Os indicadores de produtividade são conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicator). Eles são um recurso utilizado em empresas para mensurar os processos internos, a produtividade dos colaboradores e os resultados entregues. A aplicação desses critérios a restaurantes é importantíssima para o bom funcionamento e o sucesso do estabelecimento, e é esse setor que este artigo enfatizará.
O acompanhamento desses indicadores deve ser frequente e bem próximo, de modo que as intervenções necessárias sejam feitas de forma imediata. Quer conhecer os principais indicadores que o seu restaurante não pode deixar de avaliar? Acompanhe as dicas a seguir!
1. Excelência operacional e qualidade
O indicador de excelência operacional retrata como está o atendimento da sua empresa a cada cliente, em até mesmo no delivery, no caso de restaurantes. Então observe:
- o tempo de chegada do produto à mesa ou ao endereço do cliente;
- a qualidade com que o produto é entregue;
- a apresentação do prato, tanto no atendimento presencial como no delivery;
- o tempo de resposta ao chamado pelo WhatsApp ou chat.
A excelência operacional diz respeito principalmente ao serviço, mas tem muito a ver com a qualidade do produto em si. Esse aspecto que deve ser avaliado detalhadamente e com cautela. Como dizem por aí, são os detalhes que fazem a diferença. Então busque o máximo possível de feedback para saber o que os clientes estão achando da qualidade dos alimentos que seu restaurante entrega, da adequação da embalagem, bem como do serviço em geral.
Lembre-se que clientes satisfeitos facilitarão o marketing de indicação.
2. Competitividade
Ter um potencial competitivo intenso e dinâmico no mercado é o que pode fazer o seu restaurante se destacar em meio à concorrência. Medir esse indicador é fundamental para que o seu negócio tome decisões de crescimento. Vale lembrar que é importante avaliar como estão os serviços de atendimento aos clientes, os volumes de entrega etc. Esteja sempre preparado para competir com os seus concorrentes e, se possível, à frente deles. O potencial competitivo pode ser medido com a análise da taxa de conversão das estratégias de marketing, por exemplo.
3. Capacidade de inovação
Ter o poder de inovar frequentemente é um dos fatores que eleva a produtividade das atividades e da equipe. Consultar e ver o que os concorrentes estão entregando aos seus clientes é indispensável para fazer diferente. As novas tecnologias tornam possível fazer demonstrações de forma diferente e até mesmo realizar entregas diferenciadas. Esses fatores costumam chamar a atenção dos clientes e agradá-los. Isso pode ser feito ao apresentar menu digital, comanda mobile digital etc.
4. Turnover
O turnover é referente à taxa de rotatividade de funcionários na empresa. Ele pode ser um sério problema para as empresas, mais especificamente no quesito gestão de pessoas. Esse indicativo deve ser avaliado periodicamente, pois a mudança frequente de colaboradores causa impacto na produtividade e na entrega dos serviços aos clientes. Assim, reflete no exterior da instituição e pode impactar sua imagem diante do público. Para calcular o índice de turnover, some o número de admissões aos de desligamentos na empresa. Em seguida, divida por 2 e divida essa média obtida pelo número de funcionários da empresa.
5. Investimento em qualificação
Esse é um indicador frequentemente subestimado, mas que não pode ser deixado para trás. Você tem ofertado capacitação para os seus profissionais? Funcionários bem capacitados sentem-se mais seguros para realizar as atividades do cotidiano com eficiência, além de terem uma visão mais ampla e criativa e a capacidade de apresentar ideias inovadoras. Alguns temas de qualificação são importantíssimos para restaurantes, como: atendimento a clientes, higienização dos alimentos, regras sanitárias exigidas pela Anvisa etc.
Como você pôde perceber, acompanhar os indicadores de produtividade e investir em melhorias a partir dessa análise é fundamental para o sucesso do seu estabelecimento. Para a eficiência desse processo, defina bem seus objetivos e envolva a equipe na análise do momento atual do seu negócio e na elaboração de estratégias para melhorar os indicadores.
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