Hoje, embalagens são parte do cotidiano. Além de garantirem a segurança dos produtos consumidos, são úteis. Principalmente quando se trata das opções que vão ao forno ou ao freezer. A evolução da embalagem também é um marco no delivery de comida pronta.
Esses itens têm se tornado cada vez mais importantes para a decisão de compra, seja em supermercados, seja em deliveries. Inovação, design, utilidade, segurança e atendimento à legislação fazem parte das necessidades que devem ser atendidas por esse produto.
Nesse sentido, a evolução da embalagem é uma constante. Entender esse processo é fundamental para oferecer os recipientes mais adequados para os seus clientes. Por isso, preparamos este artigo que lhe dará informações valiosas. Aproveite!
Como ocorreu a evolução da embalagem ao longo do tempo?
Dos barris de madeira aos vidros e latas, passando por sacos de papel, até chegar no alumínio, papelão e plástico que são usados atualmente, a evolução da embalagem teve um papel imprescindível no desenvolvimento do food service.
A revolução industrial foi um marco desse processo, pois a necessidade de escalabilidade e de baixo custo ganharam importância. Porém, foi com o surgimento do supermercado que as embalagens passaram a precisar atender aos requisitos que hoje consideramos indispensáveis:
- capacidade de conservação dos alimentos por longos períodos;
- durabilidade e resistência para serem transportadas;
- clareza das informações contidas nos rótulos;
- design atrativo e útil para o marketing.
Nesse momento, o papelão e o plástico se tornaram as matérias-primas mais comuns, evoluindo para as embalagens que vão ao forno, micro-ondas, geladeira e freezer. Assim, com a valorização, cada vez maior, da sustentabilidade, o papel tem ganhado a preferencia, pois diferente do plástico ele é eco-friendly.
Além disso há as opções futuristas, como as embalagens inteligentes, que são capazes de controlar as condições do alimento e permitir o acesso do consumidor a tais informações, evitando o consumo prejudicial de algo estragado.
Quais são os quesitos de qualidade e desenvolvimento de embalagens que vão da geladeira para o forno?
A resistência de uma embalagem a altas e baixas temperaturas depende da matéria-prima com a qual foi produzida, bem como dos tratamentos que recebeu para tanto.
Desta forma, o desenvolvimento desses produtos deve atender a todas as normas dos órgãos reguladores. Sendo a qualidade deles subordinada a critérios testáveis por fabricantes ou institutos independentes que oferecem certificação.
Como escolher embalagens com resistência a temperaturas?
Para ir da geladeira ao forno, uma embalagem deve assegurar que o alimento em seu interior não sofra alterações. Desde a consistência até o sabor, a embalagem, deve garantir a segurança para o consumo.
Assim, escolher uma opção que tenha resistência térmica deve levar em conta diversos critérios.
Para isso, preparamos algumas dicas. Veja!
Teste como um cliente do seu restaurante
Um erro comum de muitos restaurantes é não testar as embalagens que envia para o cliente.
Isso deve ser feito verificando a resistência ao transporte e durante o uso. Logo, é primordial analisar se tais recipientes podem ir ao forno, geladeira, micro-ondas ou freezer e como se comportam e impactam a qualidade do alimento.
Escolha bons fornecedores
Bons fornecedores se preocupam com qualidade, e buscam inovar sempre para que o cliente final fique satisfeito. Ou seja, mais que só a empresa da qual você vai comprar, deve-se escolher um parceiro para o negócio. Assim, observar credenciais e certificações é uma maneira de verificar isso.
A Scuadra pode ajudar com esse tipo de embalagem. Sendo autorizada pela Anvisa, seus produtos atendem às normas de qualidade e segurança alimentar. Além disso, oferece opções eco-friendly, que podem ser congeladas e aquecidas. Também possuem diferenciais como suas travas de fechamento que têm registro de patente.
Em suma, a evolução da embalagem, desde seu surgimento, buscou manter alimentos seguros para o consumo. Consequentemente, elas ganharam várias utilidades como ir da geladeira e para o forno. Outra evolução é a atenção ao descarte, diminuindo o impacto ambiental. O desenvolvimento das embalagens hoje é mais complexo, o que amplia os critérios de qualidade.
As embalagens personalizadas também vem evoluindo à passos largos, o que é benéfico para as estratégias de marketing.
Desta forma, para atender melhor os clientes, os restaurantes devem ter maior atenção na escolha das embalagens.
A Scuadra, como um fornecedor parceiro, está sempre evoluindo para oferecer inovação, sustentabilidade e qualidade. Entre em contato e conheça mais de nossos diferenciais. Estamos preparados para ajudar seu restaurante a entregar o melhor!