Cada vez mais, os consumidores buscam estabelecimentos que ofereçam entregas. Afinal, receber a comida que quer em casa e sem esforço é adequado ao estilo de vida agitado que a maioria dos brasileiros leva. Isso faz com que esse mercado se expanda, trazendo inovação em delivery, como o uso de aplicativos e, até mesmo, entregas por drone.
Visto essa situação, é interessante se manter sempre atualizado das novidades da área e trazer os benefícios da tecnologia para dentro do seu estabelecimento com o intuito de chamar a atenção de novos clientes, agilizar diversos processos e, é claro, estar sempre à frente no mercado, de maneira a se destacar.
Quer saber mais sobre como funciona e quais são os benefícios que as entregas com drones podem gerar para você? Continue acompanhando a leitura para conferir!
Conheça o case do iFood
O iFood já vem se mostrando uma empresa atualizada e que traz inovações, uma vez que se destacou por unir diversos estabelecimentos, a fim de que os consumidores encontrassem variadas opções de comidas para pedir em um único lugar, utilizando apenas um smartphone.
Contudo, a empresa foi além ao realizar sua primeira entrega-teste com drone, em fevereiro de 2019, durante o carnaval. O pedido foi entregue a um músico que participava de um trio elétrico e havia pedido um wrap.
Apesar de a decolagem e tempo de entrega terem sido em apenas três minutos, o iFood levou cerca de três meses se preparando para realizar o teste, pois existem alguns obstáculos nesse processo que não envolvem apenas criar um drone, afinal, essa é uma tecnologia encontrada em diversos locais atualmente.
Um dos maiores problemas está na licença para realizar as entregas com esse aparelho. É preciso receber uma autorização da ANATEL, além de outros cuidados que tornam o procedimento longo e incerto.
Entenda como as entregas por drone podem beneficiar o mercado delivery
Inspirando-se na iniciativa do iFood, diversos outros aplicativos e estabelecimentos que oferecem delivery podem considerar essa ideia para aprimorar os seus serviços. Sendo assim, o drone tem uma forte tendência de se tornar uma grande inovação nesse mercado e beneficiar inúmeros negócios.
Para entender melhor como esse dispositivo pode favorecer as vendas de um estabelecimento do ramo alimentício, reunimos algumas das principais vantagens oferecidas nas entregas por drone. Confira!
Melhoram a experiência de compra do cliente
A automatização dos processos tem se mostrado uma grande tendência em diversos mercados. Técnicas como inteligência artificial, machine learning e, até mesmo, os drones trazem mais praticidade em atividades simples, como na realização de um pedido de comida em um restaurante e na entrega desse item.
Além disso, com essa implementação, é possível reduzir inúmeros problemas que comprometem a experiência de compra do consumidor. Isso é um ponto muito positivo, pois permite evitar diversos fatores que causam a reclamação dos clientes, como a demora para receber o seu pedido, comida fria — o uso de embalagens adequadas também evita esse problema —, mau atendimento por parte dos entregadores, entre várias outras insatisfações.
Aumenta a satisfação dos consumidores
Quem não se sentiria empolgado ao abrir a porta e se deparar com um drone entregando a comida que você pediu por delivery? Apenas essa novidade no modo de entrega pode ser o suficiente para elevar em alto grau a satisfação dos seus consumidores.
Isso acontece porque temos uma grande afinidade com aquilo que é novo, principalmente se estiver relacionado à tecnologia. Um grande exemplo é o crescimento do uso de smartphones nos últimos anos, afinal, eles proporcionam praticidade e trazem benefícios até mesmo na alimentação.
Reduz os custos operacionais
Realizar uma entrega por meio de drones pode ser útil para reduzir os custos operacionais. Nesse caso, pode ser dispensada a contratação de colaboradores, como os entregadores, os gastos com combustível para a locomoção são diminuídos e, ainda, evita a possibilidade de receber multas de trânsito.
Embora o investimento em um aparelho não seja tão baixo, a redução dos custos diários pode ser um dos motivos que para aumentar a lucratividade do negócio, após esse aprimoramento no serviço.
Amplia as vendas
Inovações instigam o seu cliente, pois elas saem do senso comum e tendem a impressionar. Assim, muitos outros usuários dos aplicativos ou consumidores de seu restaurante terão a curiosidade de viver essa experiência, logo, não perderão a oportunidade de fazer um pedido.
Com o grande número de pessoas interessadas nesse tipo de entrega, junto das que aprovaram e querem repetir a experiência, é inevitável que o número de vendas do negócio tenha um considerável aumento.
Sendo assim, a lucratividade também cresce, tornando possível o investimento em novas estratégias para melhorar a experiência do consumidor e trazer outros benefícios para a sua própria empresa. Sem mencionar que é uma ótima tática para se destacar entre os concorrentes do mercado.
Conheça os cuidados necessários para investir em inovação em delivery
Apesar das entregas com drone por si só terem um efeito incrível nas vendas e visibilidade da sua marca, é preciso combinar essa estratégia com outros cuidados, como o investimento em embalagens próprias para delivery. Isso vale para toda e qualquer nova empreitada de sucesso, afinal, são elas que revestem todo o conteúdo que será entregue para o cliente.
O ideal é que as embalagens sejam criadas sob medida para o seu produto, além de serem personalizadas. Ao dar atenção a esses detalhes, você favorece uma entrega melhor e garante que o cliente receba o prato ainda bem montado, com uma temperatura adequada e que tenha uma boa experiência no consumo, assim como teria dentro do estabelecimento.
Por esse motivo, antes de investir no delivery, é muito importante garantir que as suas embalagens são capazes de promover uma boa experiência para o cliente.
Viu só como as entregas por drone poderão ser uma grande oportunidade de oferecer inovação em delivery para o seu público? Não é à toa que grandes empresas como a Uber, Amazon e Wing também estão apostando nessa ideia. Afinal, reforçar a satisfação dos clientes, apostando em melhorias como o uso de dispositivos eletrônicos para entregar os pedidos, é uma ótima estratégia para fazer com que o seu negócio cresça ainda mais.
Gostou de saber mais a respeito das entregas feitas com drones? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos interessantes como este por e-mail!
Quer saber mais sobre a Scuadra? Acesse nosso site.