A inteligência de vendas é uma parte essencial das técnicas de marketing e vendas de toda empresa. Ela é basicamente uma soma de estratégias que envolvem a coleta, a integração e a análise de dados para garantir o sucesso no mercado.
Quando o assunto é food service, uma das melhores maneiras de aumentar os lucros é aplicar a inteligência de vendas aos serviços de entrega. Eles já estão tão difundidos que se tornaram essenciais para grande parte dos negócios, especialmente no setor alimentício. Por isso, neste artigo vamos compartilhar dicas importantes para que você tenha um delivery inteligente. Acompanhe!
1. Prepare-se para oferecer o serviço
Antes de divulgar por aí que o seu restaurante agora faz entregas, é preciso preparar toda a estrutura necessária. A logística é importante, mas também deve-se pensar em objetivos. Estabeleça metas de vendas com base no estudo do mercado e defina as regiões a serem atendidas, bem como suas respectivas taxas de entrega.
Estipule também os horários do delivery. Além do horário de funcionamento do estabelecimento e da disponibilidade do gestor e dos colaboradores, eles devem levar em consideração os melhores momentos para a venda do tipo de comida oferecido.
2. Otimize os processos do delivery
Para evitar atrasos e a sobrecarga de funcionários, é importante montar uma equipe dedicada ao delivery e contratar ao menos 2 entregadores. Mas, além disso, para um serviço inteligente, é fundamental estabelecer formas de avaliação dos resultados obtidos para que se tenha um norte para eventuais melhorias.
Além de avaliar a produtividade da equipe e as vendas, peça que seus clientes avaliem o serviço. Isso pode ser feito através de um formulário ou de aplicativos, como Ifood e Rappi. Não se esqueça de pedir feedbacks sobre seus entregadores! Eles acabam sendo representantes do seu negócio no delivery, já que os clientes não têm contato direto com o restante da equipe nessa modalidade. Por isso, é importante treiná-los bem e saber o que os clientes têm a dizer sobre eles.
3. Divulgue online e acompanhe os resultados
A divulgação no seu site e em aplicativos fará toda a diferença nos resultados. Nas redes sociais do seu estabelecimento, divulgue bastante a disponibilidade do serviço de entrega e como o cliente pode contratá-lo. Aproveite as métricas disponíveis para ter uma noção do alcance da sua divulgação e dos resultados.
4. Ofereça planos de fidelidade
Estratégias para fidelizar clientes podem ser altamente eficazes em termos de inteligência de vendas. Clientes fidelizados custam cerca de 5 vezes menos para as empresas, uma vez que conquistar novos clientes demanda muito tempo, esforço e investimento. Ofereça descontos e brindes para clientes recorrentes e analise periodicamente a eficácia dessas estratégias.
5. Adquira embalagens adequadas
Outro pronto muito importante para que os seus serviços de entrega funcionem é investir em boas embalagens, seguras e adequadas para a comida a ser entregue. Só quem já recebeu uma pizza toda desmontada e bagunçada sabe como isso é desagradável.
As embalagens podem garantir que a comida chegue em perfeito estado na casa dos seus clientes. Invista em embalagens próprias para o tipo de refeição que você oferece. Por exemplo, a melhor embalagem para massas, como macarrão, não é a ideal para servir caldos.
Além de pensar no tipo de embalagem, busque ter recipientes personalizados, que agreguem valor à experiência do cliente e sejam bonitos. Atualmente, muitas pessoas gostam de tirar fotos e fazer vídeos das comidas que receberam por delivery. Então caprichar na embalagem se tornou uma estratégia de marketing ainda mais importante.
Os serviços de delivery estão crescendo cada vez mais, o que representa uma boa oportunidade de alavancar seu negócio. Quem não acompanha as novidades acaba sendo deixado de lado. Mas, com uma boa estratégia de inteligência de vendas, temos certeza de que seu delivery será um sucesso.
Além de dar dicas valiosas, a Scuadra quer turbinar seu negócio com embalagens incríveis. Quer conversar sobre isso? Entre já em contato conosco!