O EPI para cozinha, também conhecido como Equipamento de Proteção Individual, é um elemento fundamental para realizar qualquer tipo de serviço em cozinhas de restaurantes. Essa ferramenta de proteção promove segurança, tanto para o profissional como para os alimentos manuseados.
Além de oferecer um ambiente de trabalho seguro, o uso dos EPIs ajuda a evitar acidentes e problemas referentes à segurança do trabalho no restaurante. Ainda, ao ser percebido pelos clientes, ajuda o negócio a ganhar credibilidade no mercado. Conheça alguns EPIs indispensáveis na cozinha de um restaurante. Acompanhe!
Touca descartável
A touca descartável é um acessório essencial em ambientes de preparação de alimentos em restaurantes, pois ajuda a garantir a higiene e prevenir a contaminação cruzada. Feita de materiais leves e descartáveis, a touca é fácil de usar e de remover, proporcionando um nível adicional de segurança para os clientes que consomem alimentos preparados no local.
Ao utilizar toucas descartáveis, os restaurantes demonstram seu compromisso com a qualidade e segurança alimentar, criando um ambiente mais confiável e higiênico para seus clientes.
Luvas de proteção
As luvas de proteção são um EPI essencial para trabalhadores de restaurantes, especialmente aqueles que lidam diretamente com alimentos. As luvas ajudam a prevenir contaminações, impedindo que as mãos do trabalhador entrem em contato direto com os alimentos.
Além disso, as luvas de proteção ajudam a prevenir cortes, arranhões e queimaduras nas mãos dos funcionários, oferecendo uma camada adicional de proteção e segurança. As luvas de proteção devem ser trocadas regularmente e descartadas após o uso para garantir a eficácia da proteção contra a contaminação.
Mangotes
Mangotes são EPIs utilizados em restaurantes para proteger os braços dos trabalhadores contra cortes, queimaduras e outros riscos relacionados à manipulação de alimentos e equipamentos de cozinha. Feitos de materiais resistentes, como PVC ou látex, os mangotes são leves e confortáveis de usar.
Proporcionam uma camada adicional de proteção para os trabalhadores. Além disso, as mangas são fáceis de limpar e desinfetar, garantindo a higiene e segurança alimentar nos ambientes de preparação de alimentos.
Avental
O avental é um EPI essencial em restaurantes, pois ajuda a proteger os trabalhadores contra respingos de alimentos quentes e substâncias químicas usadas na limpeza, no manuseio de alimentos e diante do fogão. Quanto mais denso, maior a proteção do tronco do trabalhador.
Feitos de materiais resistentes e duráveis, como PVC ou poliéster, os aventais são fáceis de limpar e desinfetar. Podem servir também para padronizar a vestimenta dos profissionais da cozinha.
Máscara
O uso de máscara em cozinhas de restaurantes é um hábito importante para evitar a contaminação dos alimentos durante a expiração ou fala do profissional, e assim, proteger a saúde de todos os que consumirem os alimentos. A máscara ajuda a evitar a propagação de partículas de saliva e gotículas respiratórias, que podem conter bactérias, vírus e outros patógenos. Além disso, a máscara ajuda a prevenir a ingestão de partículas de alimentos ou produtos químicos que possam estar no ar.
Enfim, o uso de EPI para cozinha, é um equipamento essencial nas atividades diárias de um restaurante. A segurança no trabalho é definida pelas NR’s que precisam ser atendidas à risca pelos restaurantes para evitar multas e outros transtornos. Esses equipamentos podem ser encontrados em lojas de EPIs físicas ou virtuais.
Achou o assunto importante para seu restaurante? Para informar-se sobre vários outros assuntos, o que acha de nos seguir nas redes sociais? Estamos presentes no Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, Linkedin, YouTube.