O marketing de produto é um conceito que causa muitas dúvidas e confusões. Mas ele é fundamental para gerar demanda — ou seja, despertar o interesse do consumidor —, bem como alinhar produtos e serviços com as expectativas dos clientes.
Trata-se de uma estratégia poderosa que se converte em vendas. Para aproveitá-la em sua empresa e obter melhores resultados, não deixe de conferir este artigo. Nele vamos desmistificar esse assunto, além de ensinar como você pode aplicar isso ao seu negócio. Confira!
O que é marketing de produto?
Trata-se de uma vertente do marketing que realiza suas ações com ênfase em determinado produto. Essas ações podem ser estudo de mercado, direcionamento de propósito etc. O marketing de produto atua principalmente de duas formas:
- criação de estratégias de promoção direcionadas a um item especifico, com o objetivo de garantir sua maior visibilidade em relação à concorrência e incentivar o surgimento de demanda por ele;
- pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos ou adequação e melhoria dos existentes, adaptando-os melhor às necessidades e aos desejos do cliente.
Qual a sua importância?
O marketing de produto permite entender as necessidades do mercado e do consumidor, bem como adequar a divulgação a isso. Dentre os objetivos dessa estratégia, destacam-se:
- ampliar oportunidades de vendas;
- executar um posicionamento certeiro;
- atrair clientes e despertar seu interesse;
- moldar o produto às demandas;
- diferenciar a empresa da concorrência;
- enviar uma mensagem clara para o consumidor certo;
- desenvolver estratégias de precificação, distribuição e design;
- qualificar os canais de venda.
Como realizar um marketing de produto eficiente no negócio?
Como visto, o marketing de produto proporciona diversos benefícios que aumentam as vendas. Por isso, vale a pena investir nele. Isso pode ser feito a partir de um estudo do mercado e do público-alvo, seguido de uma boa divulgação que ressalta como seu negócio se diferencia da concorrência. Veja mais detalhes a seguir.
Defina o público-alvo
O público-alvo é o norteador principal, tanto no desenvolvimento de produtos como na estratégia de divulgação. Por isso, conhecer seus comportamentos e demandas é essencial para direcionar as decisões. Nesse sentido, os principais pontos a observar são:
- o que o público espera do item;
- como e em que canais compra;
- quais fatores pesam na escolha.
Estude o mercado
O mercado é composto por clientes, fornecedores e concorrentes. O estudo dessa dinâmica, que envolve avaliar fatores como demanda, disponibilidade e saturação, direciona o produto desde sua concepção. Uma pesquisa que fornece dados sólidos evita investimentos que não terão resultado e dá mais segurança na administração de um negócio.
Apresente os diferenciais do seu produto
Por que seu produto se destaca? O que o torna uma escolha melhor que outros? Os diferenciais vão orientar a mensagem a ser passada pelo marketing e aumentar o valor percebido pelo cliente. Mas é importante ser transparente na divulgação e apresentar argumentos verdadeiros, mostrando ao consumidor que ele pode confiar em você. Alguns possíveis diferenciais são:
- solução de um problema;
- praticidade e funcionalidade.
- custo-benefício;
- facilidade de uso.
Escolha bons canais de divulgação
A distribuição da mensagem é tão importante quanto a qualidade do produto divulgado. Uma boa escolha dos canais de divulgação, a exemplo das redes sociais, aumenta muito as chances de alcançar o perfil ideal de cliente. Desse modo, a porcentagem de pessoas que veem o produto e compram tende a crescer, aumentando os lucros.
Qual a influência da embalagem no marketing de produto?
A embalagem é uma poderosa ferramenta do marketing de produto. Ela um cartão de vista e ilustra o que a marca representa. Portanto, deve ser usada a favor da empresa. Algumas estratégias a adotar nesse sentido são:
- usar um bom design para destacar a qualidade do produto;
- enfatizar as embalagens em campanhas publicitárias;
- usá-las na divulgação de ações promocionais e redes sociais;
- torná-las reutilizáveis (por exemplo, transformando-as em jogos ou objetos utilitários).
Com todas essas dicas, você já pode investir num bom marketing de produto. Assim, poderá dar destaque a itens específicos, atrair novos consumidores e otimizar o orçamento de publicidade. Então direcione bem sua divulgação e use de boas estratégias para que mais pessoas descubram como o que você tem a oferecer é maravilhoso!
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