Mais do que um nome e símbolo atraentes, uma marca engloba todas as características da relação entre empresa e consumidor, desde as concretas até as mais subjetivas.
No entanto, mesmo que as percepções desses aspectos aconteçam na cabeça e no coração do cliente, a empresa conta com maneiras de geri-las com o objetivo de construir sua marca em uma direção estratégica e positiva. É aí que entra o Branding!
Siga a leitura deste post para entender o que é essa estratégia, além dos benefícios usufruídos pelos gestores que nela apostam.
O que é Branding?
Trazendo para o bom português, Branding é a gestão da marca. Ou seja, são ações planejadas e executadas com a intenção de guiar a percepção que o público-alvo tem de determinada marca para o cenário que é mais valioso para ela.
Esses esforços visam tanto construir e posicionar marcas mais recentes no mercado, como também fortalecer aquelas já consolidadas junto ao público.
Por que é importante investir nesta estratégia?
Valor percebido
Todos sabemos que alguns produtos muito similares podem apresentar preços bem diferentes, certo? Isso está intimamente ligado à psicologia do consumidor. Junto com um produto ou serviço, muitas vezes o cliente compra um status, uma crença, uma experiência ou a confiança na qualidade e atendimento.
Tudo isso está invisível na prateleira da loja, mas foi criado através do Branding. Poder escalar o preço dos produtos é uma das grandes vantagens do investimento nestas ações.
Reconhecimento
Existem marcas que dispensam apresentações. Isso é fruto de um trabalho bem executado de Branding.
A empresa que pensa em uma experiência positiva e integrada para seus clientes, do atendimento aos canais de venda, da comunicação à identidade visual, acaba por se tornar autoridade junto à sua audiência.
Muitas vezes, a marca que aposta em Branding vira sinônimo de todo o seu segmento de atuação na mente das pessoas. Quer presença melhor que essa?
Redução de investimentos em mídia
Se o trabalho de gestão de marca cumprir seu papel, é muito provável que a empresa possa reduzir seu orçamento em publicidade.
Isso porque, enquanto outras marcas necessitam desta ferramenta para se apresentarem ao mercado e reforçarem sua imagem, a marca bem construída já fez isso através de todos os outros pontos de contato com o consumidor.
Como o design de embalagem se conecta com o Branding?
Se o Branding é criado através dos mais diferentes pontos de contato na relação de consumo, a embalagem do produto é uma excelente oportunidade de colocar tijolinhos nesta construção.
Uma embalagem diferenciada tem o poder de atrair os olhos do cliente para o seu produto, além de dizer muito sobre a qualidade que se pode esperar daquela experiência de compra. Por isso, o design de embalagem é peça fundamental no quebra-cabeça da construção de marca.
Com todas as vantagens que o Branding apresenta às marcas, fica fácil entender como ele pode beneficiar as mais diversas corporações, desde as em estágios mais iniciais, até os grandes players do mercado.
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