A mudança de hábitos e o crescimento do delivery de comida aumentou drasticamente a produção e o uso de plástico na China. Agora, enquanto o mundo procura maneiras de lidar com o lixo plástico, a China decidiu banir o uso de embalagens plásticas descartáveis.
Plano do Governo Chinês
O plano visa uma redução de 30% na utilização de embalagens plásticas descartáveis nas principais cidades em cinco anos, ou seja, até 2025.
O plano também proíbe canudos, utensílios e embalagens plásticas descartáveis na indústria de alimentos e bebidas até o final de 2020.
As sacolas plásticas também serão proibidas em todas as cidades em 2022, embora os mercados que vendem produtos frescos sejam isentos até 2025.
Há 02 anos atrás, a China havia parado de importar resíduos de plástico, afetando os mercados de reciclagem dos EUA e Índia.
Em um documento divulgado no último domingo, dia 19/01/2020, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) e o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente disseram que a produção e venda de poliestireno descartável será proibida até o final deste ano (2020).
O tamanho do problema
A China é um dos maiores usuários de plástico do mundo, e gerou 60,4 milhões de toneladas métricas de plástico em 2018, de acordo com o Bureau Nacional de Estatísticas.
Segundo um relatório do Greenpeace, os resíduos criados a partir de encomendas em geral, foram os responsáveis pelo crescimento de 93% no lixo nas maiores cidades da China. Em 2018, cerca de 850.000 toneladas de resíduos plásticos foram produzidas, oriundas exclusivamente, de embalagens para entregas.
Embalagens e delivery de comida floresceram na China, criando uma grande demanda por embalagens plásticas. O problema se agravou por falta de inovação e criação de novas alternativas de embalagens ecologicamente sustentáveis.
Tendência
A tendência em banir embalagens plásticas descartáveis é mundial, e é claro que a China é peça chave. A luta contra a degradação do meio ambiente ganha força com o plano do Governo chinês.
Por aqui, no dia 13/01/2020 foi sancionada pelo prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, lei que proíbe o fornecimento de utensílios plásticos descartáveis em estabelecimentos comerciais em São Paulo, abrangendo também a entrega de comida por aplicativos.
Especificamente no setor de delivery de comida, ignorar os riscos ambientais pode ser desastroso para o seu negócio. Será que vale arriscar? Acreditamos que não.
Crise do plástico incentiva alternativas no delivery de comida
Para resolver a crise da poluição por plásticos, as marcas precisam repensar como os alimentos são entregues aos consumidores. O importante é agir antes que a legislação pegue o seu negócio de surpresa.
O fato é que muitos bares e restaurantes só enxergam o problema, caso sejam “forçados” por novas leis. Assim, ao invés do seu negócio inovar, ele está sempre guiado na obrigação de fazer.
A tendência em banir embalagens plásticas descartáveis no setor de alimentos é mundial. Então, é preciso que você se apresse para sair à frente da sua concorrência, inovando desde já.
Tenha em mente que isopor é um tipo de plástico e que, portanto, não se caracteriza como “alternativa” viável.
Hoje, buscar alternativas nas embalagens de delivery de comida pode ser uma escolha, mas em um curto período de tempo, será uma obrigação legal que vai te levar a isto.
Inovação
Você deve estar se perguntando como inovar na embalagem de delivery sem gastar muito mais com isso. Esta é uma preocupação válida e buscar orientação de empresa especializada é a melhor saída.
A Scuadra Embalagens sabe muito bem que embalagens para delivery é um grande desafio para donos de restaurantes.
Sabemos que encontrar soluções em embalagens de delivery que sejam sustentáveis, eficientes e que mantenham a qualidade dos produtos é um dos maiores desafios do setor. Porém, com a expertise adquirida pela Scuadra Embalagens, esse processo vai ficar muito mais fácil.
Sobre a Scuadra
Com experiência em atender bares, restaurantes e todo o setor de delivery de comida, a Scuadra Embalagens oferece soluções em embalagens de papel cartonado, de altíssima qualidade.
Além de se adequarem perfeitamente ao quesito eco-friendly, as embalagens Scuadra In Box® não vazam. São resistentes a altas e baixas temperaturas, tanto em forno convencional, forno elétrico, micro-ondas e freezers.
Altamente customizáveis, nossas embalagens darão personalidade no seu delivery, preservando a temperatura e a apresentação dos pratos.
Se você acha que todas essas vantagens irão custar muito, você vai se surpreender. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossas soluções de embalagens. Cuide de seus clientes, que nós cuidaremos de sua embalagem, de forma diferenciada.