A transformação digital de nossos dias vem causando um boom no setor alimentício, sobretudo com a oferta de aplicativos de delivery. E uma peça-chave para o sucesso desse tipo de negócio é o transporte de alimentos.
O ideal é que, quando a produto delivery chega às mãos do cliente, as características nutricionais e de consumo, como sabor, textura e temperatura, entre outros, estejam preservadas na comida.
Para garantir que o alimento seja transportado em perfeitas condições até o consumidor, algumas medidas são necessárias. Veja cinco cuidados imprescindíveis ao oferecer um serviço de delivery para seus clientes.
1. Tempo
O tempo é o principal fator de conservação na maioria dos casos de produtos alimentares. Quanto mais a comida demora a chegar às mãos do cliente, maior será também a insatisfação dele com a marca.
Mas não é só isso, o tempo também é determinante para preservar as condições ideais, como sabor, textura e temperatura. Ou seja, o meio de transporte deve estar alinhado com a identidade da marca e também com as características do produto a ser entregue.
2. Armazenamento durante o transporte
A adoção de bicicletas para transporte de alimentos veganos pode ser uma forma de se identificar com o público-alvo, mas não é eficaz para cobrir longas distâncias, por exemplo.
O ideal é que, em todos os casos, comida e bebida sejam transportadas com o máximo de firmeza e estabilidade. Por isso, durante a escolha da embalagem, deve-se levar em conta não só as características do produto, mas também de armazenamento durante o transporte.
3. Temperatura
A temperatura adequada ao consumo de determinada comida não é importante apenas para o paladar do cliente. Essa é também uma questão de segurança, pois ajuda a evitar contaminação e deterioração do produto.
Por isso, tanto no caso de alimentos servidos quentes, frios ou congelados, a oscilação de temperatura durante o transporte deve ser a menor possível. Assim serão mantidas as condições mais próximas do momento em que o prato foi preparado.
4. Apresentação do prato
Por se tratar de delivery, o cliente já pressupõe que o prato não será entregue exatamente como seria apresentado no local em que foi preparado. Apesar disso, a embalagem deve proporcionar uma apresentação saudável e atrativa.
Alimentos devem ser separados de acordo com a forma de consumo. Frios não devem ser embalados junto com quentes, bebidas devem ser colocadas em compartimentos próprios etc. E tudo visualmente agradável. Complementos, como sachês e guardanapos, também são bem-vindos.
5. Embalagens para transporte de alimentos
Como pudemos notar nos parágrafos anteriores, escolher a embalagem adequada é fundamental para garantir a integridade dos alimentos. E, nessa hora, não há limites para a inovação e a criatividade.
Há diversos tipos de embalagens no mercado, voltadas para todo tipo de alimento, garantindo a preservação de características como sabor, temperatura e apresentação. Além disso, a opção por embalagens personalizadas também é uma forma de agregar valor à marca e ao produto.
As principais variáveis que devem ser observadas na escolha da embalagem para alimentos delivery são o material, o formato, o design e o fornecedor. Com atenção a elas, será possível preservar o alimento, montar uma boa apresentação e ainda colocar sua marca em evidência.
Em suma, o transporte de alimentos, mais que um risco à qualidade, é uma oportunidade de usar soluções criativas e financeiramente viáveis para alavancar suas vendas. E se você quer mais ideias para promover seus produtos, que tal assinar nossa newsletter? Assim você fica por dentro das principais tendências do mercado!