Além de oferecer pratos saborosos, com ingredientes de qualidade, sempre com um bom atendimento e ambiente acolhedor, um restaurante de sucesso também precisa investir no fechamento de caixa. Afinal, de nada adianta ter uma equipe fenomenal se as contas não estiverem no azul no fim do mês.
Como o fluxo de caixa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, vamos mostrar cinco dicas neste post para você sempre manter a gestão organizada. Acompanhe.
Entenda o que é o fechamento de caixa
Basicamente, o fechamento de caixa é um processo que analisa as entradas e saídas de um restaurante, dentro de um período.
Ao colocá-lo em prática, é possível analisar se as movimentações financeiras correspondem com o dinheiro em caixa, sendo preponderantes na identificação de gargalos ou pontos positivos.
O ideal é que a análise aconteça diariamente, corrigindo possíveis falhas de uma forma preventiva, antes que o problema se agrave.
A ideia é justamente observar se houve alguma pendência no caixa ou dinheiro a mais. Tudo auxilia nas tomadas de decisões, como quantidade de alimentos a serem adquiridos, investimentos etc.
Portanto, o fechamento de caixa faz com que a gestão fique mais organizada, com bons resultados na rentabilidade do seu negócio. Ao longo do processo, você deve atentar para alguns detalhes, tais como:
- pense na frequência de fechamento ― o ideal é diariamente;
- indique um responsável pelo fechamento ou faça você mesmo;
- deixe um fundo de troco, valor inicial antes da abertura;
- faça o fechamento em um sistema eletrônico;
- veja como será feita a sangria.
Agora que você já está por dentro do assunto, vamos às dicas que ajudarão a otimizá-lo!
1. Defina as tarefas
Ao criar um cronograma de fechamento de caixa, você deve delegar as tarefas para sua equipe, como quem ficará no caixa, quem fará as transações, o responsável pelo fechamento, entre outras responsabilidades.
Dessa maneira, você descentraliza a rotina, tornando tudo mais flexível e com resultados positivos.
2. Estabeleça um valor inicial
Todo restaurante deve estabelecer um valor a ser deixado no caixa antes mesmo de as portas se abrirem. Afinal, trata-se de uma rotina que faz parte do troco.
Registre sempre esse saldo e a diferença deve ser levada em consideração no fim do dia, principalmente no momento do fechamento.
Por isso, um sistema de gestão auxilia imensamente no processo, pois você insere os valores e o software faz os cálculos.
3. Anote as entradas e saídas
Trata-se de uma iniciativa fundamental no fechamento de caixa e que também necessita de um software de gestão no processo.
Afinal, todas as entradas e saídas devem ser devidamente registradas. Ao inserir comandas eletrônicas, tudo o que se consome já vai automaticamente para o programa.
Além disso, os registros fornecem dados que ajudam nas tomadas de decisões. Não se esqueça de considerar suas sangrias nas saídas.
4. Faça a conferência dos valores
A conferência de valores é importantíssima para você planejar as ações, promover uma reserva e projetar investimentos. Como tudo depende de uma estratégia, nada melhor do que a organização financeira.
Por isso, fechar o dia com o dinheiro em caixa é essencial para o sucesso do seu restaurante. Afinal, há os custos fixos e variáveis, necessitando sempre de uma gestão eficiente.
5. Feche o caixa
Por fim, mas não menos importante, está o fechamento do caixa. Ele é a soma de todas as entradas menos as saídas, apresentando o resultado do dia.
Seguindo nossas dicas, certamente o fechamento de caixa em seu restaurante estará sempre sendo conduzido de uma forma adequada, priorizando a evolução em seu negócio.
E você, gostou do nosso post? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Instagram, LinkedIn, Facebook e Pinterest.