É incrível a capacidade de determinados empreendedores em enxergarem oportunidades ao seu redor. É o que está acontecendo com vários restaurantes, principalmente nos EUA. Saiba o que as redes famosas de food service estão fazendo em meio ao coronavírus para ajudar os consumidores e ainda assim, manter o fluxo de caixa.
Sim, a situação parece caótica, mas é no meio do caos que aparece uma infinidade de oportunidades à nossa volta. A questão é: Onde você deve direcionar o seu foco durante esses dias?
O objetivo desse texto é estimular você, operador de food service, a focar nas oportunidades que temos agora. Desvie os olhos daquilo que não temos o controle. O que você fizer agora, determinará sua sobrevivência ou não quando toda essa situação se normalizar.
Oportunidades
É fato que as oportunidades aparecem em meio à crise. Talvez não seja a salvação de tudo, mas, pequenas oportunidades podem fazer muita diferença. Elas também podem determinar como o seu negócio estará em um futuro próximo.
Separamos aqui, algumas ações que algumas redes famosas de food service estão fazendo em meio ao coronavírus e que podem te inspirar. Talvez, iniciativas como estas podem trazer ideias para você fazer algo diferente, que ajude o seu negócio e seus clientes.
A ideia é focar naquilo que você pode realizar e não naquilo que o seu negócio está perdendo. Dirija sua atenção não nas perdas que você está tendo, e sim, naquilo que pode ser feito para amenizar seus prejuízos.
Com a impossibilidade em atender o cliente no salão, muitas redes de restaurantes estão alavancando suas capacidades de fornecimento para suprir as necessidades básicas de alimentos de seus clientes, oferecendo mantimentos.
Redes como Panera Bread, Subway, Fogo de Chão e Mc Donald’s estão nesta lista de restaurantes que estão se adaptando à pandemia e tentando diminuir a ida dos americanos aos supermercados.
Panera Bread
O Panera Bread, cadeia de fast-casual com sede em St. Louis, EUA, está oferecendo produtos de panificação, laticínios, frutas e hortaliças.
Estes itens estão disponíveis em seus mais de 2.000 locais, no take-out, em coleta na calçada ou drive-thru, bem como no delivery.
Eles podem ser pedidos com os itens de menu regulares da Panera ou separadamente no site ou aplicativo da cadeia. As compras da Panera Grocery permitem acumular pontos de recompensa no programa de fidelidade o que é um incentivo aos clientes.
Subway
Mais de 100 restaurantes Subway no sul da Califórnia estão se transformando em mercearias improvisadas, vendendo ingredientes de restaurantes, como alface higienizada e sopas congeladas.
Esta ação é para consumidores que procuram uma maneira rápida e segura de obter mantimentos sem entrar no supermercado.
Apelidado de Subway Grocery, o programa beta permite que os clientes comprem itens on-line, como pão assado, delicatessen, queijo fatiado, legumes e sopas.
Os pedidos de retirada na calçada podem estar prontos em uma hora em alguns locais. As ordens de entrega, disponíveis em metade dos locais, são feitas no mesmo dia, geralmente em duas a três horas.
O objetivo é oferecer aos consumidores uma maneira rápida e segura de obter certos itens de consumo. Adicionalmente, permite que os franqueados suplementem os pedidos externos. Em locais que fazem entregas, também permite que os restaurantes mantenham mais funcionários na equipe.
Fogo de Chão
A rede de churrascaria brasileira Fogo de Chão nos EUA, também está sendo criativa. Neste período, está oferecendo cortes de carnes premium para os clientes cozinharem em casa.
Mc Donald’s
Agora, mais do que nunca, o Mc Donald’s está comprometido em servir as comunidades locais em todo o mundo. Na Austrália, isso envolve mudar o menu para oferecer algo que nunca venderam antes: itens de supermercado.
Na quarta-feira, 01/abril/20, o McDonald’s Corp., com sede em Chicago, anunciou que seus restaurantes na Austrália também começariam a vender ingredientes de menu como mantimentos.
Na Austrália, muitos itens essenciais dos supermercados estão limitados devido ao recente excesso de compras.
Reconhecendo isso, os restaurantes franqueados e McCopCo adicionaram itens básicos de comida, como leite e pão, a seus menus regulares. Isso permite que os clientes comprem itens básicos que costumam encontrar em supermercados, pelo delivery ou pelo Drive Thru.
“A primeira rodada de alimentos de conveniência disponíveis no McDonald’s inclui creme de leite e leite desnatado, muffins ingleses e pães gourmet. Esperamos estender a gama de ofertas básicas de conveniência para incluir ovos e outros produtos nas próximas semanas ”, afirmou a rede.
Adaptação e oportunidade
De fato é preciso ter coragem para se adaptar. Mas a certeza é que ficar parado esperando que tudo mude à favor do negócio não é a melhor escolha.
Aceite as mudanças do momento e as oportunidades que aparecem na crise. Ache uma maneira de resolver os problemas com criatividade. Utilize a estrutura que o seu negócio já tem e crie algo que seja praticável. Faça algo parecido com o que redes famosas de food service estão fazendo em meio ao coronavírus
O verdadeiro empreendedor é aquele que ao se deparar com um problema, tem a capacidade de focar na sua solução.
Ser um empreendedor é encontrar o problema de alguém e torná-lo como seu. Encontrar uma dor e encontrar meios de aliviar essa dor.
Assim, vamos utilizar o momento de caos e focar em soluções e se você agir agora, tudo, a seu tempo, voltará ao normal.
Fonte: Nation’s Restaurant News