Onde encontrar os produtos para colocar na caixa mensalmente? Como abordar os vendedores e pedir um desconto? Essas são as maiores dúvidas de quem quer começar ou já tem um clube de assinatura. Aqui, um trocadilho é bem oportuno: “Pensar dentro da caixa”, ou seja, definir os produtos para o clube de assinatura. Estes itens determinarão a felicidade e lealdade de seus assinantes bem como a probabilidade de conseguir indicações positivas do seu clube para amigos e familiares.
Então, nem precisa dizer que adquirir produtos de alta qualidade, específicos para o seu público alvo é essencial para o sucesso do seu negócio. Para te ajudar com isso, apresentaremos lugares onde você poderá se inspirar para definir os produtos para clubes de assinatura.
Antes de começar: Grátis ou pago?
Antes de você começar a procura, é preciso decidir entre dois modelos de aquisição que há por trás dos clubes de assinatura: aquisição de produtos gratuitos ou adquirir produtos que você irá pagar por eles?
Depois de definir se os produtos serão adquiridos gratuitamente ou se você pagará por eles, está na hora de segmentar suas parcerias. Mas lembre-se, você poderá fazer as duas coisas: um mix de produtos de fontes gratuitas com produtos comprados!
Onde ir para definir produtos para clubes de assinatura
Comércio local
Lojas e comércio local são ótimos lugares para inspirar você a definir produtos para o seu clube de assinatura que serão incluídos na caixa. Provavelmente eles não serão os seus fornecedores, mas a ideia é visitar lojas que representam o seu nicho, algo que atrai o mesmo público que sua empresa procura.
Além de usar as lojas para a inspiração, você pode adquirir itens como simulador. Compre os itens que você está considerando alcançar, e coloque-os em sua caixa para ter uma noção de como eles afetariam a configuração da embalagem.
Use o Evernote ou outras ferramentas para tirar fotos e acompanhar quais produtos funcionam com sua caixa.
Feiras e exposições
Não tem exposições locais?
Você também pode fazer seu network virtualmente, através de “expos”. Procure por feiras e exposições que se encaixam no seu nicho e veja a lista de expositores. Isso lhe dará uma lista de todas as marcas que participaram ou participarão da exposição, e muitas vezes, até informações para contato.
Os motores de busca do Google se equiparam a um “supermercado da Internet” quando se trata de fontes para sua caixa de assinatura. A desvantagem é que você terá toneladas de informações para analisar.
Devido ao grande volume de resultados, a melhor estratégia é restringir suas pesquisas e acompanhar quais sites e/ou empresas você já encontrou. O objetivo deve ser não só encontrar os negócios certos, mas também economizar tempo segmentando melhor os resultados.
Lojas especializadas “on line”
Procure sites de lojas que se especializaram em torno de seu tema. Por exemplo, lojas que atende às dietas sem glúten e orgânicas, ou lojas do segmento de beleza com produtos naturais. Você pode navegar facilmente através do site e encontrar todos os tipos de produtos que combinam com o tema da caixa. Daí, é só entrar em contato com essas marcas através de seus sites.
A melhor parte: existem sites de comércio eletrônico para basicamente todos os segmentos que você imaginar para turbinar caixas de assinatura:
- Saúde, orgânico;
- Bebê;
- Pesca, ar livre;
- Games;
- Produtos alternativos;
- Beleza;
- Bichos de estimação;
- Bebidas e drinks;
- Alimentos,
- Livros,
- Brinquedos,
- Sex shop;
- Jardinagem;
- Pimentas ou chás, entre outros.
Encoraje o contato de fornecedores
Para isto, não deixe de criar um formulário de solicitação de fornecedor personalizado em seu site. Uma página de contato com link é uma ótima ideia. Disponibilize recursos de fácil download e acesso às suas informações.
Esta opção somente estará disponível depois do lançamento do seu clube de assinatura. Mas, depois que você tiver uma boa presença no mercado, é provável que apareçam solicitações de fornecedores interessados a cada semana.
Seja ativo em grupos do Facebook ou comunidades on-line cheias de fornecedores direcionados. Isso pode ser uma maneira fácil de gerar muitos contatos de possíveis fornecedores.
Conclusão
Encontrar produtos e fornecedores para sua caixa não precisa parar com essas abordagens. Na verdade, existem várias outras maneiras de encontrar parceiros de marca, como catálogos de distribuidores, e até mesmo ser a fonte de seus próprios produtos.
Seja qual for a abordagem utilizada, o objetivo é o mesmo: dar exposição e acesso aos parceiros de marca do seu nicho e proporcionar uma experiência superior e memorável ao cliente.
Você tem outras ideias para buscar produtos para um clube de assinatura? Faça seu comentário e compartilhe conosco!
Quer saber como abrir um clube de assinatura? Então, não deixe de acessar nosso e-book:
A Scuadra tem soluções perfeitas para a montagem de kits para clubes de assinatura.