Nosso novo normal está se desenvolvendo à nossa frente. E é claro que bares e restaurantes irão acompanhar essas mudanças. Dentre tantas adaptações, é fato que o cardápio não vai ficar de fora. À medida que avançamos, as estratégias para adaptar o menu pós pandemia vai se desenhando.
Novas ideias para o seu menu combinadas com conceitos antigos, convergirão à medida que nos adaptarmos à combinação certa de preço, valor, itens de menu e diferenciação que serão atraentes para os consumidores.
Este conteúdo é um guia para o desenvolvimento de um menu competitivo que irá atrair os clientes e permitir aumentar sua receita. Aqui está um esboço passo a passo para começar.
Análise competitiva
Neste primeiro passo, não se trata em copiar o que os concorrentes estão fazendo. Trata-se de ter uma ideia daquilo que outros restaurantes estão planejando e fazer diferente, inovar.
Faça pesquisas em revistas e jornais especializados e conheça as tendências ajustadas ao comportamento do consumidor de hoje.
Mesmo que sua cozinha seja exclusiva, é válido pesquisar os seus 05 melhores competidores e tire ideias para se diferenciar e agradar o cliente.
Considere o menu atual
Agora o foco é o menu atual do restaurante. Identifique qual o prato mais vendido e aquele mais lucrativo. Saiba quais itens os clientes mais desejam e quais itens recebem mais reclamações.
As respostas para estas perguntas guiará você a tomar decisões inteligentes para satisfação do cliente, otimizar a eficiência na operação, e, é claro, a lucratividade.
Para adaptar o menu pós pandemia e atender a nova normalidade é preciso equilíbrio entre o velho e o novo.
Modelo de negócios
Dependendo do seu modelo de negócios, existem várias ramificações disponíveis para você.
Além do serviço do salão, você continuará a oferecer delivery (ou talvez implantar o delivery agora, com mais calma)? E sobre o takeout e pratos tamanho família? Em relação ao delivery, você adotará a entrega por plataformas próprias ou por aplicativos de terceiros, tipo Ifood, Uber Eats?
A quarentena antecipou estratégias que provavelmente seu negócio não estava preparado. O momento de retomada é ideal para colocar a casa em ordem e adotar procedimentos bem planejados.
Estoque e fornecedores
Considere a situação atual de suprimentos do seu negócio. É provável que alguns itens tenham sido prejudicados por conta da pandemia. O setor de embalagens para delivery foi um deles. Com o crescimento imediato dos pedidos de delivery, adquirir embalagens de qualidade não foi tarefa fácil para aqueles que não estavam preparados.
Se esse é o seu caso, é importante planejar cuidadosamente o desenvolvimento de embalagens adequadas para o delivery. A melhor solução de embalagem é aquela que se adeque ao tipo de comida oferecida no seu menu.
O momento atual ainda está conturbado em muitos estados, mas pense nos seus suprimentos de forma sustentável. Essa é a maneira de garantir fluidez no dia a dia do restaurante, tanto para o cliente de delivery quanto de salão.
Considere as tendências
Comida caseira vai voltar. Na contramão, os clientes também estão valorizando itens difíceis de reproduzir em casa. Tudo isso tem que ser levado em conta para adaptar o menu pós pandemia.
As refeições em família serão ainda mais valorizadas. Com a imposição do distanciamento social, reunir a família toda à mesa não foi possível. Agora, combos e kits de refeições tamanho familiar são populares e desejados. Essas tendências se encaixam no seu conceito?
O buffet, com comida exposta para self service mudará. Em muitos estados, as porções individuais ou para compartilhar tomarão seu lugar, enquanto perdurar as restrições para o serviço de buffet.
Por fim, o valor será fundamental. A maioria dos consumidores já sentiram o impacto financeiro da COVID-19, por isso é importante ter opções que de fato, sejam relevantes para eles.
Planejamento estratégico
Esta é a parte difícil. Você terá que levar em consideração o que está acontecendo no seu segmento, como seu modelo de negócios mudou e fatores externos, como cadeia de suprimentos.
Leve em conta um lucro alto, e comece com os itens mais lucrativos. Mantenha sem alterações os itens populares, aqueles que os clientes desejam.
Preencha o restante do menu com itens que se encaixam na sua marca e atendem às novas necessidades de seus convidados. Não exagere, apenas mantenha seu cardápio no mesmo tamanho ou menor. Isso permitirá que você seja ágil, pois o ambiente de negócios continua a mudar nos próximos doze meses.
O importante é inovar conforme o cenário vai se desenhando. A fase é de grandes desafios que quando bem encarados, deixam de ser um problema e podem proporcionar grandes oportunidades de crescimento e recuperação.