Você já ouviu a afirmação “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”? Se você está inserido no mundo corporativo, provavelmente já deve ter se deparado com essa frase tão marcante em alguma palestra ou em livros. A mensagem que esse pensamento se propõe a passar é que, para que a sua empresa cresça e aumente sua lucratividade, é preciso entender a situação em que o seu negócio se encontra. E para isso, é fundamental utilizar os indicadores de vendas.
Embora seja um pensamento simples a ser seguido, a verdade é que a maioria dos líderes e gestores não acompanham os resultados de suas empresas. Se você também tem dificuldade em acompanhar o desempenho da sua equipe, saiba que veio ao lugar certo!
A seguir explicaremos o que são os indicadores de vendas e mostraremos como eles podem colaborar para o desenvolvimento do seu negócio. Confira!
O que são os indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), são todas as ferramentas e estratégias utilizadas para medir o desempenho da empresa. Quando falamos sobre os indicadores de vendas, estamos nos referindo especificamente aos KPIs utilizados para medir a atuação do setor de vendas. Afinal, por lidarem com áreas bastante diferentes, cada setor tem os seus próprios KPIs.
Por meio da análise dos resultados coletados pelos indicadores de vendas, todos os colaboradores envolvidos no setor comercial conseguirão entender melhor quais atividades estão contribuindo para a performance da empresa e quais não estão apresentando resultados positivos.
Quais são os principais indicadores de vendas?
Como dissemos, existem vários tipos de indicadores de desempenho de vendas, entretanto, alguns deles são tão versáteis que podem ser usados em empresas dos mais diversos ramos.
1. Carteira de clientes
Em primeiro lugar, podemos citar a carteira de clientes. De nada adianta vender um produto de ótima qualidade se você não tem clientes o suficiente para zerar o seu estoque, certo? Mas, além de ter uma lista com vários clientes, também é preciso conhecer detalhes de cada um deles.
Recomendamos que você faça uma lista e agrupe os clientes em diferentes categorias, assim ficará mais fácil monitorar o relacionamento com cada um deles. Por exemplo, faça uma categoria com os clientes que compram frequentemente, devedores, inativos e assim por diante.
2. Ticket médio
Outro indicador muito importante é o ticket médio, pois ele mostra qual é o gasto médio dos clientes por pedido. Outra forma de fazer o lucro da empresa aumentar a não ser conseguindo novos clientes, é fazer com que seus clientes ativos comprem mais. Para isso, ofereça descontos progressivos, facilite as formas de pagamento e até mesmo arque com o valor do frete em casos de entrega.
3. Cumprimento de metas
Por último, mas não menos importante, devemos citar as metas. Metas atingidas são os melhores indicadores de desempenho que um departamento pode ter, seja ele financeiro, comercial, RH ou qualquer outro. Além disso, a velocidade com que as metas são atingidas também dizem muito sobre a produtividade da equipe.
Como escolher os melhores indicadores para cada negócio?
Mostramos acima 3 exemplos de indicadores de vendas, no entanto, existem outros que também são relevantes e podem ser usados pelo seu negócio. Afinal, como saber qual indicador é o mais recomendado?
A verdade é que não existe uma resposta certa, tudo depende de qual setor estamos falando e de quais são as metas da sua empresa. Para ser considerado útil, um KPI precisa ser mensurável, estar ligado a uma unidade de tempo e ser baseado em dados concretos. Qualquer indicador que siga esses requisitos é considerado uma boa ferramenta.
Agora que você já sabe qual é a importância dos indicadores de vendas, reúna a sua equipe e decida quais serão os KPIs de cada setor. Temos certeza de que, com a ajuda dessa ferramenta, a sua empresa conseguirá prosperar mais rapidamente.
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