A gestão de fornecedores é uma preocupação constante dos donos de restaurantes. Escolher os melhores parceiros e acompanhar a execução dos contratos demanda tempo. Ainda assim, a atenção não deve estar somente nos alimentos. Os demais insumos, como as embalagens, também afetam diretamente a qualidade dos produtos.
No caso do fornecimento de embalagens, os problemas podem gerar danos à imagem da empresa. Desde comida chegando fria à casa do cliente até sua contaminação no transporte, pode minar a confiança do consumidor. Para facilitar sua vida, preparamos 5 dicas valiosas, que vão lhe ajudar a ter os melhores fornecedores para seu restaurante. Aproveite!
1. Escolha quem prima pela qualidade dos produtos
A melhor maneira de saber se um produto tem qualidade é testando. Porém, outros pontos são fortes indicativos de um alto comprometimento com isso. Ter certificado de boas práticas de produção, atender aos parâmetros da ANVISA ou ter registro de patente dos produtos são alguns exemplos.
No caso de embalagens, ainda há testes do INMETRO para aferir a integridade e a durabilidade de materiais e do item. Investir tempo nesse, que parece ser um detalhe, eleva a confiabilidade do seu restaurante perante os clientes.
2. Avalie o custo-benefício
Mesmo que economizar seja importante para garantir a lucratividade do seu negócio, não vale a pena entregar algo de baixa qualidade, que irá afastar os consumidores, só para gastar menos. O custo-benefício deve representar um equilíbrio entre essas duas variáveis. Ao levar esse indicador em conta na hora de realizar a gestão de fornecedores é importante:
- definir insumos nos quais é fundamental priorizar a qualidade e itens em que isso é menos relevante;
- conhecer a real demanda para buscar descontos;
- negociar os valores com os fornecedores, principalmente em produtos que não são perecíveis e podem ser estocados em quantidade;
- acompanhar a execução dos contratos para assegurar que está recebendo o que foi comprado.
3. Leve em conta a capacidade e a pontualidade nas entregas
Não adianta encontrar o melhor fornecedor se ele não tem capacidade para o atendimento da sua demanda, nem pontualidade na entrega. No primeiro caso, avaliar a escalabilidade da produção dele em relação à progressão da expansão do seu negócio é a melhor maneira de obter segurança antes de fechar um contrato.
Já, quando se trata de pontualidade, pesquisar com outros restaurantes atendidos pelo fornecedor em questão é um caminho para prevenir problemas. Mas isso não elimina a necessidade de inclusão de uma cláusula contratual fixando multas em caso de atrasos injustificados ou constantes.
4. Opte por produtos amigos da natureza
Em alguns lugares a legislação exige o uso de produtos ecológicos. Mais do que isso, ser Eco Friendly é um grande diferencial competitivo e de marketing. As embalagens de papel, cumprem tanto sua função quanto são uma maneira de investir na imagem de amigo da natureza, para aumentar o número de consumidores.
5. Procure por fornecedores inovadores
Inovação é fundamental para qualquer negócio. No ramo de restaurantes as embalagens estão cada vez mais tecnológicas e inovadas. Não somente no design, como também na funcionalidade. Isto é, há o uso de materiais que mantêm o sabor e a temperatura por mais tempo, cuja degradação é mais rápida, com um método de fechamento mais seguro, etc.
Estar a par de tais novidades do mercado é uma forma de garantir a renovação no negócio, manter-se atualizado perante a concorrência, atrair novos consumidores ou atender às exigências do público. Fornecedores, quando bem escolhidos, são grandes parceiros para isso.
A gestão de fornecedores começa com as escolhas e requer um acompanhamento constante dos contratos e da qualidade do que é entregue. As dicas que elencamos facilitaram todo esse processo no seu restaurante.
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