Com um mercado cada vez mais saturado de empresas de diferentes segmentos e que buscam seu espaço, a importância de diferenciar-se é fundamental. Existem várias formas de um empreendimento ganhar destaque e obter êxito em seu negócio. Procurando fazer isso, muitas organizações estão apostando nos serviços de marketing terceirizado. Será que é uma boa ideia?
A área de marketing é um setor estratégico da empresa. Responsável, também, por identificar os desejos e necessidades de um público-alvo, esse departamento vai muito além de só auxiliar nas vendas. O marketing está envolvido no processo de forma mais completa, desde a produção, logística, comercialização e o pós-venda de determinado produto ou serviço.
No entanto, na hora de lidar com os profissionais dessa área, muitas dúvidas passam pela cabeça de gestores e diretores de pequenas, médias e grandes organizações. O que será mais vantajoso para a empresa: trabalhar com uma agência de marketing terceirizada ou contar com uma equipe interna?
Para te ajudar a entender se terceirizar os serviços de marketing da sua empresa é uma boa ideia, preparamos este post com algumas vantagens e desvantagens desse serviço. Acompanhe!
Vantagens da terceirização do marketing
Levando em consideração a velocidade com que as informações são transmitidas e a facilidade de comunicação por diversos meios, são muitos os benefícios em se contratar uma agência de marketing terceirizada.
Antes de listar algumas vantagens e desvantagens de se contratar uma agência, primeiro é preciso saber o que ela pode fazer por seu empreendimento. As agências atualmente estão orientadas a conhecer de perto a sua empresa, entendendo a cultura da organização, seu funcionamento, funcionários e tudo que a envolve.
O foco do trabalho de uma agência de marketing abrange o processo como um todo, desde o produto e os serviços oferecidos até a capacitação de funcionários e incentivo à equipe. É a agência também que controla os resultados de cada ação implantada, corrigindo falhas e propondo melhorias nas estratégias utilizadas.
Entendido isso, confira alguns benefícios que podem ser obtidos por meio da terceirização dos serviços de marketing de uma empresa:
Aumento da produtividade
Trabalhando com uma equipe terceirizada, sua organização possivelmente terá um aumento da produtividade em campanhas publicitárias e ações de marketing. Isso porque os profissionais envolvidos possuem expertise na área e contam com a estrutura e o suporte apropriados para otimizar esse processo.
Tudo isso sem falar, dependendo da agência de marketing contratada, da experiência de mercado.
Equipe 100% disponível
Com a rotina agitada de uma empresa e as inúmeras decisões urgentes que precisam ser tomadas no dia a dia, contar com profissionais capacitados à sua inteira disposição é um ótimo negócio, não é mesmo?
Uma agência terceirizada pode oferecer toda essa disponibilidade para que você resolva de modo prático e ágil as questões relacionadas ao marketing. Dessa forma, você pode direcionar o seu tempo para outros pontos dentro da organização. Quem ganha com isso, é a sua empresa!
Diminuição de custos
Você já parou para pensar o quanto é gasto para manter uma equipe trabalhando internamente em um empreendimento? Além dos salários, existem os encargos trabalhistas, custos com equipamentos, móveis, computadores, manutenção e outras despesas relacionadas à estrutura e ao espaço que um setor de marketing exige.
Ao contratar um serviço terceirizado, você não precisa se preocupar com nada disso. Toda a parte de infraestrutura e equipamentos é com a agência. Sem dúvida alguma, uma redução considerável não somente de custos, mas também de tempo.
Equipe atualizada e com experiência em vários segmentos
A terceirização dos serviços de marketing de uma empresa conta com um diferencial que poucas pessoas percebem: a experiência em diversos segmentos do mercado.
Uma agência pode agregar inúmeros benefícios a um empreendimento por meio do conhecimento e da vivência de mercado, uma vez que, ao longo do tempo, possivelmente lidou com várias outras empresas de diferentes áreas. Por isso, uma agência costuma estar sempre atualizada com as últimas tendências e práticas do marketing.
Visão externa do negócio
Outro ponto importante da terceirização dos serviços de marketing é a visão externa proporcionada por essa ação. Muitos profissionais, que trabalham internamente em uma empresa, tendem a ver os serviços executados e as estratégias da organização de uma forma mais rotineira, mais acomodada.
Como se sabe, as atividades de um negócio, principalmente na área de marketing, precisam de inovação. Uma agência terceirizada, com seu ponto de vista externo, pode contribuir de maneira significativa para esse processo, propondo novas estratégias e planejamentos mais assertivos.
Desvantagens do marketing terceirizado
Muitos empreendedores e gestores apontam alguns motivos para não deixarem os serviços de marketing de suas empresas nas mãos de uma agência terceirizada. Contudo, é preciso levar em consideração cada segmento e o tamanho da organização para, assim, definir o que é melhor para o empreendimento.
A demanda e as metas envolvidas no processo também podem dizer para onde ir. Por exemplo, se você gerencia uma pequena empresa que possui atividades de marketing mais simples e menos intensas — e se o seu objetivo é manter os padrões atuais do negócio —, talvez um profissional ou uma pequena equipe interna consigam atender às demandas.
Outra desvantagem apontada é que, ao terceirizar os serviços de marketing, o gestor pode perder o controle do que está sendo feito. Essa questão diz respeito principalmente ao fato de não haver a possibilidade de um acompanhamento mais próximo dos serviços executados.
Então, para onde ir?
Como praticamente tudo na vida, existem os dois lados em toda decisão que se toma. O gestor que está pensando na possibilidade de terceirizar os serviços de marketing de sua organização deve, inicialmente, se fazer algumas perguntas: o que pretendo? Quero aumentar minhas vendas? Preciso fazer a empresa crescer? Posso fazer isso agora?
Como vimos, os serviços terceirizados de marketing trazem consigo muitos benefícios, independentemente do segmento. Ao contar com o trabalho de uma agência, pequenos e médios varejistas, por exemplo, têm o suporte de uma equipe preocupada em entender o mercado e avaliar as inúmeras possibilidades de alavancar as vendas.
Esses profissionais podem trabalhar na produção de material gráfico, encartes e embalagens, entre outros, negociando com fornecedores e buscando as melhores oportunidades para o sucesso do seu produto. Tudo isso sem falar da área digital, com a produção de sites e outros conteúdos que ajudarão a consolidar a sua marca no mercado.
E então, conseguiu entender as vantagens de implantar serviços de marketing terceirizado na sua empresa? Tem alguma dúvida?