É fato que todos os setores da economia estão sendo atingidos pela pandemia de COVID-19. Com isto, o impacto do coronavírus no food service é estrondoso. É preciso agir para otimizar as operações durante o distanciamento social e elevar o seu restaurante para um nível mais elevado.
Não sabemos até quando vai perdurar essa realidade, portanto, a melhor saída é se adequar e oferecer o melhor para os clientes.
Nós, da Scuadra Embalagens, estamos acompanhando muito de perto essa saga que o food service está vivenciando. Após extensa pesquisa do que vem acontecendo no mundo e experiências vindas de fora, reunimos informações práticas que ajudarão o seu negócio a mudar o jogo e oferecer a melhor experiência para o cliente.
Elevando o nível
É surpreendente como uma crise pode mudar completamente aquilo que aprendemos sobre oferecer a melhor experiência para o cliente. Com a incerteza de até quando esse momento vai perdurar, é importante voltar o foco para aquele que interessa: o cliente.
É fato que as operações devem ser adaptadas à nova realidade, mas com a devida organização, é possível satisfazer os consumidores de forma bastante positiva.
O foco deste conteúdo está em 3 pontos essenciais para que, mesmo em tempo de pandemia, a sua marca seja apreciada pelos consumidores e atrelada a boas experiências.
Assim, vamos falar sobre:
- Pessoas;
- Produto;
- Lugar.
1. Pessoas
Funcionários e consumidores estão experimentando um estilo de vida completamente diferente. As marcas precisam gerenciar esta distância social e aumentar o vínculo social tanto da equipe quanto de seus clientes. Mas como fazer isso?
Primeiro, esforce-se para manter o mínimo de funcionários possíveis. É preciso manter as operações de delivery e take-out acontecendo de forma adequada.
O fato é que o mundo está trabalhando com um novo padrão de serviço. Daí, faz-se necessário adequar a experiência para a realidade atual.
As marcas precisam comunicar claramente esse período de turbulência enquanto mantém o atendimento aos clientes. Algumas estratégias têm ajudado muitos negócios mundo afora, e certamente vai colocar ordem na sua operação.
Manter a calma e seguir em frente
Lembre os clientes que eles ainda podem contar com o serviço de delivery ou de retirada para viagem (take-out).
Reforce que mesmo em tempo de coronavírus, é possível aproveitar uma experiência saudável e segura:
- Ofereça embalagens adequadas, com fechamento selado ou inviolável por selo de segurança;
- Delivery sem contato com o entregador, quando possível no local de entrega.
Manter conexão virtual
É uma nova era tanto para a equipe quanto para clientes. Com as conexões virtuais dando um salto nesta crise, faça uso dela também!
Uma ideia é replicar aquilo que os clientes mais sentem falta neste momento. A sensação gostosa de sair para jantar fora não é possível, então, crie esta experiência no estilo “#emcasa”. Tente replicar o vínculo com as pessoas, a sensação de liberdade e a animação.
Faça conferências no aplicativo Zoom para sua equipe. Estimule a equipe a interagir com os consumidores através de vídeos.
Bartenders, por exemplo, podem ensinar o público a fazer drinks parecidos com aqueles vendidos no bar do restaurante. Aumente a conexão entre a equipe e os clientes com conteúdo que estimule a vontade de consumir os seus pratos e bebidas.
Outra alternativa é promover happy hours no Hangouts. Estude uma maneira de usufruir o potencial que as redes sociais podem oferecer para o restaurante.
Dê atenção aos momentos que importam
Identifique quais os momentos que mais importam para o seu público alvo e adapte-os para uma solução em casa.
A realidade é consumir no delivery e take-out, certo? Então, o menu deve estar adequado para este tipo de consumo. Dê ênfase para itens que resistam ao delivery e faça ajustes para que a comida chegue impecável.
A era das “lives”
Outra dica bacana que está acontecendo nos EUA é aproveitar a onda de shows ao vivo na internet. Aqui no Brasil eles estão sendo muito populares, atraindo um número enorme de expectadores no You Tube.
Crie promoções para estes momentos. Seus clientes podem curtir a live do artista preferido saboreando seus pratos e petiscos. E se o seu restaurante caprichar na apresentação, sabor e embalagem, certamente terá muitos compartilhamentos nas redes sociais.
Encoraje os clientes para fazerem pedidos antecipados com entrega programada. Isso facilita sua cozinha e ajuda a prever a demanda de pedidos.
2. Produto
Conforme os restaurantes vão ajustando os menus para a nova maneira de servir, a comida além de ser adaptável ao delivery precisa ser altamente desejável para os clientes.
Trazer animação, conforto e conectividade para os clientes que estão em casa é essencial para promover o seu produto.
Ajude os clientes na rotina de cozinhar em casa. Promova “lives” com aulas on line ensinando os clientes a preparar os pratos favoritos do restaurante.
Nestes vídeos, é possível promover a venda de kits com ingredientes pré processados que facilitam a preparação do prato.
Kits “faça você mesmo”
Já que muitos consumidores estão com mais tempo em casa, os kits de refeições ou kits que reúnem ingredientes pré processados podem ser uma boa ideia. Os consumidores mantém-se engajados a comprar e conectados com a sua marca.
Se na sua região é permitido o delivery de bebidas alcoólicas, faça ofertas que combinem com os pratos.
Os kits “faça você mesmo” podem ser:
- Kits de refeições prontas para congelar ou ingredientes pré processados;
- Kits de coquetéis porcionados e com receitas inclusas;
- Kits de refeições com vinhos harmonizados.
Toque de chef
Enquanto os clientes estocam itens não perecíveis, é importante oferecer opções de refeições que tenham o toque do chef. Isso vai fazer o cliente manter-se em contato com a sua comida e lembrar do seu restaurante.
Então, capriche nas opções como molhos especiais, acompanhamentos e pratos que remetam ao que o seu restaurante tem de melhor:
- Frascos de molhos especiais;
- Acompanhamentos exclusivos da casa;
- Sobremesas.
Conforto e conectividade
Hospitalidade e comer fora são, em essência, uma forma de reunir as pessoas à mesa. Em tempos de interação social limitada, o momento é oportuno para entregar refeições estilo “comfort food“. Comidas finas e mais requintadas são mais desejáveis em ambientes finos dos restaurantes.
As “comfort foods” são conhecidas universalmente por comidas que impulsionam dividir lembranças afetivas e reconfortantes para adultos e crianças.
Considere incluir opções de “comfort food” no menu:
- Restaurantes finos: mudar o cardápio com ingredientes sofisticados por opções simples que agradem toda a família;
- Refeições de baixo custo: apesar do baixo custo, as “comfort foods” costumam trazer grande impacto nas vendas;
- Considere questões culturais e regionais na hora de elaborar o cardápio, como por exemplo: Kosher (cultural), feijoada (regional), etc.
Porções tamanho família e kits
Com toda a família sob o mesmo teto, é importante disponibilizar diversos tamanhos de porções. Porções para 2 a 6 pessoas são opções que possivelmente vai atender todo tipo de público. Porções maiores funcionam como extras que podem ir ao freezer para consumo posterior.
Em relação às porções, há algumas variações interessantes:
- Promoção compre 1 para comer e 1 para armazenar;
- Porções de ingredientes pré processados;
- Soluções em embalagens menores para consumo individual;
- Porções com tamanho familiar.
3. Lugar
Até pouco tempo atrás, o ambiente do restaurante era fator essencial na experiência do cliente. Hoje, com regras afetando espaços com aglomerações, os restaurantes precisam se preocupar com o lugar no sentido de oferecer o melhor take-out, drive-thru e a expedição do delivery.
Para os bares e restaurantes manterem o senso de ambiente (lugar) e serem lembrados, é importante implantar simples ações capazes de manter a conexão com os clientes.
Take-out ou drive-thru
É notável como redes que possuem drive-thru estão se dando bem em época de quarentena. Restaurantes como Mc Donald’s, Burguer King e até mesmo Habib’s tiveram um aumento exponencial no movimento do drive-thru.
Aqui no Brasil, especialmente em grandes cidades, não é tão comum a opção de drive-thru, uma vez que os espaços para estacionamentos e faixas para os carros não são abundantes.
Já o take-out ou no termo mais popular “para viagem” é mais comum e bem utilizado. De qualquer forma, tanto no drive-thru quanto no take-out é importante que o cliente seja atendido em um ambiente que lhe traga valores da marca.
Para aqueles que não tem sistema de drive-trhu ou take-out, é preciso inovar. Primeiro porquê não se sabe até quando vai se estender as restrições para o setor de food service. Segundo, porque é preciso estar preparado para situações posteriores, até porque o surgimento de situações emergenciais não são previsíveis.
Retiradas na calçada, onde o cliente estaciona no meio fio, podem ser uma saída. Capriche na fachada do seu estabelecimento. Faça com que as pessoas saibam que o seu negócio está atendendo no take-out.
Algumas estratégias que podem ser utilizadas:
- Enriqueça a comunicação exterior da marca: mesmo que o cliente não possa estar dentro do salão, a experiência ainda importa, tanto no take-out quanto no drive-thru;
- Menu em destaque: disponha o cardápio de forma bem visível, com placas grandes ou até mesmo utilizando tecnologia como faz grandes redes;
- Abuse dos elementos gráficos: elementos gráficos na vitrine ou fachada chamam a atenção dos consumidores, trazendo a marca à frente. Este artifício comunica claramente que o seu restaurante está aberto para atender clientes.
- Encontre os clientes onde eles estão: se o cliente não pode ir até você, vá até ele. Food-trucks ou possibilidade de compras on line podem ser uma ponte entre o cliente e seu negócio até que o distanciamento social perdure.
Adequação do salão
Dê nova a utilização do salão para novas experiências. Já que os clientes não estão usufruindo do salão, é possível utilizá-lo para melhorar a fluidez do delivery e do take-out.
Aproveite o espaço para implantar o sistema de “grab and go” (pegue e leve). Exponha produtos no freezer ou geladeira para que clientes de take-out visualize opções pré-prontas que podem ser aquecidas em casa.
Outra possibilidade é remanejar equipamentos e móveis para facilitar a retirada, posicionando freezers, balcão e prateleiras de forma mais funcional e conveniente.
Comunicação
Reforce a imagem e os valores da sua marca para os clientes. Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença. Cada detalhe da sua marca é uma oportunidade de se conectar com o consumidor. Seja criativo nas formas de como proporcionar maior conexão com o público.
- Otimização dos aplicativos: aplicativos e comunicação digital estão mais importantes agora que antes. Isto porque os consumidores estão mais conectados em seus celulares, tablets e computadores.
- Otimização dos canais de venda: melhore o layout do aplicativo de venda e torne a visualização clara e atrativa aos olhos do público.
- Embalagem para delivery: é uma grande ferramenta para reforçar os valores da marca. Mais do nunca, a embalagem é essencial para valorizar o produto e proporcionar uma experiência agradável ao cliente.
- Embalagens personalizadas: aproveite para imprimir mensagens, slogans, instruções de melhor consumo dos pratos. Embalagens personalizadas trazem infinitas possibilidades de marketing e conexão com o cliente.
- Jogos americanos descartáveis: podem ser utilizados como um toque a mais. Já que os clientes não vão consumir no seu salão, é muito simpático ter esse cuidado para o momento do consumo. Podem ser personalizados, o que novamente amplia as estratégias de marketing. Se não for possível personalizar, o simples fato de enviar um jogo americano é um modo interessante de mostrar que se importa com o cliente.
Impacto do coronavírus no food service
Aparentemente da noite para o dia, o mundo é um lugar diferente. As listas de espera em restaurantes passaram para drive-thru, delivery e take-out. O setor de bares e restaurantes teve que girar drasticamente, e está enfrentando uma infinidade de desafios.
O Impacto do coronavírus no food service mas agir energicamente naquilo que está ao alcance do negócio é primordial para superar esta fase.
Que este conteúdo tenha fornecido idéias e inspiração para nossos parceiros, amigos e clientes enquanto olhamos para o futuro juntos. A Scuadra está dando o seu melhor para viabilizar a sua operação de delivery.