Quando falamos de chefs e gastronomia, você pensa primeiro nos talentos masculinos ou femininos? Se fizer uma pesquisa sobre o assunto, é provável que encontre mais artigos falando sobre o sexo masculino!
Contudo, sabemos que não existe um lugar certo para homens e mulheres, que não seja onde eles querem estar! Afinal, o destaque profissional deve vir sempre de suas formações e dedicação dentro da gastronomia.
Neste post, vamos ressaltar as principais mulheres na cozinha profissional, bem como suas trajetórias. Continue a leitura para conhecê-las e se inspirar!
1. Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann, fundadora de diversos restaurantes e, atualmente, apresentadora do programa Bizu, no canal de Food Network, é uma chef que está se destacando no mercado. Empreendedora desde cedo, hoje comanda 3 casas: Bar do Meio, Shake Dog e Terço Bar.Ela nasceu em Chapecó, Santa Catarina e, desde pequena, seu maior incentivo para cozinhar foi sua avó.
Antes de ingressar nesse universo gastronômico, Luiza cursou Turismo. Mas foi em suas viagens internacionais que começou a descobrir o amor pela culinária — seja trabalhando na cozinha de um restaurante na Austrália, seja cozinhando como voluntária na Tailândia após o desastre natural de 2004.
Algum tempo depois, na França, ela se graduou em Gastronomia pelo Instituto Paul Bocuse. Na Holanda se especializou em Macrobiótica. Na Espanha, realizou um estágio Martin Berasategui, um restaurante que faz parte do Guia Michelin.
Devido a sua experiência com a culinária dos diversos países que visitou e participação em eventos importantes, como o Jantar do Século, Luiza Hoffmann se refere a sua cozinha como multicultural.
2. Renata Vanzetto
Chef jovem com currículo de veterana. Aos 27 anos, muitos deles vividos na Ilhabela, Renata usa e abusa da criatividade na vida profissional. Inquieta e movida a desafios, comanda cinco unidades de negócios: os Restaurantes Marakuthai, em Ilhabela e São Paulo, o Eventos Marakuthai, que atende eventos em São Paulo e em Ilhabela, o MeGusta, bar na Ilhabela e o novo projeto Ema, inaugurado no final de 2013.
Ousada nos negócios, consagrou-se com apenas 20 anos, com a premiada cozinha do Marakuthai. Hoje, com currículo de gente grande, Renata acumula prêmios como o de Chef Revelação do Brasil pelo Guia Quatro Rodas (2008). O estágio no Noma em 2011, restaurante dinamarquês comandado por Rene Redzepi que na época liderava o ranking The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant, trouxe ainda mais bagagem para a jovem chef.
3. Paola Carosella
Essa chef atingiu o pico de seu sucesso na carreira ao participar do Masterchef Brasil, um reality show de cozinha. Paola Carosella nasceu na Argentina e trabalhou em restaurantes de diversos países, como França, Uruguai e Estados Unidos.
Nessa jornada, acabou chegando ao Brasil, onde se estabeleceu e vive ainda hoje. Cozinhou em diversos restaurantes em São Paulo e ganhou prêmios, como o Chefe do Ano da revista Veja, em 2010, e o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria de Gastronomia, em 2017.
Paola já contou em entrevistas sobre como é ser uma mulher trabalhando como cozinheira e as dificuldades que passou em sua carreira. Atualmente ela é dona de dois restaurantes em São Paulo: o Café La Guapa, inspirado na gastronomia argentina, e o Arturito, um estabelecimento voltado para a culinária mediterrânea.
4. Helena Rizzo
Helena Rizzo, nascida em Porto Alegre, é uma importante chef brasileira. A gaúcha, no início de sua juventude, começou a estudar arquitetura e trabalhou como modelo, até descobrir sua paixão pela gastronomia.
Ela estagiou em cozinhas na Espanha e Itália, e depois voltou ao Brasil para abrir o Maní, em 2006, que foi escolhido como o 2º melhor restaurante da América do sul e 46º do mundo. Helena ainda recebeu um troféu como melhor chef feminina da América Latina pela revista Restaurant.
A gaúcha ficou ainda mais conhecida e bem falada dentro do mundo gastronômico ao participar do reality show de cozinha, o The Taste Brasil, da GNT. Além disso, em 2014, foi reconhecida como a melhor chef mulher do mundo pela Veuve Clicquot.
Essas são apenas algumas das incríveis e talentosas mulheres na cozinha profissional do Brasil. O universo gastronômico está repleto delas, todas com suas especializações, trajetórias marcantes e muita dedicação e amor pela culinária.
Gostou de conhecer sobre a história dessas mulheres na cozinha profissional? Então, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!