Para obter sucesso, um restaurante precisa mais do que instalações bonitas, ações de marketing inteligentes e uma equipe de funcionários bem treinada. O que mais importa dentro de um restaurante, obviamente, é a qualidade da comida, e isso não depende apenas dos chefs de cozinha. Neste ponto, a gestão de fornecedores é crucial.
O que queremos dizer é que a qualidade dos produtos e dos alimentos que chegam até a cozinha do restaurante influenciam diretamente nos pratos que serão servidos, por isso, fazer uma boa gestão de fornecedores é tão importante para quem trabalha nesse ramo.
Se você quer evitar esse tipo de situação, leia as nossas dicas e aprenda a fazer uma gestão de fornecedores eficiente!
Qual é a importância da gestão de fornecedores para os restaurantes?
A não ser que o seu restaurante tenha horta e pasto próprios, você vai precisar contar com a ajuda de fornecedores para conseguir todos os ingredientes necessários para manter o restaurante funcionando.
Normalmente, cada fornecedor se especializa em um tipo de produto, como laticínios, carnes e verduras. Portanto, a maioria dos restaurantes tem uma rede de fornecedores para suprir todas as necessidades do estabelecimento.
O objetivo da gestão de fornecedores é coletar todos os dados sobre o fornecimento de suprimentos, como a quantidade total de fornecedores, a quantidade de produtos solicitada a cada um deles e os valores e prazos de entrega.
Com todos esses dados em mãos, você será capaz de controlar as despesas do restaurante com maior precisão, evitar atrasos na entrega dos suprimentos, diminuir desperdício de alimentos, comparar fornecedores e até mesmo mudar de fonte quando for necessário.
Como fazer uma boa gestão de fornecedores?
Algumas dicas podem ser bastante úteis na hora de fazer uma boa gestão de fornecedores. Veja!
Verifique a reputação de cada fornecedor
Antes de fechar negócio com qualquer tipo de fornecedor, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada sobre a opinião de outros restaurantes a respeito dessa empresa.
Procure feedbacks na internet, converse com colegas de ramo que trabalham ou já trabalharam com esses fornecedores e veja se existe algum processo em andamento contra essas empresas. O site Reclame Aqui é um local de fácil acesso e que contém informações valiosas a respeito de vários negócios, por isso vale a pena dar uma pesquisada por lá.
Fique atento à proximidade dos fornecedores
Se você tem um restaurante que trabalha com massas, por exemplo, não seria inteligente ter um fornecedor de massas que passa na sua cidade apenas uma vez ao mês por conta da distância.
Ter fornecedores que estão mais próximos de você também é importante para casos de pedidos de urgência. Além disso, o custo com o frete costuma ser menor quando a distância entre a sede do fornecedor e o restaurante não é tão grande.
Trate seu fornecedor como parceiro
Lembre-se que seus fornecedores não são seus empregados, eles são seus parceiros. Sabemos que fazer negociações não é uma tarefa fácil, mas tente não exagerar na barganha, pois você pode acabar perdendo um parceiro importante.
Manter uma boa relação com os fornecedores é importante não só para melhorar o preço das mercadorias, mas também para negociar prazos mais justos e até mesmo conseguir produtos que estão em falta no mercado.
Quais são os perigos de não ter uma gestão de fornecedores eficiente?
A verdade é que nem todos os restaurantes se preocupam em fazer uma gestão de fornecedores. Estabelecimentos pequenos apenas vão levando as compras na base da intuição, no entanto, isso pode ser muito prejudicial.
Restaurantes sem gestão acabam desperdiçando alimentos, tempo e até mesmo dinheiro. Também podem perder pedidos tanto no salão quanto no delivery. Se você quer que o seu negócio prospere cada vez mais, comece a investir na gestão dos fornecedores do seu restaurante.
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