É fato que o serviço de delivery está se expandindo cada vez mais no Brasil e já se tornou uma tendência perpétua. Dados coletados na pesquisa de Consumo Online no Brasil, estabelecida pelo PayPal, detectou que os serviços deliveries de refeições solicitados diariamente por aplicativos, indicou uma elevação de 14% para 22,1%. Esse índice despertou o interesse dos gestores de restaurantes a tomarem iniciativas assertivas para a fidelização de clientes.
Sendo assim, os empreendedores do segmento percebem a necessidade de buscar mais informações e práticas, para que os seus empreendimentos fiquem alinhados com a nova realidade do mercado. Deseja fidelizar seus clientes? Então, continue a leitura para descobrir excelentes estratégias!
1. Valorize o relacionamento empresa/cliente
Antes de falar do relacionamento tão importante que ocorre entre a empresa e o consumidor, é indispensável compreender o que é fidelização de clientes. Trata-se de um procedimento de retenção dos consumidores que a empresa já conquistou. É com intuito de fidelizar seus clientes que as organizações buscam novas iniciativas e recursos inovadores, que possam provocar insight nas pessoas que podem tornar-se público-alvo do negócio.
O que sustenta a fidelidade é a confiança existente entre o cliente e a instituição, como consequência de atendimentos e serviços diferenciados. A maioria dos clientes espera muito mais do que apresentar um bom preço e produtos de qualidade, também é desejado um relacionamento mais próximo. Essa prática demonstra melhor a intenção de conhecer de perto a satisfação e as sugestões dos consumidores.
2. Invista em cartão fidelidade
Oferecer cartão fidelidade costuma ser uma forma de atrair o cliente para novas compras. Ele sente-se estimulado em saber que terá desconto ou prêmios ao realizar várias compras. Por exemplo, você pode definir que após 10 compras o cliente pode ser beneficiado com alguma vantagem citada pelo negócio.
3. Entregue valor desde o início
A fidelização do cliente começa desde os primeiros contatos que ele faz ao demonstrar interesse pelo seu produto. A conquista perdura por todos os procedimentos que devem ser realizados até mesmo depois do delivery. O pós-compra é o que conclui e confirma o interesse do consumidor a ser fiel ao seu empreendimento.
Muitos diferenciais devem ser implementados desde o início do atendimento, pois atualmente os consumidores apresentam novos comportamentos, como:
- estão mais informados;
- têm uma cultura digital elevada;
- desejam delivery rápido e com qualidade;
- esperam feedbacks rápidos do restaurante.
4. Tome decisões com base em feedbacks
Os feedbacks são extremamente importantes para a empresa. Eles são norteadores que revelam como a organização está realizando as suas atividades, indicando o que está bom e o que precisa ser aprimorado para atender seus clientes. Portanto, pergunte, ouça, avalie e somente depois pense no que deve ser melhorado.
5. Cumpra os prazos
O não cumprimento de prazo é um dos assuntos que mais desmotivam os consumidores. Ao saber dessa fraqueza dos concorrentes, faça diferente. Informe um prazo razoável ao seu cliente, porém, surpreenda. Solucione tudo antes do prazo determinado. Isso chama a atenção e contribui para ele ficar encantado com o seu atendimento.
6. Demonstre que ele é especial
Todo mundo gosta de ser lembrado e reconhecido, não é mesmo? Um dos métodos que continua dando certo e que não é nada ultrapassado, é lembrar a data de aniversário do seu cliente. Mas não apenas lembrar, presenteá-lo com um almoço ou jantar com acompanhante, por exemplo, vai impactá-lo positivamente. Informe sobre a promoção com antecedência para ele poder se programar e usufruir desse mimo. Crie um alerta digital para que você lembre a data com antecedência.
7. Use embalagens personalizadas
Tudo que é visto é sempre lembrado, não é isso? É por essa razão que as embalagens personalizadas das empresas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Elas fortalecem a marca do seu restaurante em qualquer circunstância que possam ser vistas. Lembre-se que uma embalagem personalizada com cores adequadas ajuda na interação da sua marca com o cliente.
Como mostramos neste post, conhecer diversas estratégias para promover a fidelização de clientes, é uma iniciativa necessária para que o seu restaurante continue servindo bem os seus clientes e melhore, com sucesso, a sua posição no mercado. Tudo isso é indispensável devido ao novo comportamento do consumidor, cada vez mais apresentando exigências em relação a entregas mais rápidas e com qualidade.
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