Além de assegurar a qualidade dos alimentos e bebidas, a embalagem para delivery tem um papel fundamental para a imagem e fama de uma marca — ainda mais com a recente ampliação dos serviços de entrega em domicílio por conta da pandemia e aumento da procura por se adaptar ao estilo de vida da atualidade.
Restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios precisam ficar atentos à melhor forma de acondicionar os produtos que serão transportados, tanto quanto ao material, o design e o padrão dos recipientes usados nas entregas. Isso pode colocar a imagem de um negócio em jogo, fazendo a diferença na hora de ganhar ou perder um cliente.
Ainda tem dúvidas de que a embalagem para entrega importa? Neste texto, explicamos com detalhes a relevância desse assunto para seu empreendimento. Então, continue lendo e confira!
A apresentação do alimento
No delivery, o cliente deseja que o estabelecimento mantenha o mesmo padrão de qualidade que encontra ao comer na loja física. Se pede um sushi ou uma pizza, por exemplo, ele espera que esse alimento chegue em sua casa na temperatura adequada e com o aspecto similar ao que encontraria no restaurante.
Nesse contexto, a embalagem é primordial para manter a apresentação da refeição adequada também na entrega. Ter atenção ao material, tamanho e formato ideal para o prato na hora dessa armazenagem evita que o transporte modifique a aparência do alimento e, por consequência, que o cliente tenha uma experiência negativa e avalie a sua empresa de maneira ruim.
A imagem da marca
A embalagem também serve com uma ferramenta de marketing para o negócio, graças à sua identidade visual. Afinal, ela ajuda a moldar a visão do consumidor sobre a sua empresa. Esse, inclusive, pode ser o primeiro contato do cliente com seu restaurante, podendo ser usado até como estratégia de branding.
Com uma personalização, você pode fazer com que sua marca esteja mais presente nas embalagens e, assim, passe a ser reconhecida pelo público. Aproveite também para usar estratégias atuais e tecnológicas, como QR code, avaliação de clientes, entre outras tendências.
A proteção dos alimentos e bebidas
Esta é, talvez, a função mais óbvia de uma embalagem para delivery: proteger os produtos sem interferir no sabor e textura, para que não cheguem ao destino com aspecto sujo, amassados ou bagunçados. Assim, o cliente sentirá que o dinheiro foi bem gasto!
Porém, ainda há bastante negligência na área, apesar de todas as inovações. Para isso, a embalagem deve guardar os alimentos e bebidas de qualquer interferência do meio — se for o caso, pode até conter um lacre de segurança para dar mais confiança ao cliente. Tenha cuidado com essas e outras armadilhas que possam arruinar a sua entrega!
Embalagem para delivery alinhada com a legislação
Estar alinhado com as legislações vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também é de extrema importância para seu negócio, pois, sem isso, é possível causar grandes prejuízos com multas e outras penalidades.
Visto isso, não deixe de conhecer a regulamentação desse setor. As regras incluem principalmente a necessidade de que as embalagens não transmitam substâncias tóxicas aos alimentos nem alterem suas propriedades, evitando problemas à saúde.
Alguns plásticos são proibidos por serem especialmente perigosos quando aquecidos ou resfriados, enquanto papéis cartonados são uma excelente opção. Já quando a questão é produto ecológico, é preciso estar atento, uma vez que alguns materiais reciclados não podem ser usados para comportar nada comestível e outros não são bem aproveitados.
Vale reforçar também que as leis exigem que invólucros contenham informações verdadeiras e claras sobre o produto. Para não ter problemas com a legislação, busque sempre fornecedores de confiança e que tenham boa fama no mercado.
O impacto na saúde e o no meio ambiente
Além de evitar vazamentos e avarias, a embalagem precisa ser higiênica e segura. Modelos de isopor ou plástico, por exemplo, podem ter problemas com microderretimento e causar danos à saúde dos clientes.
Ademais, na maioria das vezes esses recipientes não são recicláveis, e quando são, o descarte é feito sem reaproveitamento, podendo comprometer o ambiente e, ainda, gerar uma imagem negativa à sua marca.
Por outro lado, fazer uma boa escolha de embalagem transmite uma sensação de que tudo foi feito e entregue com cuidado, prezando a satisfação do cliente — detalhes que conquistam o coração dele.
A experiência do usuário
Engana-se quem pensa que a experiência do usuário importa apenas no que se refere ao atendimento e à degustação do produto. Desde o primeiro contato com o restaurante até o último, tudo pode fazer muita diferença. Muitos estabelecimentos já estão começando a investir mais em embalagens por saberem a relevância dela na fidelização de clientes.
Há vários motivos para isso, como a satisfação que o consumidor tem de pagar por um alimento que tem uma apresentação bem escolhida. Pode parecer bobagem, mas já imaginou qual seria a reação do cliente se um pedido fosse entregue em uma sacola de supermercado amassada? Certamente ficaria desapontado com o descaso.
Outro ponto importante nisso, é quando a embalagem para delivery facilita o consumo. É vantajoso proporcionar um recipiente que seja de uso simplificado para que ele possa aproveitar esse momento com tranquilidade. Afinal, ninguém gosta de estar com fome em frente a um prato delicioso, mas sem conseguir desembalá-lo.
A segurança alimentar
Alimentos que não são seguros para o consumo certamente podem causar problemas para seu estabelecimento. Porém, o cuidado vai muito além de só se atentar a validade dos ingredientes.
É inegável que refeições sempre estão sujeitas a alterações, seja por empregados que agem de maneira maldosa, seja em razão de acidentes. Recipientes selados são uma excelente maneira de prevenir que adversidades como essa ocorram na sua empresa.
As embalagens seladas permitem que tanto você quanto o consumidor tenha maior controle da segurança alimentar dos produtos. Com isso, evita-se perda de clientes e insatisfação com a qualidade dos seus serviços.
Na hora de escolher um fornecedor é fundamental procurar uma embalagem para delivery personalizada, com um bom design e que atenda às necessidades específicas do seu negócio. A Scuadra, por exemplo, oferece vários diferenciais que ajudam a manter o padrão do seu restaurante e podem ser positivos para ampliar o reconhecimento da sua marca. Seja qual for sua escolha, faça uma pesquisa atenta para encontrar a melhor solução!
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