Para garantir o sucesso de um negócio existem algumas questões que não podem ficar de lado, como é o caso da gestão de estoque. Quando bem feita, ela é capaz de reduzir os custos, garantir uma boa experiência para o cliente, aumentar as vendas e manter a qualidade dos produtos e pratos entregues.
Contudo, para alcançar todos esses resultados e tornar o seu estabelecimento ainda melhor é indispensável saber que isso não acontecerá do dia para a noite. Você deve ter conhecimento dos principais cuidados na gestão de estoque no delivery.
Por isso, preparamos este conteúdo recheado de dicas para ajudar você a aprimorar seu empreendimento. Quer descobrir quais pontos você deve dar maior atenção? Confira a seguir e comece a colocar em prática o quanto antes!
Concentre-se nos fornecedores certos
Na hora de procurar os melhores fornecedores é comum dar maior importância para a questão dos valores. Porém, existem outros pontos relevantes que contribuem com um bom gerenciamento de estoque, por exemplo: analisar a qualidade dos produtos, o prazo para o pagamento, o tempo de entrega e a disponibilidade.
Afinal, do que adianta ter um fornecedor com preços reduzidos se ele demorar para fazer as entregas, deixando você sem algumas mercadorias no estoque? Portanto, é preciso ter um equilíbrio entre esses atributos. Vale, inclusive, escolher mais de um provedor para ajudar você a ter sempre as mercadorias necessárias.
Delimite uma quantidade mínima e máxima para os itens
Não ter no estoque os itens necessários para os pratos que você entrega é uma questão muito séria, uma vez que a falta constante de ingredientes é um ponto bastante negativo para a satisfação dos consumidores. Mas muito cuidado! A solução não é a ter um estoque imenso, pois isso pode resultar na perda de produtos devido à validade.
Para encontrar o equilíbrio, é preciso que você tenha um bom controle com planilhas ou softwares, além de contabilizar a quantidade utilizada de cada item por determinado período antes de fazer os pedidos para os fornecedores. A partir disso, você poderá definir a quantidade mínima e máxima para cada mercadoria.
Preveja datas de maior demanda
Quando calculamos a quantidade de estoque de cada alimento e a embalagem para delivery, geralmente levamos em consideração a demanda de pedidos na maioria dos dias do ano, certo? Porém, é preciso também prever as datas que terão maior fluxo de entregas.
Feriados, datas especiais, fins de semana… é preciso analisar o perfil do seu público para saber quais são os momentos em que o estabelecimento mais receberá pedidos. Dessa forma, você não será pego desprevenido e terá o estoque necessário para não deixar os clientes na mão e conseguir atendê-los da melhor forma.
Conheça os prazos e a logística de entrega dos fornecedores
Após prever a quantidade de cada item que você deve ter no estoque para o delivery, é hora de alinhar as necessidades com os prazos e logísticas de entrega dos fornecedores. Por exemplo, se você sabe que a cada 5 dias precisará de determinado produto, considere o tempo que levará para os fornecedores entregarem para não realizar o pedido em cima da hora.
A má gestão de estoque no delivery não está relacionada apenas à perda de produtos e aumento dos custos, mas também à insatisfação dos clientes e má credibilidade do seu estabelecimento. Portanto, não deixe de buscar bons fornecedores e fazer uma boa análise do uso de cada um dos itens utilizados no dia a dia na cozinha e na entrega.
Este artigo ajudou você a compreender melhor como fazer uma gestão de estoque eficiente no delivery? E se você não quer se preocupar com o seu estoque de embalagens para delivery, entre em contato com a Scuadra. Só a Scuadra tem a solução de embalagem com entregas programadas que vai garantir que o seu alimento chegue sempre protegido até o seu cliente de delivery.