tiver regulamentos específicos, sua lista de opções deve conter apenas empresas que atendam a estes requisitos.
Isso evitará uma eventual paralisação ou diminuição do ritmo das vendas em função de problemas inesperados.
Com essas dicas, você já está preparado para fazer as melhores escolhas de fornecedores de embalagens. Mas não pare por aí: que tal assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro das soluções mais inovadoras em embalagens diferenciadas e personalizadas para seu negócio?