Já se foi o tempo em que o comprador passeava pelos corredores dos supermercados e encontrava apenas gôndolas. A era da interatividade chegou aos pontos de venda.
Com o crescimento das tecnologias portáteis e popularização de tecnologias como o touch screen, ações interativas se espalharam pelas lojas físicas do Brasil e do mundo.
A ida às compras, que era encarada somente como uma necessidade, passou a ser compreendida como um desejo, uma atividade prazerosa em que o cliente procura uma experiência de satisfação.
Dessa maneira, os produtos deixam de ser um fim (compra) para se tornar um meio de vender uma experiência satisfatória.
Fazendo isso, a empresa não só fideliza o consumidor, como também é lembrada, podendo se tornar referência no seu nicho mercadológico.
Quais são as tendências do mercado?
Quando caminhamos por grandes lojas e centros de compra já podemos nos deparar com tecnologias de inovação. Dentre as mais comuns estão:
Digital Signage
Já pode ser encontrada em ônibus, metrôs, nos corredores de grandes centros de compra. Possibilitam transmitir conteúdos personalizados, comerciais e ofertas do dia em tempo real.
Shelf Displays
Trata-se de um display digital que dá ao cliente o controle de poder analisar o produto e possibilita economizar com promotores de venda. Pode rodar um conteúdo promocional em looping ou ficar em stand by, esperando uma interação.
Tecnologia touch screen
Mais difundida entre o público em geral, a tecnologia dos smartphones já ganhou as ações interativas nos PDVs. É possível aplicar painéis interativos e mostrar detalhes do produto e expor catálogos eletrônicos. A tecnologia ainda vem sendo utilizada em restaurantes, como forma de apresentar o menu.
Banners digitais
Em vez de utilizar banners estáticos, as marcas estão utilizando cada vez mais banners digitais. Eles oferecem uma maior dinamicidade e são mais atraentes para o consumidor.
As Redes Sociais estão cada vez mais próximas do PDV
Um bom exemplo da utilização das mídias sociais de maneira interativa no PDV foi o caso da campanha Fashion Like, promovida pela C&A para o dia das mães.
A marca expôs os likes junto às peças nas vitrines em tempo real, por meio de um visor. A ação alavancou as vendas do período.
As possibilidades são inesgotáveis. Basta adequar as campanhas ao que for melhor para o seu negócio:
- disponibilizar QR Codes para ativar promoções nos pontos de venda;
- utilizar campanhas com hashtags no Twitter;
- promover ações nas lojas ativadas por meio de prints das redes sociais.
O futuro é interativo?
No futuro, podemos esperar uma maior aderência a esses tipos de tecnologia. Planejar agora significa olhar adiante e se firmar como um exemplo de inovação.
A interatividade e o uso de tecnologias nos pontos de venda já permitem, por exemplo, conhecer o perfil do consumidor que interage com a marca.
Câmeras digitais já captam imagens para mapear informações como sexo, idade e até mesmo para saber o que atrai a atenção do shopper, por meio do olhar.
Então, ações interativas são uma opção para sair da estagnação e apresentar novidades para o seu cliente. O futuro é interativo.
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