Você tem se perguntado sobre os rumos do seu negócio no futuro? Temos um mercado, ao mesmo tempo, volátil e diversificado, o que significa ter uma atenção constante voltada para as tendências e para a inovação em foodservice atendendo a um consumidor específico e cada vez mais exigente.
Mesmo durante o período mais forte da crise econômica que assolou o país, as redes de alimentação mantiveram-se na ativa devido ao comportamento do consumidor que, por diversos motivos, optou por comidas de preparo rápido, com transporte rápido e seguro.
O estilo de vida urbano e moderno do consumidor ajudou a determinar os rumos do foodservice, inclusive com apontamento de expansão para os próximos anos. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o setor cresceu em 2017 cerca de 6,8% em relação ao ano anterior.
Neste post vamos falar da necessidade de reinvenção e inovação em foodservice, além de dar dicas de boas práticas para manter o mercado aquecido e o negócio em prosperidade.
Por que é tão importante inovar em foodservice?
Mesmo que você tenha um negócio estável e bastante apreciado por um número considerável de pessoas é provável que tenha que passar por alterações para adequar e acompanhar as mudanças de comportamento tanto do mercado, quanto do consumidor.
A valorização da experiência do cliente está intimamente ligada aos desejos de compra que ele demonstra em suas escolhas e ajuda os empreendedores a definir o que melhor poderá ser ofertado para produzir um efeito de encantamento e fidelização.
O mercado foodservice é naturalmente dinâmico com uma gama de possibilidades e concorrência saudável para atender a todos os gostos. Cada consumidor é responsável, mesmo involuntariamente, por um entendimento mais consistente da razão de existência de uma marca.
Quanto mais você aprender sobre as preferências do seu consumidor — cardápio, o tipo de embalagem, temperatura do alimento, hábitos diurnos ou noturnos, entre outros — mais terá chances de segmentar seu negócio e alcançar uma clientela fiel e exclusiva.
Quais são as principais tendências desse mercado?
Descobrir as tendências do mercado foodservice requer um comportamento observador e pesquisador por parte de seus empreendedores, para formular uma percepção do cenário e propor ideias ao negócio.
É sempre possível identificar esse movimento estando atento ao valor que um consumidor dá a determinado aspecto de um estabelecimento. Nas redes sociais em que costuma ser assíduo, ele expõe suas experiências sobre a variedade das opções, atendimento, qualidade, agilidade e preço.
A competitividade é um dos maiores impulsionadores desse interesse pelo que está sendo oferecido no entorno de um estabelecimento. Quando você perceber algo diferente acontecendo com forte adesão, saberá que algum produto foi lançado e virou tendência no mercado.
É hora de se preocupar com maior rigor e procurar informações preventivas, para saber quais são as ameaças, seguido de possíveis adequações em seu negócio. Nessa manobra de fidelização, ainda que você não possa absorver as novas tendências, será possível investir em seu negócio propondo melhorias.
Tome nota de algumas estratégias que você pode adotar para manter o seu público já conquistado e abarcar uma fatia do mercado!
Personalização
Tudo que o cliente vivenciar dentro da sua loja servirá de embasamento para que ele formule sua experiência de compra, portanto, personalize ao máximo esse momento. Para muitos consumidores, frequentar um espaço gastronômico vai além da saciedade da fome — é o momento de encontro, de conversas, de socialização.
Nesse contexto fará uma grande diferença oferecer um espaço interativo, com boa decoração, iluminação, música ambiente, atendentes receptivos e pratos convidativos bem próximos da faixa etária do público-alvo, para que ele se sinta pertencente a esse universo.
Quanto mais o consumidor tiver a sensação de autonomia sobre sua alimentação, mais aumentam as chances de ele retornar e levar alguém para experimentar o mesmo diferencial. Se ele tiver a chance de personalizar seu prato, se sentirá confortável e valorizado.
Outro aspecto importante no tratamento do cliente é permitir que ele transporte seu alimento de maneira segura e em temperatura adequada caso prefira comer em outro local. As embalagens fazem total diferença nesse momento e precisam estar adequadas ao padrão do estabelecimento.
Há pessoas que compram um produto só para obter a embalagem e, quanto mais personalizada, mais ela servirá como estratégia de divulgação da sua marca. Portanto, tenha o cuidado de produzir e oferecer uma embalagem anti-vazamentos e que mantenha a qualidade do produto ofertado.
Produtos artesanais
Alimentos processados e embutidos já não são mais alvos daqueles que procuram por comida rápida e prática. Embora a falta de tempo para preparar seu próprio alimento seja uma realidade no comportamento do consumidor, é crescente o desejo pelos preparados de forma artesanal.
Em busca de uma vida saudável, com estilo pautado na boa alimentação e no consumo sem adição de conservantes, açúcar e sal em demasia, o consumidor da atualidade se propõe até mesmo a pagar mais caro se souber que está ingerindo produtos mais naturais e caseiros.
Alimentação saudável
Atrelada a esse novo conceito de comida artesanal está a alimentação saudável com controle rigoroso dos tipos de ingredientes a serem ingeridos, com balanceamento e combinações que favoreçam a manutenção de um peso conquistado nas atividades físicas e que fazem parte da vaidade do consumidor sempre atento à saúde.
Esse novo consumidor é exigente e conhece muito bem os valores nutricionais de cada alimento, por isso é tão importante atuar no mercado com transparência e preocupação em deixar o cliente satisfeito em todas as etapas do seu atendimento colaborando para o seu bem-estar e saúde.
Muitas pessoas têm apresentado quadros de intolerância à lactose, alergia a algum tipo de alimento e opção de não consumo de carnes ou alimentos de origem animal. É um público cada vez mais crescente e abrir espaço no cardápio para itens com essas características pode atrair os olhares sobre o seu negócio.
Como aderir a essas tendências?
É importante reconhecer que tendências determinam os rumos de um segmento e quantificam as experiências. Muitos empreendedores sofreram a frustração de aderir a negócios que viraram moda no mercado e sobreviveram apenas por um tempo determinado.
É que muitos aproveitaram o auge, com possível esquecimento da pesquisa, do entendimento de consumo e de observar os hábitos e necessidades do consumidor, por isso, é tão necessário entender o curso do mercado e acompanhar a trajetória de compra.
Pensar no consumidor e suas características
Você sabe, de fato, do que gosta o seu cliente? Conhece a fundo as suas características, os seus gostos e suas necessidades? Ao se fazer essa pergunta é importante saber se o seu cliente está no centro de todas as questões e se está sendo atendido dentro das suas expectativas.
É ele quem determina os rumos do seu negócio e por isso seu pensamento precisa estar voltado para ele em todas as decisões que impactarem o seu negócio. Faça um marketing totalmente voltado para o seu público-alvo para que a propaganda chegue onde ele estiver.
A tecnologia é aliada diária nesse desafio e por meio das redes sociais você descobrirá com facilidade uma comunicação direta com o consumidor que não recua quando o assunto traz em pauta seus desejos e necessidades, pois ele espera ser visto e ouvido o suficiente para ser surpreendido.
Os consumidores da atualidade são ávidos em suas pesquisas e buscas por uma melhor experiência e estão sempre trocando informações sobre o melhor lugar, a melhor comida e as melhores promoções. Impulsione sua marca nas redes sociais, com sorteios de brindes e atrele a imagem dos sorteados à sua marca.
Agregar valor com a inovação
Ao pensar na inovação em foodservice, não pense apenas na inclusão obrigatória, pelo fato de outras marcas estarem aderindo. Conquiste o consumidor com algo que facilite a sua vida e elimine suas dores durante o processo de busca e aquisição e decisão.
Se o consumidor moderno é rápido e está sempre em busca de respostas imediatas, você precisa se adequar e oferecer soluções que realmente sejam um diferencial em sua vida. As filas enormes e demora para atendimento já não fazem mais parte do universo de um estabelecimento de sucesso.
Procure implantar ferramentas tecnológicas que permitam maior autonomia e praticidade ao cliente. Invista em aplicativos de smartphones para que os pedidos sejam realizados pelo próprio consumidor, que terá acesso ao cardápio inteiro com direito a escolhas e combinações conforme seu desejo e apetite.
A otimização dos processos visa favorecer ao cliente, mas ao final, você descobrirá que o grande benefício se volta para o negócio, pois será possível controlar melhor os pedidos, o tempo de entrega e, consequentemente, a gestão de estoque e o tipo de cardápio com maior preferência.
Quando há um trabalho sincronizado com o sistema de gestão, os dados do cliente serão inseridos e o pedido atenderá a uma jornada prática, rápida e personalizada, não sendo necessária a demora na identificação. Pense em uma ferramenta flexível, que permita ao consumidor determinar o que e quanto quer pagar.
Você pode estar se perguntando qual é a necessidade de criar algo novo se o seu negócio segue tão bem. Entenda a inovação em foodservice como um valor agregado e que será percebido por esse cliente altamente tecnológico e virtualizado. Ele usará a solução para encontrar o que atende à sua necessidade do momento.
Mesmo que você não invista em tecnologia, saiba que o seu cliente potencial poderá até ir ao seu estabelecimento, mas não sem antes ter pesquisado as várias opções na internet. É aqui que entra sua expertise para saber que precisa incorporar esse novo formato ao negócio.
Descobrir o que motiva os consumidores
Você sabe o que determina as escolhas do seu consumidor e como ele se comporta diante das ofertas diversas do mercado? Para alcançar o maior público possível e converter em vendas os contatos realizados, você precisa entender o que motiva a compra.
Ofereça produtos que se conectem com o estado de vida atual do seu consumidor. Pesquise seus hábitos para entender seu consumo e assim proporcionar soluções imediatas que deem a ele a sensação de acolhimento e personalização, sem que precise se preocupar tanto e assim focar em seus afazeres.
A maioria dos consumidores de foodservice trabalha muito, está correndo de um lado para o outro e precisa contar com quem entende suas aflições e oportuniza melhores experiências e ofertas. Não se engane, pois o consumidor atual não pensará duas vezes em mudar de ares se julgar que perdeu sua cadeira cativa.
Definir um propósito para o produto
Seu produto precisa alcançar um grande número de consumidores para que isso se torne um alcance de meta e consequentemente gere produtividade seguida de rentabilidade e lucro. Mas como alcançar esse patamar de excelência? Antes de tudo é preciso estabelecer o propósito do seu produto e qual o público ele deseja conquistar.
Por meio das análises de mercado, publicações nas redes sociais e preenchimento de pesquisa de satisfação, muitas das expectativas dos usuários estarão ali impressas para nortear o seu negócio e auxiliar na sua tomada de decisão quanto ao melhor produto a ofertar.
Esse propósito colabora para que todo o processo de implementação ou mudança gire em torno de um produto capaz de satisfazer os desejos de uma grande maioria, determinando a forma de atendimento, a qualidade do produto e a variedade do cardápio, imprimindo maior autenticidade à sua marca.
Conhecer o mercado e preparar-se para as oscilações sem perder o tempo das mudanças para atender ao consumidor em suas mais profundas necessidades dará a você e ao seu negócio a oportunidade de sair à frente no mercado e se estabelecer como quem entende o consumidor e seus desejos.
Cumpra tudo que estiver prometido, seja no seu cardápio, seja em suas propagandas, e mantenha uma postura firme e transparente, mesmo se o mercado fizer alterações bruscas. Trabalhe e invista em seu poder de atendimento e na superioridade do seu produto a ponto de garantir passar por qualquer turbulência mercadológica sem se abalar mais do que tolerável.
Você gostou de saber mais sobre a inovação em foodservice? Está preparado para as novas tendências do mercado? Então continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Embalagem eco-friendly — ser sustentável sem sacrificar o estilo” e se torne um especialista no assunto!