Com a correria do dia a dia, embalagens podem parecer um pequeno detalhe para os donos de restaurante que precisam gerenciar sozinhos todos os aspectos do negócio. Mas elas desempenham um papel importante ao garantir a qualidade do produto entregue e fazer propaganda da empresa. Para maximizar o retorno na utilização desse item, agregando valor e potencializando resultados, a escolha adequada do material de embalagem é um passo chave.
No momento de tomar essa decisão, muitas dúvidas surgem, principalmente porque você, gestor, não é especialista no assunto. Mas nós somos e vamos lhe ajudar contando tudo o que você precisa saber neste artigo. Confira!
Qual é a importância de escolher embalagens feitas com o material certo?
A embalagem é a parte do restaurante que chega até a casa do cliente no delivery. Toda a imagem do negócio está representada por elas. Se for de uma matéria-prima de baixa qualidade, pode ficar amassada, passando a impressão de desleixo, ou não acondicionar adequadamente o alimento, minando a confiança do cliente no estabelecimento.
O material certo para a embalagem pode favorecer ou desfavorecer o produto entregue. Tanto em aspectos criativos, como o designer, ou técnicos, como a capacidade de manter o alimento em condições de consumo, quente, crocante e saboroso.
Quais são as tendências para o material de embalagem?
Estar um passo à frente da concorrência e em dia com as tendências é uma vantagem, no competitivo mercado atual. Mesmo no que tange às embalagens para food service, isso está acontecendo. Para elas, opções que não agridam o meio ambiente tem se destacado.
Com a sustentabilidade cada vez mais em alta, embalagens feitas a partir de matérias-primas recicláveis ou que podem ser reutilizadas têm sido preferidas pelos consumidores em detrimento ao plástico, que, ao ser descartado em massa na natureza, está poluindo oceanos e matando animais.
A legislação tem acompanhado essa tendência. Em São Paulo, as embalagens de plástico descartável já foram proibidas. E isso deve se estender por todo o Brasil, como ocorre na China, onde o uso de invólucros plásticos em delivery de comida é proibido.
O que levar em conta para escolher o melhor material de embalagem?
Duas palavras são primordiais na escolha adequada do material de embalagem: segurança e qualidade. Esses dois pontos estão interligados, pois um material de qualidade influencia na segurança da embalagem.
Como uma barreira física de proteção para o alimento durante o transporte, a embalagem impede contaminações e inibe perdas ou danos ocasionados por choques. Não somente conservando o produto, como, também, mantendo suas características — como temperatura, sabor e textura — intactas.
Essas são garantias de segurança e qualidade. A primeira é ainda reafirmada por meio da rotulagem, uma vez que ela fornece informações úteis e oportunas aos consumidores.
Como escolher adequadamente o material de embalagem de delivery?
Uma análise completa é necessária para que a decisão sobre o material da embalagem seja correta e adequada, principalmente no ramo alimentício. Assim, quatro componentes devem ser levados em conta, a fim de garantir qualidade e segurança em seus produtos.
Conheça seu produto
Qual é a temperatura em que o alimento deve chegar na casa do cliente? Como é o sabor ideal? Que textura é esperada? É preciso compreender quais características atendem ao padrão esperado para cada tipo de comida e quais fatores externos, como umidade, luz ou choques, alteram isso.
Outro ponto a ser considerado é a perecibilidade da refeição em relação a esses fatores a que pode ser exposta, para que não ocorram problemas sanitários, devido à embalagem e ao transporte inadequado.
Em ambos os casos, o material da embalagem exerce um papel fundamental, agindo como protetor e resguardando a integridade do alimento.
Domine os processos
Conhecer todos os processos pelos quais o produto passa, desde a embalagem até a casa do consumidor, permite prever onde podem acontecer falhas e criar mecanismos para evitá-las. Um exemplo disso é a necessidade de desenvolver um invólucro secundário para melhor acondicionar os itens no transporte, evitando derramamentos e maximizando a utilização dos espaços.
Compreenda o cliente
O designer da embalagem deve acompanhar o perfil do cliente ideal. Incluindo o material, as definições de cores, fontes, imagens e formas precisam ser atrativas, variando para atender a estratégia de marketing do restaurante e as expectativas do público.
É muito comum restaurantes pautados pela sustentabilidade — social, ambiental ou econômica — destacarem isso, por meio do uso de embalagens feitas em materiais biodegradáveis ou reciclados.
Escolha um fornecedor que prime pela qualidade
O fornecedor da embalagem é um parceiro chave para todo o restaurante que tenha delivery. A atenção por ele dispensada, para a qualidade na definição da matéria-prima, desenvolvimento, fabricação e no produto final, é refletida na imagem do seu restaurante.
Nesse sentido, a Scuadra embalagens é a parceira certa. As embalagens são produzidas em papel reciclável e asséptico, estando de acordo com a legislação ambiental e sanitária. A matéria-prima minimiza a perda de calor durante o transporte, e possibilita que seja levada à geladeira, freezer, forno ou microondas.
Diferenciais
Além disso, oferece diferenciais, como quatros opções de fechamento (trava padrão, click box, selada e fast lock), para não haver contaminações, e total personalização. Tudo para que o seu cliente receba o pedido dele com a maior qualidade.
As embalagens de delivery não podem mais ser negligenciadas, pois, além de representar a imagem do restaurante na casa do consumidor, têm um papel fundamental na qualidade e na segurança dos alimentos entregues.
Com a tendência à sustentabilidade crescendo e sendo cada vez mais exigida pelos consumidores ou imposta por novas legislações, a escolha do material da embalagem tem ganhado destaque. Tanto para atender objetivos de marketing quanto para obter o melhor acondicionamento dos produtos, tomar uma decisão acertada é uma maneira de assegurar competitividade no mercado.
Assim, é preciso que se leve em consideração desde o produto até as preferências do consumidor. Escolhendo itens que sejam atrativos esteticamente, mas que não deixem de cumprir sua função de proteger a refeição entregue, para que ela chegue como se recém tivesse saído da sua cozinha. E o material de embalagem é o que garante isso.
Agora você sabe tudo sobre matéria-prima para embalagens para o delivery de food service, descobriu o quanto elas são significativas para o sucesso dos restaurantes e como a Scuadra é a melhor parceira para quem procura as melhores embalagens do mercado.
Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer a diferença no seu negócio! Acesse nosso site!