Qual a relevância da embalagem na hora de transmitir um valor para o público? Essa é uma dúvida recorrente, que muitas empresas ignoram a resposta. Entretanto, uma solução de embalagem reciclável é essencial para reforçar o conceito de marketing verde, que muitos restaurantes têm aplicado em seus negócios.
Esses estabelecimentos têm focado na comercialização de alimentos naturais e saudáveis para os seus clientes. O uso de uma embalagem que seja capaz de transmitir esses valores, é muito importante para reforçar a marca no mercado, captar novos clientes e destacar o negócio da concorrência.
Pensando nisso, separamos, neste texto, algumas informações valiosas sobre o assunto para você compreender melhor a importância de uma embalagem e como escolher a melhor opção. Vamos lá!
Qual é a importância das embalagens recicláveis para o branding do restaurante?
Em um mercado cada vez mais competitivo, saber como se destacar da concorrência é essencial para alavancar o sucesso do negócio. Por isso, demonstrar o diferencial da marca passou a ser essencial para as empresas, da mesma forma como ter um propósito que vá além de melhorar o seu posicionamento no mercado.
O branding tem a finalidade de gerar personalidade e propósito para a marca, criando algo com que o público possa se identificar com as histórias e as causas do restaurante. É uma maneira de promover boas experiências para as pessoas e é muito eficiente para atrair novos clientes para o negócio.
Em uma estratégia de branding que deseja transmitir os valores do marketing verde para o seu público, é essencial pensar em todos os mínimos detalhes na hora de produzir para uma audiência ecologicamente consciente.
Muitas empresas não respeitam o meio ambiente e não praticam nenhum esforço para mudar esse fato. Com isso, elas são vistas negativamente por inúmeras pessoas, inclusive, por um público que poderia ser cliente da marca.
Aliar uma estratégia de branding ao conceito de marketing verde, para os restaurantes que optam em trabalhar com comidas naturais e saudáveis, pode ser muito efetivo para potencializar os resultados do negócio. Dessa forma, é possível transmitir todos os valores que a marca deseja passar para o seu público e ser um negócio ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.
Isso pode ser refletido nos alimentos que o restaurante disponibiliza para o seu público e na maneira que ele é embalado e transportado até chegar no cliente final. Isso significa que é possível utilizar materiais recicláveis que podem ser reaproveitados após o uso, reduzindo o impacto de produção e descarte desses recipientes no meio ambiente. O uso de embalagem reciclável é uma maneira de fortalecer os valores que a marca deseja transmitir.
Com ela, é possível se estabelecer no mercado como uma empresa responsável e ecologicamente correta, fortalecendo o branding da marca ao alinhar as suas ações com o posicionamento, propósitos e valores do restaurante.
Por que investir em embalagens recicláveis personalizadas?
O uso de uma embalagem para alimentos é um elemento essencial para destacar os restaurantes no mercado. Essa ação acaba sendo uma das responsáveis pela comunicação entre a marca e o cliente final. As embalagens são muito mais que meros recipientes para os produtos, desempenhando um papel muito maior que isso.
Elas, além de servir como proteção contra as adversidades encontradas no trajeto que podem reduzir a vida útil das mercadorias alimentícias, conservando as refeições e preservando os seus nutrientes originais, também tem outras finalidades essenciais para o negócio.
As embalagens são uma forma de encantar o público, diferenciando os produtos e a marca da concorrência. Portanto, elas são capazes de fazer toda a diferença, fornecendo um valor muito além da proteção e têm um forte impacto nas vendas.
A personalização de uma embalagem reciclável é uma forma eficiente de despertar o interesse do consumidor. Elas têm um poder decisivo no que se trata de gerar novas vendas para o restaurante, sendo capazes também de captar novos clientes para o negócio. A personalização não é apenas uma questão de marketing.
As embalagens podem ser personalizadas de acordo com o produto, a marca e o restaurante, e são muito relevantes em diversos aspectos.
Design
Causar uma boa primeira impressão é fundamental para destacar um produto entre os vários outros similares que estão em exposição no mercado. A embalagem reciclável personalizada tem a finalidade de despertar a atenção do consumidor em atribuição do visual e pela capacidade de atração que o recipiente tem com o público.
A função mais conhecida das embalagens personalizadas é o design, que acaba por ser o principal responsável para atrair os olhares do cliente final. Com isso, é possível fazer com que os consumidores percebam o produto e se sintam interessados em consumi-lo.
Praticidade
Uma das características mais importantes no momento de personalizar uma embalagem reciclável está na praticidade que esse produto tem na hora de ser manuseado pelo consumidor final. Isso é um fator decisivo durante a tomada de decisão dos clientes quando vão escolher determinada mercadoria alimentícia.
Muito além da beleza de um produto, a praticidade é uma das principais funções do design que garantem a funcionalidade de uma embalagem. É ela que favorece o manuseio da mercadoria e cuida da sua proteção, facilitando o dia a dia do cliente.
Facilidade no uso
A facilidade no uso segue a mesma lógica que os itens anteriores. Essa característica tem a finalidade de auxiliar a relação do cliente com o produto durante o seu consumo. Isso reflete no desenvolvimento da embalagem. Por isso, é preciso considerar a experiência que o consumidor tem com o invólucro. Dessa maneira, é necessário analisar em quais situações o público vai utilizar aquela mercadoria.
Portanto, a avaliação das formas de apresentação que tornem o uso das embalagens mais simples, sem a necessidade de utensílios externos para o consumo, é essencial para melhorar os resultados do restaurante. Os consumidores enxergam esse tipo de experiência como algo inovador e prático.
Reforçar o posicionamento da marca
O uso de embalagem reciclável personalizada também é uma ótima maneira de reforçar o posicionamento da marca no mercado. Isso porque essa ação é capaz de aplicar os valores do conceito de marketing verde que o restaurante quer passar para o seu público, por meio de um recipiente completamente reaproveitável e que não agride o meio ambiente.
Como escolher boas embalagens recicláveis para o restaurante?
Antes de escolher a embalagem reciclável perfeita para o seu negócio, é preciso pensar no tipo de restaurante que vai servir os alimentos e no tamanho das porções. Assim, já é possível começar a pensar no tipo de recipiente ideal para o negócio.
É justamente a embalagem que vai causar várias sensações e conquistar os clientes por meio de uma linguagem que, por diversas vezes, é não-verbal. Por isso, é importante lembrar que uma péssima embalagem é capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros desastres para o negócio.
Um simples desleixo com o recipiente pode sinalizar uma falta de qualidade nos alimentos. Isso acontece porque o consumo não se restringe apenas à aquisição. Ele também é buscado na satisfação de um prazer imaginário, que é refletido na imagem do produto adquirido.
Capriche na aparência
A aparência deve estar em sintonia com o perfil do público-alvo do negócio. Por isso, ela deve influenciar os clientes desde o seu formato, material, tipografia e as cores utilizadas. Portanto, mostre por meio das imagens, os principais valores dos alimentos que o restaurante produz e o que ele quer agregar aos seus consumidores.
O material é outro aspecto vital na hora de conquistar a fidelidade do público. O uso de uma embalagem reciclável é um meio de transparecer a preocupação do restaurante com o planeta, sem agredir o meio ambiente.
Há alguns anos, as embalagens tinham apenas a função de proteger os alimentos. Contudo, hoje, ela incorpora a comunicação entre o restaurante e o seu público, amplia o tempo de vida útil da mercadoria e, principalmente, torna-a compreensível. São detalhes, como esses, que impactam diretamente na experiência de compra dos clientes.
Una a economia com a sustentabilidade
Muitos empreendedores acham que economia e sustentabilidade são dois fatores completamente opostos. Contudo, é possível encontrar embalagens muito mais baratas e, ao mesmo tempo, ecologicamente corretas. Existem diversos materiais que são sustentáveis e, consequentemente, causam menos danos ao meio ambiente e à saúde.
Uma embalagem eco-friendly é um invólucro mais moderno e de menor custo, com um manuseio mais simples e com a possibilidade de reciclagem. Um dos materiais usados para esse tipo de recipiente é o papel cartonado que serve para substituir o isopor.
Não se esqueça da publicidade
Usar uma embalagem como um mero meio de transporte, sem nenhum indício da marca, é um erro gravíssimo que muitas marcas cometem. Entretanto, mesmo que por alguns segundos, o cliente vai manusear o recipiente e interagir com o que está à sua disposição.
Essa é uma grande oportunidade de fazer publicidade da loja online do restaurante, com promoções de outros produtos ou, até mesmo, anexar panfletos e folders nas embalagens.
Fique atento às novas tecnologias
Existem diversas novas tecnologias que podem ser implementadas nos recipientes de transporte de alimentos e que são capazes de beneficiar os restaurantes. Um exemplo prático é a embalagem com QRcode, que pode conter informações vantajosas para o negócio, apenas com a necessidade de uma câmera para ler o símbolo.
Com isso, é possível ter maior interação com o público, facilitando na hora de compartilhar uma promoção ou as ofertas da marca e serve como um grande diferencial na hora de personalizar as embalagens do restaurante.
Como escolher as embalagens recicláveis certas para utilizar nas entregas delivery?
Uma embalagem para delivery constitui alguns aspectos essenciais para os restaurantes que funcionam com serviços de entrega. Elas são capazes de melhorar a experiência dos clientes e a sua percepção sobre a marca. Ainda, elas podem ser poderosos diferenciais competitivos, atuando como uma ferramenta de marketing para o negócio. Contudo, como escolher a melhor embalagem para a sua empresa?
Defina o material
Para os restaurantes que desejam agregar o conceito do marketing verde em suas ações, é necessário pensar no tipo de material que vai compor as embalagens do negócio. Um bom exemplo pode ser encontrado em uma embalagem de papel reciclado, que é capaz de proteger os alimentos e ainda podem ser reaproveitadas.
Outra possibilidade é o uso de alumínio, que é um material extremamente prático de utilizar e bastante leve. Ele é muito eficiente para manter a temperatura de alimentos quentes e ainda pode ser reciclado, agregando valor à marca.
Escolha bem o fornecedor
O fornecedor é capaz de impactar diretamente na qualidade final de uma embalagem reciclável e é uma decisão que deve ser feita com muito cuidado. Portanto, fazer uma pesquisa refinada no momento de decidir o fabricante de embalagens, é essencial para garantir uma qualidade superior durante as entregas do restaurante.
Por isso, avalie todos os detalhes relevantes para o negócio, como as opções de pagamento, formas de entrega, os custos com frete, se existe personalização e se a empresa possibilita a realização de testes até que o produto atinja as necessidades do seu restaurante.
Se preocupe com o transporte
A preocupação com o transporte é uma etapa muito importante na hora de escolher a melhor embalagem reciclável para o seu negócio. É nesse momento que o restaurante vai assegurar a integridade dos seus alimentos para o seu público.
Entretanto, durante a entrega, é possível que a movimentação desmanche os lanches ou derrame os molhos, por exemplo. Ter a garantia de uma embalagem bem vedada, impermeável e que seja capaz de evitar que a comida se desmanche, é essencial para assegurar a qualidade que a marca preza para o seu público.
Com isso, você já entendeu a importância de uma embalagem reciclável para o marketing verde de seu restaurante e como escolher as melhores embalagens para o seu negócio. É necessário pensar nelas não apenas como uma simples proteção, mas como uma maneira eficiente de transmitir uma mensagem e compartilhar uma experiência com o público.
Aproveitando o seu interesse em marketing verde, confira o nosso artigo sobre o perfil do consumidor verde no segmento de food service!