As vezes, diferenciar-se da concorrência é tarefa árdua para os restaurantes. Como a qualidade dos produtos, as recomendações dos consumidores e os preços são muito parecidos, a agilidade com que você entrega o prato à mesa pode ser decisivo. Por essa razão, é fundamental promover a otimização de processos na cozinha, que quando bem executados, refletem na qualidade tanto para o cliente de salão quanto para clientes do delivery.
Neste post, apresentaremos dicas práticas que podem ser aplicadas em um restaurante para otimizar seus processos. Acompanhe!
Qual a importância da otimização de processos na cozinha?
Muitas pessoas pensam que gerenciar um restaurante é o mesmo que gerenciar qualquer tipo de empresa, mas não é. Os empreendedores desse ramo estão sempre correndo e buscando maneiras para a otimização de processos.
É válido destacar que a exigência dos clientes e a sua forma de consumo são diferentes dos demais negócios. Sendo assim, é fundamental que a cozinha sempre esteja atenta aos pedidos e às restrições, além de prestar atenção ao tempo gasto para se elaborar uma refeição. Veja algumas dicas de como melhorar esse processo:
- tenha uma equipe motivada;
- automatize os processos;
- estabeleça processos e metas;
- melhore a experiência do cliente.
Quais as dicas para uma boa gestão de times no restaurante?
Escolha os melhores membros para seu time
Para montar uma boa equipe de cozinha, é necessário manter um ambiente de trabalho ajustado, a fim de que os novos funcionários se adaptem rapidamente à rotina do restaurante.
Uma grande dificuldade dos gestores é descobrir talentos apaixonados pela gastronomia e que tenham o desejo de alavancar uma carreira, iniciando por meio de funções mais usuais. Um atendimento de sucesso é indispensável. Assim, é necessário perceber a razão de aprimorar a equipe de seu restaurante e conquistar os resultados de excelência.
Treine-os regularmente
Manter a equipe produtiva e motivada é outra maneira de formar um bom time de cozinha. Os treinamentos são extremamente fundamentais. Por esse motivo, oferte aqueles que capacitem seus colaboradores para estímulos sempre maiores.
Mostre que você se preocupa com eles e investe em melhorias tanto no restaurante quanto no âmbito pessoal.
Treinar os colaboradores é investir em uma qualificação que reflete diretamente nos lucros e na satisfação dos clientes. Os treinamentos auxiliam a preservar a equipe conectada e, ainda mais, indicam um elo mais compacto e que favorece o comprometimento para alcançar metas estabelecidas.
Passe feedbacks construtivos
Nesse momento, a finalidade não é bater papo de maneira casual, mas verificar a opinião dos consumidores sobre os produtos e os serviços adquiridos. Espere o feedback e melhore os pontos em que foram identificadas falhas.
Com essa prática, você pode descobrir que o atendimento está sendo precário em determinado momento do dia, por exemplo. A partir dessa informação, você deve pensar se está faltando capacitação para os funcionários ou se é necessário contratar mais pessoas para dar conta de toda a demanda.
Desenvolva processos otimizados para o restaurante
Engajar-se de forma pautada apenas na referência de funções e ligações é algo disfuncional atualmente. A demanda elevada do mercado, tanto por agilidade quanto por produtos, força o investimento em instrumentos que diminuam fases burocráticas e falhas.
Com um programa especializado, o garçom ou o autoatendimento não precisam anotar os pedidos e já enviam-nos, sem erros, para a cozinha.
Invista em delivery
Aplicativos de cardápios digitais são uma maneira de diminuir significativamente o tempo de entrega, visto que o cliente pode escolher seu pedido onde estiver e enviá-lo prontamente ao restaurante. Com isso, a produção é menos morosa e o delivery tende a ser mais rápido.
Além do mais, essa forma de aplicação oferta mais uma vantagem ao restaurante adotante: incentivos óticos cativam os clientes, especialmente quando trata-se de alimentação.
Nos períodos em que o estabelecimento tem entregadores indisponíveis, uma maneira para não perder o fluxo de entregas é contratando o serviço de motoboys sob demanda.
Em resumo, investir na otimização de processos na cozinha é algo que deve ser priorizado pelos gestores, pois, dessa forma, terão um melhor controle sobre sua equipe e, consequentemente, atrairão mais clientes por meio de um serviço de excelência e ágil.
Gostou do post? Não perca nossas atualizações periódicas ao assinar nossa newsletter!