Quem tem um negócio digital sabe o quanto a internet é competitiva. A falta de barreiras físicas e a velocidade no compartilhamento de informações são os principais fatores. Ter boas estratégias de engajamento é fundamental para conseguir se destacar no ambiente digital. Uma das formas para isso é o marketing olfativo.
Na prática, essa estratégia envolve o uso de aromas personalizados para despertar os sentidos e aproximar o cliente do seu negócio. Muito interessante, não concorda? Continue a leitura para saber mais sobre a estratégia, como aplicá-la e os cuidados a ter na hora de definir o aroma da sua empresa. Boa leitura!
O que é marketing olfativo?
O marketing olfativo é uma estratégia que envolve o uso de fragrâncias personalizadas nos próprios produtos e lojas físicas. Isso é feito para aproximar o consumidor da marca por meio da estimulação olfativa.
Essa tática funciona bem, pois o olfato ser um dos sentidos que capta sensações e experiências relevantes. Tente lembrar do perfume que você usa em ocasiões importantes ou o cheiro de alguma comida que marcou sua vida.
Assim, utilizar o marketing olfativo auxilia seu negócio a se diferenciar no mercado, algo muito importante, principalmente para os digitais. Isso porque na internet a concorrência costuma ser maior. Por isso, destacar-se nesse ambiente é mais desafiador ainda.
Aqui é importante que os empresários estejam sempre atentos a diferentes atividades como a comercialização. Isso porque a marca olfativa do seu trabalho pode ser o destaque que faltava para torná-lo memorável.
O que as pesquisas falam sobre o marketing olfativo?
O marketing olfativo começou a ficar reconhecido no Brasil nos anos 90, mas essa estratégia de atração e retenção de clientes é mais antiga. Na década de 70, em Las Vegas, nos EUA, os cassinos já tinham um cheiro específico em suas máquinas para incentivar as apostas.
Ao longo do tempo, vários estudos foram feitos para testar se o marketing olfativo realmente funcionava. Um deles, da Focus in Future, mostrou que um ambiente perfumado pode aumentar a intenção de compra em até 80%.
Outro estudo realizado pela Rockefeller University (Nova York) mostrou que podemos nos lembrar de 35% dos cheiros que sentimos, 5% de tudo o que vemos e apenas 2% de tudo o que ouvimos.
Percebendo que isso pode funcionar para o comércio, as empresas começaram a apostar em fragrâncias para identidade das marcas.
Quais as vantagens do marketing olfativo?
Confira as vantagens do marketing olfativo para a sua empresa:
Aumento da autoridade da sua empresa
Ao aplicar em seus produtos um aroma personalizado, a autoridade da sua marca aumenta, pois cria uma identidade e identificação maior. Também demonstra que está preocupado com a experiência do consumidor.
Transforma a compra em experiência marcante
Em tempos em que o unboxing é uma das experiências importantes para se investir, os aromas vêm como um complemento ainda mais marcante.
Fidelização de clientes
Quem não gosta de receber produtos com cheiros agradáveis? Ainda mais quando a embalagem também é bem feita! Isso ajuda a fidelizar os clientes, para terem novamente essa experiência positiva. Assim, para você usar essa estratégia, escolha o aroma que mais gosta e tem a ver com a marca, considere o seu público alvo e aplique em pontos estratégicos, sem exagerar.
Assim, diversas marcas usam o marketing olfativo como uma estratégia, por exemplo, a Amor aos Pedaços, com a essência de chocolate e morango nas lojas, e a Starbucks, com o aroma suave de café.
Como colocar em prática o marketing olfativo?
Para colocar em prática o marketing olfativo no seu restaurante, é importante considerar os seguintes aspectos. :
- determine os objetivos da estratégia, por exemplo: destacar um dos ingredientes principais do restaurante e seu aroma;
- escolha as fragrâncias;
- considere o seu público-alvo e seu desejo de experiência;
- use em pontos estratégicos, como na caixa de entrega, ambiente físico ou cartões de visita.
Dessa forma é possível aplicar o marketing olfativo de maneira eficiente utilizando aromas personalizados para a sua marca. Assim, você consegue dar identidade para a sua empresa, trazer uma experiência marcante e fidelizar clientes.
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