Você provavelmente já ouviu falar em refeições “grab and go”, mas talvez o que não saiba é que esta modalidade de venda pode ser a oportunidade de crescimento do seu restaurante.
Inúmeros estabelecimentos estão aderindo a este tipo de venda para agradar os clientes mais apressados. O que antes era muito comum em lojas de conveniência situadas em postos de gasolina, hoje é uma tendência que veio para ficar. O “grab and go” tem um conceito diferente do sistema de delivery, mas ambos podem ser implantados em seu restaurante.
Continue a leitura para entender mais sobre o “grab and go” e como implementar da melhor forma a estratégia em seu restaurante!
O que é “grab and go”
Sabe aquela fórmula já conhecida em lojas de conveniência, na qual o cliente entra, pega algum lanche ou refeição pronto para consumir fora do estabelecimento? Pois é, isto não é novidade para ninguém. A novidade fica por conta de que agora, restaurantes estão adotando este tipo de opção para os clientes mais apressados, ou que simplesmente não querem cozinhar.
Os pratos que têm mais saída, ou aqueles que podem ser consumidos após um período de armazenamento, ficam expostos para os clientes. Esta exposição pode ser em prateleiras refrigeradas ou aquecidas, em embalagens práticas, que permitam a visualização do produto.
O cliente “pega” (daí o termo “grab and go”, que em inglês significa pegar e levar) e leva para consumir posteriormente. A diferença, entretanto, é que, nas lojas de conveniência brasileiras, as opções de refeições são bastante restritas e, muitas vezes, não passam de lanchinhos para enganar a fome.
Nos restaurantes, o “grab and go” permite que o cliente escolha pratos do menu, já prontos para consumo, acondicionados em embalagens práticas descartáveis.
Para o cliente, a vantagem é optar em comer algo, muitas vezes mais saudável, e completo, não se restringindo apenas a lanches rápidos. Para o restaurante, há muitas vantagens, dentre as quais, aumentar as vendas e diminuir filas de espera em dias de maior movimento.
“Grab and go” é uma tendência
O “grab and go” é bastante comum mundo afora, porém, aqui no Brasil, somente os restaurantes mais antenados oferecem este tipo de opção aos clientes.
Inúmeros fatores contribuem para o crescimento do “grab and go”:
- necessidade de mais opções para refeições rápidas que não sejam “fast food” ou “junk food”;
- população atual tem menos tempo disponível para cozinhar em casa;
- necessidade de maior qualidade das refeições;
- menos tempo disponível para comer em um restaurante;
- setor de embalagens vem melhorando a proteção para alimentos prontos, facilitando o acondicionamento de pratos prontos com apelo visual e prático para os consumidores.
Por que oferecer opções “grab and go”
De saladas simples a estações de sushi extravagantes, muitos restaurantes estão implantando o “grab and go” em suas lojas. O objetivo é atender àqueles consumidores atentos à conveniência. Tais clientes preferem fazer um lanche ou uma refeição rápida, em vez de estocar.
Imagine que seu restaurante ofereça um menu de comidas saudáveis, com saladas, tortas e sobremesas. Manter uma prateleira refrigerada em seu estabelecimento com as mesmas opções do cardápio, em porções individuais, é uma ideia genial. O mesmo cliente que fez a refeição no seu salão pode optar por levar algo para sua próxima refeição. Ou quem sabe, já satisfeito, o cliente queira levar a sobremesa para consumir mais tarde.
Outro cliente alvo é aquele que quer comer algo que gosta do seu restaurante, mas não tem tempo para ficar no salão. Ele pode passar rapidamente, escolher algo bem fresco e levar para comer de acordo com sua conveniência.
Perceba que os pratos disponíveis no “grab and go” incrementam suas vendas, pois atraem tanto os clientes que comem no seu salão, quanto aqueles que não têm tempo para isso.
O “grab and go” vai além do delivery, pois os clientes estão no seu estabelecimento e estão vendo a apresentação da sua comida. Esses clientes podem ser atraídos não só pelo sabor do prato, mas também pela sua apresentação, aparência e praticidade.
A grande sacada do “grab and go” é exatamente atrair o cliente pela conveniência, pelo apelo visual. Com isso, haverá um aumento nas vendas do restaurante e, ainda por cima, vai facilitar a vida do consumidor.
A importância da embalagem para o “grab and go”
A embalagem contribui significativamente para as impressões dos clientes ao escolher o que levar na prateleira de “grab and go”. Assim, transparência é fundamental para a visualização adequada do produto.
Embalagens que permitam ao cliente visualizar o alimento são perfeitas, mas cuidado na apresentação do prato. Escolher a embalagem corretamente faz os clientes perceberem a qualidade dos ingredientes que estão obtendo. A aparência de comida fresca deve ser realçada pela embalagem.
Lembre-se de identificar a comida com rótulos ou impressões que não atrapalhem a visualização do prato. Certifique-se de deixar claro que o prato é produzido por seu restaurante exatamente como aquele servido no salão.
Embalagens que permitam aquecer ou congelar o produto são desejáveis pelos clientes. Em contrapartida, na maioria dos restaurantes, ainda são utilizadas embalagens ultrapassadas, sem qualquer funcionalidade.
Se você procura um diferencial para o seu restaurante, o “grab and go” pode ser uma ótima ideia. O número de restaurantes com opções “grab and go” ainda é pequeno, o que é uma vantagem para o seu negócio.
Inove na embalagem! Escolha materiais sustentáveis! A concorrência ainda não entendeu que uma embalagem prática e funcional está diretamente ligada à conveniência tão procurada no “grab and go”.
Como implementar o “grab and go” no restaurante
O “grab and go” é um modelo atrativo, uma vez que facilita o trabalho e aumenta a satisfação dos clientes. Mas para que a estratégia realmente dê certo no restaurante, é importante cuidar de alguns fatores, como infraestrutura, equipamentos, embalagens, entre outros.
Um dos grandes segredos para o sucesso do formato é reproduzir nas prateleiras exatamente o mesmo cardápio que você oferece internamente. Assim, é possível ter mais praticidade, rapidez, sofisticação e, ainda, oferecer pratos e alimentos mais saudáveis e frescos aos consumidores que não podem esperar muito tempo por uma refeição.
O “grab and go” exige um fluxo de atendimento simplificado e ágil. Além de tudo, contar com um design de prateleiras diferenciado é algo que chama a atenção da clientela. A exposição dos produtos deve ser bem planejada para se tornar atrativa. Brincar com luzes, espelhos, entre outros elementos, faz toda a diferença na apresentação.
Existem outros detalhes e cuidados que devem ser pensados para transformar o conceito do seu restaurante. Acompanhe a seguir e descubra como aplicar o “grab and go” da melhor forma!
Infraestrutura
Será preciso pensar em uma infraestrutura adequada para expor os produtos e facilitar a retirada dos alimentos pelos clientes. A logística no “grab and go” é totalmente diferente, e isso pode acabar confundindo os colaboradores do restaurante.
Você pode criar uma área de atendimento exclusiva para a retirada no estabelecimento. Nela, coloque prateleiras e pense em uma iluminação chamativa, que realmente realce a aparência dos pratos.
Equipamentos
Outro quesito fundamental do “grab and go” são os equipamentos. É importante definir o cardápio e quais os alimentos comercializados para determinar quais são os equipamentos adequados para o preparo.
Existem diversos itens que não podem faltar no restaurante quando se fala em “grab and go”. É essencial ter freezer, geladeira, máquinas específicas para o preparo de bebidas quentes, chapa, processador, forno, entre outros itens.
Exposição dos produtos
Ter uma área do estabelecimento exclusiva para a exposição dos produtos também é muito importante. Além do cardápio, diversos pratos podem ser expostos para chamar a atenção dos clientes, como bolos e tortas.
Nesse ambiente, ainda é essencial ficar de olho nas normas sanitárias e de segurança. Os itens, nesse caso, devem estar sempre bem apresentáveis, organizados, limpos e esteticamente atrativos.
Cardápio
Criar um cardápio é fundamental para atender ao público que procura alimentos para consumo instantâneo. No cardápio, você deve listar informações sobre o preparo dos pratos e seus ingredientes, facilitando, com isso, a escolha dos consumidores.
Isso torna o atendimento mais eficaz e evita ter que colocar um colaborador exclusivamente para tirar dúvidas. A ideia é dar autonomia aos clientes, que podem checar o cardápio com antecedência para agilizar tanto o pedido quanto a retirada das refeições.
Embalagens
Você sabia que a embalagem é um fator decisivo para a compra e fidelização dos consumidores? O item pode seduzir o público e deixar os pratos mais chamativos. No conceito “grab and go”, é importante que o alimento seja conservado em uma temperatura adequada para o armazenamento e consumo.
Alguns modelos de embalagens diferenciados também podem ser adotados para divulgar e manter o frescor dos alimentos por mais tempo. Os formatos de caixas, pequenas marmitas, cones, entre outros, são ótimas ideias, pois possibilitam que os clientes escolham uma quantidade mais apropriada de comida.
Se você está adotando o conceito “grab and go”, é importante, ainda, contar com avaliações da experiência e do atendimento prestado no restaurante. Assim, você pode atender melhor às necessidades do público e aperfeiçoar continuamente os serviços do empreendimento.
O “grab and go” pode ser implantado no seu restaurante sem a necessidade de investimento alto. Um espaço pequeno já é suficiente para expor vários produtos, haja vista que os pratos devem ser frescos. Um expositor refrigerado ou aquecido, recheado com pratos mais desejados pelos clientes, é o suficiente para começar. Saladas e sobremesas dão um tom de beleza e frescor, então, não deixe de incluí-los também.
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