O mercado de food service é um dos que mais cresce no Brasil, tendo êxito mesmo no ano de 2017, no auge da crise econômica. Esse setor trata da venda de alimentos prontos ou pré-prontos, dos mais variados tipos e gostos, lidando com a comida tradicional, internacional, vegetariana ou fitness. Mas afinal, você sabe quais são as tendências do setor e como aplicá-las para continuar crescendo?
Com o intuito de esclarecer essa questão, preparamos este artigo especialmente para você. Portanto, iniciaremos abordando sobre as principais tendências do mercado de food service, focando no período da páscoa, que costuma ficar bastante aquecido para o setor. Em seguida, daremos dicas para que você prepare o seu negócio e apresente diferenciais em relação aos concorrentes. Acompanhe!
Quais são as principais tendências do mercado de food service?
Sobremesas
A sobremesa foi, durante muito tempo, considerada um elemento dispensável em uma refeição, especialmente em um restaurante. Entretanto, com o passar do tempo, esse prato foi ficando cada vez mais cobiçado, sobretudo, devido ao investimento dos restaurantes em criar pratos saborosos, bonitos e com um preço razoável. Dessa forma, é um investimento a ser considerado, principalmente para o período da páscoa.
Doces
Os doces não se resumem exclusivamente à sobremesa, mas podem servir como entradas, acompanhar os pratos principais ou vir como refeição principal, especialmente em datas festivas. Como exemplo maior, temos as festas de aniversário, nas quais o prato principal é o bolo. Entretanto, na páscoa esse aspecto também pode ser aproveitado como meio de aumentar as vendas. Então, outros produtos, como o gelato, podem ser adicionados.
Chocolates
É impossível pensar em páscoa sem chocolate. Dessa forma, vale a pena que seu restaurante pense em pratos que utilizem esse material. Uma tendência, nos últimos anos, tem sido os ovos de páscoa recheados, que é uma aposta também para esse ano de 2019. O recheio, geralmente, é feito com mais chocolate ou outros doces, como o doce de leite, por exemplo.
Quais dicas devo seguir a fim de preparar meu restaurante para a páscoa?
Oferecer embalagens diferenciadas
A embalagem é um produto simples, mas que tem grande utilidade. Em geral, ela serve para preservar a higiene e aspectos físicos do prato. Além disso, ela pode ser trabalhada para ficar esteticamente agradável. Em períodos comemorativos, como a páscoa, ela serve para destacar a importância da data, tendo potencial para aumentar as vendas do produto.
Disponibilizar delivery de sobremesa
Muitos restaurantes restringem o delivery para “pratos principais” ou determinam um valor mínimo para a entrega, o que geralmente exclui as sobremesas. É importante rever essas regras a fim de aumentar a venda desses pratos, sobretudo, em períodos como a páscoa, no qual a demanda por esse tipo de produto aumenta.
Pensar em promoção para páscoa
É importante que o restaurante pense em promoções específicas, especialmente para os produtos listados anteriormente. Isso, aliado aos outros fatores mencionados, tem grandes chances de influenciar positivamente nas vendas.
Sendo assim, há várias estratégias e medidas que podem ser adotadas pelo mercado de food service para alavancar as vendas. Muitas delas podem ser inseridas durante o resto do ano ou em outras datas comemorativas. Pense em planos de ação para cada uma citada e prepara-se para vender muito mais na páscoa!
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