Desde o início da pandemia, o mercado alimentício de delivery teve um grande crescimento. Com o fechamento dos estabelecimentos físicos, como bares e restaurantes, as empresas tiverem que se reinventar. Esse momento forçou os empresários a questionarem-se: qual o melhor investimento para meu negócio no momento de crise?
O delivery foi uma alternativa para manter os comércios funcionando de maneira lucrativa — uma forma de lidar com a adversidade. Com isso, houve o crescimento do investimento das empresas nessa parte do negócio, bem como a busca por formas de diferenciação em meio ao aumento das entregas a domicílio.
Muitas foram as mudanças nos hábitos de consumo da clientela desde então, o que fez com que as empresas precisassem repensar suas estratégias. Se você quer saber o melhor investimento para o seu negócio nesse cenário, confira nossas dicas!
Como está o mercado alimentício de delivery no Brasil?
O mercado de delivery de comida brasileiro cresceu muito com a pandemia do Covid-19, quando os comércios fecharam e os restaurantes tiveram que ampliar as entregas domiciliares. Os gastos com delivery cresceram em 24% de 2020 para 2021, com ampliação de 13% no uso de aplicativos de pedidos alimentícios.
O hábito fazer pedidos digitalmente veio para ficar. Com o reconhecimento da eficácia desse meio, o delivery vem crescendo cada vez mais e já se tornou parte da vida de grande parte das pessoas no meio urbano, que apreciam a praticidade e rapidez nas entregas de comida.
Qual é o melhor investimento para meu negócio?
Para acompanhar o crescimento do mercado de delivery, é necessário acompanhar as novidades de mercado. Isso porque é necessário entregar um produto cada vez melhor e mais estudado para diferenciar-se dos concorrentes. Confira, a seguir, boas ideias de investimento.
Investir na melhora da experiência do cliente
A melhora da experiência do cliente (ou customer experience) envolve alguns fatores, como:
- melhorar a experiência no aplicativo de pedidos;
- providenciar entregas ultrarrápidas;
- utilizar dados para acompanhar os hábitos de consumo.
As entregas ultrarrápidas são valorizadas pelo consumidor, que tornou-se cada vez mais exigente em relação à agilidade. Muitos aplicativos estão investindo em entregas que contam o tempo, e algumas são feitas em poucos minutos. Isso indica que, quanto mais você investir na agilidade da entrega, melhor para seu negócio.
O uso de dados e a inteligência artificial já são essenciais para o comércio. Eles possibilitam acompanhar hábitos de consumo e pensar em estratégias para gerar ainda mais valor para o cliente, de acordo com suas preferências. Por exemplo, é interessante entender os hábitos de consumo de acordo com a região e os dias da semana em que os pedidos aumentam.
Investir na personalização da embalagem
A personalização da embalagem de delivery tornou-se um investimento essencial para a diferenciação da marca. A ideia do unboxing atingiu os produtos alimentícios, e é comum ver as pessoas postando o processo de abertura das embalagens de comida.
Investir nesse ponto é essencial para melhorar a experiência do cliente, abordada no item anterior. Isso, consequentemente, aumenta o valor percebido do produto, além de ajudar na divulgação, visto que o próprio cliente será um ponto de possível marketing positivo nas redes sociais.
Então, se você se pergunta “qual o melhor investimento para meu negócio?”, saiba que as melhores alternativas são aquelas que aprimoram a experiência do consumidor, como garantir a agilidade das entregas e investir em boas embalagens. Essas ações garantem diferenciais para o seu comércio, ajudando-o a se destacar da concorrência.
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