O setor de restaurantes trouxe muitas novidades em 2018, inclusive nos serviços para delivery. A missão em proporcionar a melhor experiência para o cliente foi bastante falada neste ano. No próximo ano, o desejo em tornar memorável cada experiência será ainda maior. E para colocar isso em prática, muitas ideias se mostram como fortes tendências 2.019 no setor de restaurantes.
Confira algumas novidades que vêm despontando neste segmento e inspire-se para inovar em seu negócio!
Inovação nas instalações
Remodelar ou adaptar o espaço existente para atender bem os clientes de salão e de delivery. No ano que vem veremos projetos elaborados de maneira inteligente e perfeita. Estruturar áreas pensadas para facilitar o fluxo de pedidos do delivery serão uma tendência em 2.019. O ano de 2.018 foi um ano determinante para o setor de delivery de comida.
Graças ao novos aplicativos de entrega e a disponibilidade de embalagens próprias, muitos restaurantes vêm se adaptando para atender essa nova demanda. Com isso, espaços projetos com esta finalidade serão tendência em 2.019. Essa prática já vem acontecendo nos Estados Unidos, como por exemplo, o restaurante Luna Grill’s, que serve comida mediterrânea.
Os restaurantes precisam de mudanças físicas em suas cozinhas e áreas de refeições. Essas mudanças vão desde linhas de preparação de alimentos à reconfigurações que expandem o espaço para a saída dos pedidos. A tendência é adequar-se a nova demanda de pedidos para delivery e os observadores deste setor dizem que é apenas o começo.
Nicole Bushnell, vice presidente de marketing do Luna Grill’s, disse “Começamos observando como todos esses serviços estavam mudando o fluxo de tráfego em nossos restaurantes durante o horário de pico. As estantes para pedidos de delivery correspondem à nossa estética geral de design e organizam os pedidos com mais eficiência. Entregas on-line e de terceiros podem entrar e sair rapidamente sem afetar outros pontos de contato com os clientes.”
Personalização
Tendência importante que está prestes a chegar aos restaurantes é a experiência personalizada aos clientes. Não será mais uma exceção a ordem “seletiva” de remoção ou adição de ingredientes. Ao contrário disso, a personalização se tornará a regra em muitos casos. Claro que esta tendência não se aplica a certos tipos de pratos finos ou curados, o que descaracteriza o prato propriamente dito.
Uma das principais razões para a personalização é a proliferação de dietas de exclusão (ter que evitar certos alimentos devido a uma doença específica ou alergia). 10% da população mundial está em algum tipo de “dieta de exclusão”. Se você levar em conta a exclusão de alimentos apenas por questões de preferência, esse número aumenta para mais de 50% da população mundial.
Automação
A automação é tendência muito forte. Desde robôs que fazem hambúrgueres e pizzas até auto atendimento , não é mais uma ideia reservada para filmes do futuro. A automação é algo que operadores de países como Estados Unidos estão de olho.
Por lá, a Pizza Hut inovou com um caminhão de pizza móvel (food truck) equipado com uma cozinha automatizada para fazer pizzas. Detalhe dessa inovação: sem interação humana fora do motorista do caminhão.
Outra novidade que talvez demore um pouquinho para chegar aqui no Brasil é o delivery realizado por drones. O Ubereats já está em movimento, supostamente projetando um sistema de entrega de drones chamado UberExpress. A ideia é que até 2021, de acordo com um relatório recente do Wall Street Journal, a entrega por drones esteja já operando.
Aplicativos de delivery
O advento dos aplicativos de entrega de alimentos aumentou a conveniência de pedidos de delivery. Esse método moderno de entrega de alimentos não apenas oferece maior facilidade, mas também é transparente. Os consumidores podem comparar menus, dar feedback e escolher entre várias opções de fornecedores de forma conveniente.
Por parte dos restaurantes, a encomenda de comida on-line também reduz as chances de perda de pedidos devido a linhas telefônicas ocupadas. Há também a economia de recursos para monitorar o telefone.
Com tantas vantagens, é esperado que os aplicativos de delivery de comida ofereçam novos recursos em 2.019. Aqui estão algumas tendências interessantes em aplicativos de entrega de alimentos:
Os aplicativos de entrega de alimentos nos surpreenderão de várias maneiras em 2019. O sucesso e transformações que ocorreram no setor de delivery de alimentos neste ano vai crescer ainda mais no ano que vem.
Embalagens
A demanda por embalagens apropriadas para diversos tipos de comida cresceu na mesma proporção do crescimento do delivery. Finalmente, donos de restaurantes entenderam que o cliente de entrega também busca por uma experiência memorável. E para que isto aconteça no delivery, a embalagem é elemento chave para alcançar este objetivo. É preciso muito mais que embalagens descartáveis para atender ao delivery.
Em 2.019 a mesma atenção dada ao preparo do alimento deverá ser dada na escolha da embalagem de delivery. Como tendências em embalagens, temos:
- Caixas personalizadas que garantam a melhor apresentação da comida;
- Embalagens que resgatem a identidade da marca e facilitem a fidelização dos clientes;
- Embalagens que favoreçam a interação do cliente com o restaurante;
- Design que desperta o interesse em compartilhar nas redes sociais;
- Estojos que permitam a separação dos diversos componentes de um prato;
- Eco-friendly;
- Materiais que suportem forno convencional e congelamento.
- QR Code;
- Chips de rastreabilidade
Se o seu restaurante ainda não investiu em embalagem com algumas destas características é melhor começar 2.019 focado nesta ideia. Com tantas opções de delivery disponíveis, seu cliente não hesitará em procurar o concorrente. É natural dar preferência por uma comida embalada de forma conveniente e com personalidade que otimiza a percepção de valor do prato.
Conclusão
A tecnologia está chegando aos restaurantes, e terá um enorme impacto sobre qual sobreviverá e qual fechará as suas portas. As cadeias de restaurantes tradicionais lideram a mudança. Por outro lado, restaurantes jovens de um único endereço podem implementar tecnologias que lhes permitem competir com a escala desses operadores.
Vale lembrar que todas essas inovações continuam focadas em otimizar a experiência do cliente. Outro ponto importante é adicionar conveniência sem perder a qualidade, da forma mais personalizada possível.
Sobre a Scuadra
A Scuadra Embalagens é uma indústria paulistana de embalagens diferenciadas, que soluciona os desafios de delivery de comida no Brasil, com sistema patenteado e focado para atender a todos os tipos de restaurantes e empresas do setor alimentício, permitindo que os pratos cheguem com qualidade às mãos do cliente.
Com as embalagens da Scuadra, os restaurantes podem transferir o padrão do prato do restaurante para o delivery e garantir a qualidade no armazenamento, com apelo favorável a saúde ao trocar a embalagem de isopor e plástico pela nossa Inbox.
Com design diferenciado e inovador, a embalagem Scuadra Inbox® possui exclusiva trava de segurança na tampa e produzida com material impermeável evitando vazamentos. Especialmente indicada para comportar alimentos quentes, frios e congelados, podendo ir ao forno convencional e micro-ondas.
É confeccionada em ambiente totalmente seguro com foco no cuidado com a higiene (do início ao fim do processo produtivo), atendendo aos requisitos das Resoluções e Portarias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA, garantindo que são próprias para o contato com alimentos.