Quem trabalha ou deseja ingressar no ramo da alimentação precisa saber que essa é uma área que exige maior acompanhamento das inovações dos produtos e serviços que surgem. Esse é o caso, por exemplo, do delivery de confeitaria, uma tendência que vem crescendo para facilitar a rotina dos consumidores.
Atualmente, vemos serviços de entregas de todos os tipos de comida, incluindo bolos (inteiros, em pedaços ou no pote) e outros doces. Afinal, com a rotina agitada que a maioria dos brasileiros leva, ter a opção de receber alimentos em casa acaba sendo um grande facilitador para quando estão cansados, sem transporte ou tempo livre.
Porém, é preciso que isso seja feito de uma boa maneira para garantir a satisfação do cliente. Quer saber como? Continue acompanhando a leitura para descobrir!
Conheça bem o seu público-alvo
O primeiro passo, antes de montar um delivery de comida, é conhecer bem o seu público-alvo. Quais são os horários em que eles mais pedem comida? Qual é a idade deles? Onde moram? São de qual classe social?
Essas informações são fundamentais para você definir os horários e locais de entrega, bem como embalagens, valores, entre outras características do seu delivery. Afinal, o serviço deve estar alinhado às necessidades do seu público, para que ele fique satisfeito e possa fazer seus pedidos da melhor maneira.
Faça um planejamento detalhado
Uma vez que você tiver os dados do seu público-alvo, é hora de fazer um planejamento bem detalhado do processo de montagem de um delivery, como definir a quantidade de entregadores, estabelecer quem vai responder às mensagens no celular e considerar a utilização de aplicativos de terceirização de entregas, como iFood e Rappi.
Planeje o valor de investimento e a criação do cardápio online, para que os clientes tenham acesso às opções, bem como os meios de divulgação. Não se esqueça de definir o horário do delivery e o valor da entrega, entre outros detalhes. Só após esse passo é possível começar a colocar cada item em prática.
Invista em embalagens voltadas para delivery
Para a segurança e sucesso das entregas, as embalagens dos alimentos devem ser específicas para o delivery de confeitaria. No caso dos doces, eles apresentam algumas necessidades que devem ser levadas em consideração.
O ideal é investir em embalagens personalizadas, para que tenham o tamanho e formato adequados para o alimento, possam ir à geladeira e contenham a identidade da empresa, entre outros detalhes.
Treine muito bem a equipe
Não é de espantar que o mau atendimento seja capaz de afastar facilmente seus clientes. Para evitar esse problema, não deixe de treinar muito bem a sua equipe para atender o seu público da melhor maneira.
Isso inclui o treinamento para ter um atendimento ágil por parte de todos, uma escrita boa e clara no caso de mensagens, respeito e educação com os clientes, resolução de problemas etc.
Não se esqueça da gestão de compra e estoque
Para evitar a falta de produtos do cardápio e das embalagens, que são essenciais para uma entrega de qualidade, é indispensável ter uma boa gestão de compra e estoque. Assim, você sempre poderá atender ao pedido do seu cliente, sem se preocupar com a falta de algum item.
Como vimos, não existe muito segredo no delivery de confeitaria. Ele é feito de maneira parecida com os demais, mas adequada para comportar os doces e as suas necessidades. O importante é investir em qualidade do atendimento e contar com fornecedores com experiência na área.
Gostou de saber como montar a entrega de doces? Então, entre em contato conosco e confira as nossas opções de embalagens, para manter a segurança, qualidade e sabor dos seus alimentos!