Impossível negar que hoje, as redes sociais são extremamente eficazes como estratégia de marketing para restaurantes. Desde gerar interesse do público on line até mesmo engajar clientes novos e já existentes, as redes sociais são ferramentas que, quando bem utilizadas, geram bons resultados para o setor de restaurantes.
Então, como você pode usar o Instagram de forma eficaz para o marketing para restaurantes? É isso que vamos mostrar adiante. Continue a leitura!
Crie uma conta comercial
O perfil comercial oferece vantagens que não estão disponíveis para contas pessoais. Assim, métricas que permitem você saber quem e onde acessou o seu perfil são informações preciosas que podem ser utilizadas no planejamento da sua abordagem de marketing.
Outro recurso importante é que na conta comercial é possível que os seguidores interajam de forma mais direta. Um bom exemplo disto, são botões na qual facilitam e instigam os usuários a fazerem reservas diretamente no site.
Seja consistente
Para que o Instagram tenha um papel importante na estratégia de marketing para restaurantes, seja consistente em suas publicações. Além de postagens regulares, tire proveito de datas comemorativas, o que certamente gerará um maior número de clientes tanto no estabelecimento quanto no delivery.
Mostre fotos da sua comida, mas também compartilhe ideias de receitas e links para outras fontes relacionadas a alimentos e bebidas que você acha que seriam relevantes para o seu público. Foque em conteúdo de qualidade, voltado para o cenário geral.
Se o seu restaurante, por exemplo, é voltado para uma cozinha mais natural, considere compartilhar conteúdos relacionados ao estilo de vida saudável. Desta forma, seu público terá motivos para continuar seguindo o seu perfil e de quebra, o marketing do seu negócio tem terá tudo para gerar bons resultados.
Promova o engajamento
Quanto mais o público interagir com o seu perfil, maiores serão as chances de gerar conteúdo relevante para eles.
Que tal oferecer refeições gratuitas ou descontos como resultado de concursos realizados no Instagram? Incentivar os clientes a postarem fotos com seus pratos ou enviarem sugestões de receitas costumam gerar conteúdo construídos por eles mesmos. Este tipo de promoção, além de atrair novos usuários, estimula ideias vindas dos seguidores. Veja alguns exemplos divertidos:
Crie postagens para preenchimento
Postar legendas com espaços em branco para completar é um meio eficaz de gerar a participação dos seguidores. Imagine uma imagem com alguma especialidade da casa, com a seguinte legenda: “Meu prato preferido do restaurante é ______”.
Peça a opinião dos seguidores
Que tal saber a opinião dos seguidores para incluir novidades no cardápio, como bebidas ou sobremesa? Peça ajuda aos seus clientes para nomeá-lo! Ao inscrever os clientes no processo, eles se sentirão obrigados a continuar acompanhando você para saber o resultado final do concurso.
Promova desafios fotográficos
Incentive os clientes a compartilhar fotos e marcar o seu restaurante. Peça aos seguidores para postar uma imagem icônica da cidade em que seu restaurante está localizado ou uma imagem de sua refeição em seu restaurante com o nome da empresa etiquetado na foto. Ofereça aos vencedores cartões-presente, uma refeição grátis ou uma recompensa semelhante.
O mesmo tipo de promoção pode ser direcionado aos clientes de delivery. Peça para os clientes postarem fotos das refeições recebidas, mostrando o quanto as embalagens personalizadas para delivery são especiais. O capricho na entrega certamente vai incentivar outros clientes a pedirem no delivery também.
Recompense as ações do cliente
Incentive os usuários do Instagram com mais de 300 seguidores a postar uma foto que mencione seu restaurante (uma hashtag, check-in ou mensagem semelhante) e recompense-os com uma sobremesa grátis! Afinal, eles acabaram de anunciar o seu negócio para clientes em potencial gratuitamente. Marketing para restaurantes cuja fonte são os próprios clientes é muito desejável.
Espaço que inspira
Um espaço caprichado serve de cenário para que você tenha mais fotos de qualidade para tirar. Além disso, os clientes estarão mais propensos a tirar fotos e compartilhá-las se o restaurante tiver pratos atraentes e uma decoração interessante.
Considere aumentar a apresentação do seu prato ou instale uma nova decoração, como paredes de plantas, flores nas mesas ou luzes cintilantes. A decoração pode criar um cenário e uma vibração intrigantes que os clientes vão querer capturar.
Eles provavelmente marcarão sua marca na foto, especialmente se puderem encontrar facilmente o identificador do Instagram. Desta forma, é possível obter publicidade gratuita e exposição aos seguidores dos seus clientes, que ficarão a par do seu negócio e poderão segui-lo ou visitá-lo no futuro.
Compartilhe vídeos e “stories”
Vídeos e “stories” permitem que você leve a interação com o cliente um passo adiante. Eles dão a você a chance de compartilhar a ação dos bastidores. Estas cenas também adicionam um toque pessoal e fazem seus seguidores se sentirem incluídos. Abaixo estão algumas ideias para a criação de vídeos e “stories” envolventes:
- Abra uma garrafa de vinho, despeje em um copo e levante-o para saudar o fim de semana;
- Apresente o seu chef trabalhando na cozinha;
- Peça comentários aos clientes (obtenha permissão antes de postar!);
- Mostre uma sequência de ingredientes “antes”, o processo de preparação da comida e o prato final sendo servido.
- Se você possui uma Dark Kitchen, compartilhe videos mostrando o preparo da comida aos clientes do delivery. Mostre ao cliente de entrega, que a sua cozinha atende as recomendações sanitárias.
Viu como configurar um Instagram para o seu restaurante de forma planejada é uma ferramenta importante para o marketing? Otimizar o aproveitamento desta plataforma não só permite que você compartilhe imagens atraentes de sua comida. Nela também é possível criar um espaço para interagir com os clientes antes e depois que eles saem do seu estabelecimento. A melhor parte? Grande parte da mídia social é publicidade gratuita para o seu restaurante, conforme visto aqui.
Esperamos que estas ideias possam adicionar algo de novo naquilo que o seu marketing já faz. Inovar e trazer o cliente cada vez mais perto do seu restaurante é um grande passo para o seu negócio.
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