É perceptível que todos os setores empresariais se desenvolvem rapidamente com a chegada da tecnologia, isso eleva a competitividade entre elas. Contudo, a concorrência pela busca de destaque no mercado exige que as corporações cometam menos erros no atendimento ao cliente.
À vista disso, é fundamental tomar iniciativas para evitar que certos erros aconteçam. Neste post, vamos apresentar alguns erros mais comuns que os restaurantes cometem quanto ao atendimento da clientela. Acompanhe!
1. Demora no atendimento
Todos sabemos da correria das pessoas em quase todas as suas tarefas diárias. Por esse motivo, as empresas precisam otimizar suas estratégias de atendimento para que se tornem mais ágeis. O uso de tecnologias inovadoras é um recurso que deve ser usado intensivamente nos negócios, como softwares, produtos modernos, como embalagens para delivery, entre outros.
2. Cobranças equivocadas
Eis um erro que deixa o cliente bem aborrecido, é ser cobrado de forma equivocada. Já imaginou ter que esperar refazer os cálculos de uma cobrança feita de maneira errada no que se refere ao valor ou, até mesmo uma cobrança de uma compra que não é sua, ou seja, era de outro cliente. Isso gera grande transtorno para o consumidor, sendo preciso ser rigorosamente evitado.
3. Falta de treinamento da equipe
Profissionais mal treinados demonstram isso claramente nos momentos do atendimento, deixando transparecer o quanto a empresa é despreparada no trato com seus profissionais. Um restaurante com boa gestão, assim que admite novos colaboradores, se preocupa em orientá-los intensivamente quanto aos tratos com os seus clientes, o que, por vezes, atender bem e rápido torna-se uma marca do negócio.
4. Limitação nos canais de comunicação
Como as pessoas estão cada dia mais conectadas, limitar o número de canais de comunicação na empresa é redução de renda na certa. A diversidade de meios comunicativos ajuda a instituição a alcançar mais leads e a selecionar melhor o seu público alvo, além de deixar seus clientes sempre bem informados de tudo que sua empresa oferece, como promoções, novidades, facilidades para os clientes etc.
5. Falta de atenção nos pedidos
Imagina você chegar em um restaurante, fazer seu pedido, aguardar, e ainda receber o produto errado. Isso ocorre unicamente por falta de atenção de algum colaborador. Afinal, o processo de atendimento passa por diversas etapas antes de chegar ao cliente, não é mesmo?
Vale destacar que para evitar esse tipo de erro, todos os profissionais devem estar atentos aos detalhes do pedido para que nenhum engano aconteça. Já pensou você pedir uma salada sem maionese e recebê-la coberta de desse produto? Isso é bem desmotivador, não acha?
Outro ponto importante é a atenção com as embalagens para delivery. Estas devem assegurar que o alimento chegue em perfeito estado às mãos do cliente, sem vazamentos. A apresentação do prato deve estar perfeita no momento da entrega.
Conforme mostramos, são diversos os erros que podem cometer ao atender sua clientela. Para serem sanados ou, pelo menos, minimizados, é interessante encontrar medidas eficazes para evitá-los. Sendo assim, é necessário dar atenção às sugestões e reclamações, se preocupar com as entregas dos produtos, ampliar os canais de comunicação e conscientizar a equipe dos erros cometidos.
Esse conteúdo ajudou você a saber como reduzir os erros que podem ocorrer ao atender seus clientes? Então, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco! Quer saber mais sobre a Scuadra? Acesse nosso site.