Sabe a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois então, ela nunca foi tão verdadeira quando o assunto é embalagem e fast food.
Afinal, o que leva uma pessoa até o fast food? A necessidade de comer um lanche prático, gostoso e rápido, certo? Então, para atender essa expectativa, saiba que a embalagem é o item que vai viabilizar a melhor experiência para o seu cliente no delivery.
A importância da embalagem e fast food
Embalagens atraentes podem chamar a atenção do consumidor e influenciar a sua decisão de compra. E isso não se aplica somente a produtos num mercado ou numa loja, mas também às redes de fast food, pois o cliente que leva a refeição a outro lugar numa embalagem a conduzirá ao alcance visual de muitas pessoas.
E isso não se resume somente ao mundo real, mas também ao virtual. Pessoas gostam de compartilhar embalagens de produtos. Algumas empresas chegam a oferecer bônus a quem faz isso, o que aumenta as chances de consumo do produto. Afinal, em muitos casos, a recomendação de um amigo pode ser mais eficiente do que um anúncio.
Para a embalagem ser bonita é preciso escolher bem a tipografia a ser usada, que tenha personalidade e seja fácil de ler, assim como a cor, que deve se destacar dos competidores e transmitir a mensagem que a marca quer passar.
A embalagem no delivery de fast food
O aumento dos pedidos para delivery está obrigando muitas redes de fast food inovarem em suas embalagens. E sabe por quê? Embalagens descartáveis utilizadas no salão não atendem às necessidades do delivery.
A embalagem para fast food no delivery precisa assegurar que o alimento esteja perfeitamente protegido. Se ocorrer vazamento de conteúdo, como por exemplo, molhos, o cliente não terá uma boa experiência.
Como já dito acima, é natural as pessoas compartilharem fotos de comidas e embalagens nas redes sociais. A boa apresentação da refeição deve estar perfeita ao chegar nas mãos do cliente.
Outro ponto importante é que, muitos clientes deixam de comprar de você, caso vejam nos aplicativos como iFood ou Rappi, imagens ou comentários negativos sobre sua embalagem.
Relação entre embalagem e marca
Branding é todo trabalho ligado à gestão da marca com o objetivo de torná-la mais conhecida e desejada. Isso diz respeito não apenas ao seu visual, mas também a sua concepção, o que pode envolver ações de marketing, comerciais e outros departamentos.
Por isso, o branding geralmente envolve um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer a marca. E devemos lembrar que marca não é só um logo, nome da companhia, mascote ou o site, mas sim tudo aquilo que for referente a você como membro da empresa.
Se uma marca capricha em tudo — produto, marketing, distribuição, pontos de venda, etc. — mas peca na embalagem, este pode ser um erro fatal.
A marca também é representada pela embalagem do produto. Ela transmite ao cliente a promessa de entrega de um produto de qualidade e uma ótima experiência.
Para isso, a identidade visual da marca também deve ser incrível, pois logos criativos e o uso de outros elementos — como ícones — conquistam com mais facilidade o coração e a mente dos consumidores.
Como a embalagem pode ajudar a segurança ambiental
As embalagens são desenvolvidas para proteger, conservar e transportar os alimentos. Por mais que elas também precisem ser atraentes, essa é a função principal.
Afinal, assim, o consumidor não é exposto a riscos alimentares, tais como micro-organismos e outras formas de contaminação, enquanto leva o alimento até a sua casa.
O tempo de decomposição de uma embalagem pode variar de acordo com o material. O papel leva em torno de 3 meses, o saco plástico em torno de 40 anos e as latas de alumínio podem levar mais de 100 anos.
Por isso, a embalagem de papel é benéfica nesses dois sentidos: protege o alimento e se decompõe mais rapidamente, o que é bom para a segurança ambiental.
Como sua produção também requer ações como corte de árvores, extração de petróleo, entre outras, algumas marcas já têm as setas apontadas para embalagens sustentáveis por possuírem um tempo de decomposição menor, além de criarem uma imagem positiva para a empresa.
Considere também, que a tendência é o banimento das embalagens plásticas descartáveis em estabelecimentos de food service. Além disso, tenha em mente que o isopor é um tipo de plástico e que, portanto, não é uma boa alternativa de embalagem sustentável.
Recentemente, o prefeito da cidade de São Paulo, sancionou a uma lei que proíbe plástico em restaurantes de SP, o que está gerando inovação e mudança de comportamento
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