O serviço delivery surgiu de uma demanda que envolve diversos aspectos, como a falta de tempo, a crescente violência e a crise econômica. Com isso, o consumidor mudou de postura e passou a pedir comida em casa.
Atentos a esse novo formato, muitos empreendedores trataram de adequar o seu negócio. Mas para atender a um público cada vez mais exigente, é preciso realizar uma eficiente gestão de pedidos do delivery.
Isso porque os clientes estão em busca de conforto, praticidade e opções gastronômicas variadas, mas não abrem mão da conveniência e um bom custo-benefício.
Se você é esse empreendedor e deseja ser referência em um mercado concorrido e repleto de opções, precisa dar atenção às dicas que trazemos neste post. Queime a largada para um futuro de sucesso!
Quais são as vantagens do serviço delivery?
O delivery está em franco crescimento e contribui para a alavancagem de vendas, proporcionando rentabilidade e produtividade com geração de empregos e fomentação do ramo alimentício. Além disso, a produção de portas fechadas reduz alguns custos sem perda da eficiência.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de delivery chegou ao final de 2017 com um faturamento acima dos R$ 10 bilhões, com tendência de crescimento para os próximos anos.
Esse potencial de expansão abre vantagens competitivas, mas também coloca o delivery no olho do furacão — e, ao menor deslize, seu negócio pode amargar o insucesso. Por isso, é tão importante adotar estratégias e colocar em prática algumas dicas que trazemos a seguir!
Defina bem o cardápio
Um cardápio enxuto, mas diversificado, é a melhor estratégia para quem deseja atender na modalidade delivery. Se você tiver um menu robusto, com uma quantidade grande de itens, correrá o risco de não preparar os pratos em tempo hábil e comprometer a entrega no prazo.
Quando um cliente liga para fazer um pedido, geralmente ele já sabe o que seu estabelecimento oferece e deseja consumir o que está disponível em seu cardápio. Por isso, mantê-lo atualizado é sinônimo de respeito e preocupação com o desejo do consumidor.
Preze pela organização
Cometer um erro no atendimento delivery é criar um sentimento de rejeição no cliente, fazendo com que ele busque por outro fornecedor que atenda às suas expectativas. O cliente, quando solicita uma comida à distância, espera pelo prato exatamente como descrito no cardápio e no tempo exato prometido durante o atendimento.
A organização é fator primordial para que a gestão de pedidos do delivery seja bem-sucedida, protegendo os consumidores de surpresas desagradáveis. Quando os pedidos chegarem até a cozinha, mantenha um sistema de atendimento por ordem de chegada, para, assim, garantir a satisfação do cliente.
Escolha as melhores embalagens
A embalagem, quando atende a um design moderno e mantém a qualidade e a organização do alimento, causa um impacto positivo — sendo muito possível que uma nova compra seja feita apenas por causa dela.
Além da proteção e do acondicionamento, as embalagens são uma excelente estratégia de divulgação, pois ao garantir que o alimento chegue intacto, com temperatura adequada e boa aparência às mãos do cliente, elas promovem a marca como referência de segurança e higiene.
Prepare a equipe
A equipe precisa ser treinada e preparada para realizar um atendimento cordial e eficiente. A gestão de pedidos do delivery se diferencia do convencional: pelo fato de o cliente estar distante, o serviço requer agilidade e atenção redobrada nas anotações corretas de pedidos e dados de entrega.
Fique atento aos métodos e tempo de entrega
Ao prometer ao cliente um prazo para atendimento, ele precisa ser cumprido, para não ferir a relação de confiança. Caso contrário, seu consumidor buscará por outro serviço pontual.
Seja transparente e informe o exato tempo de entrega — concedendo, assim, o poder de escolha ao seu cliente.
Além disso, os veículos de entrega devem estar em perfeito estado de conservação, e os profissionais devem ser capacitados a um atendimento ágil, mas seguro. Todos esses fatores influenciam na conservação do sabor, textura e temperatura ideais — e, consequentemente, no sucesso da gestão de pedidos do delivery.
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