A gestão de estoque é um dos fatores mais importantes, sobretudo no mercado varejista, para alcançar resultados positivos. Por outro lado, o mau planejamento pode ter reações catastróficas no negócio.
Imagine que um cliente procura sua empresa para oferecer parceria ou para comprar algum produto específico, mas, na hora de conferir o estoque, o material está em falta. A venda perdida pode causar grandes prejuízos e essa situação é mais recorrente do que imaginamos.
Pensando nessas questões, preparamos um artigo sobre como otimizar a gestão do seu estoque e, consequentemente, os resultados da empresa. Acompanhe!
Problema da falta de produtos
É importante entender os motivos desse erro, na maior parte das vezes, são ocasionados por dois fatores:
- Má gestão;
- Falta de comunicação entre os setores da empresa.
Controlar o estoque pode parecer trabalhoso, mas pequenas práticas podem ajudá-lo a identificar os problemas.
Gestão de estoque ineficaz e o desinteresse do consumidor
O mau gerenciamento resulta, muitas vezes, em prateleiras vazias, falta de produto para atendimento aos clientes e, consequentemente, no desinteresse dos consumidores pela atividade prestada pelo negócio.
Isso pode acontecer pela falta de planejamento de rotatividade das mercadorias, o que faz com que a provisão seja deficitária: as necessidades de suprir os produtos de alta rotatividade são pequenas, enquanto aqueles com baixa rotatividade se acumulam ocupando espaço na empresa.
Fazer uma análise sobre a curva de vendas por material é uma prática estratégica para evitar a perda de oportunidades.
Escolha incorreta do fornecedor e a falta de competitividade
No mercado varejista existe a prática extremamente comum de criar parcerias com fornecedores — o intuito é que ambos saiam lucrando.
Esses vínculos podem parecer interessantes, mas é importante fazer uma análise da contraprestação de serviços: eles podem atender a minha demanda? Existe um planejamento de crescimento junto ao meu negócio? Eu consigo competir com concorrentes com os produtos que adquiro dos fornecedores?
A escolha de bons fornecedores é crucial para que você tenha um leque de produtos de qualidade, aliada ao abastecimento constante de mercadorias. Isso garante uma redução da taxa de venda perdida e cria uma visibilidade diferenciada da empresa no mercado.
Previsão imprecisa e a perda de oportunidades
Todo planejamento envolve um controle preventivo: como determinado produto é vendido em maior quantidade, em uma semana precisarei repor o estoque. O problema é que essa logística muitas vezes não considera uma margem de segurança — e a mercadoria pode entrar em falta antes do previsto.
Como já dissemos antes, se o cliente procura por determinado produto e não o encontra, você perde a oportunidade de concluir uma venda.
Na hora de fazer uma previsão, tenha em mente o tempo que o fornecedor levará para repor seu estoque e considere sempre as eventualidades, como promoção de vendas, perda de produtos etc.
Assim, sua equipe de gestão terá a garantia de que as necessidades dos consumidores são atendidas com prontidão!
E então, leitor? Você gostou do nosso artigo? É importante se atentar para a venda perdida — ela pode prejudicar, e muito, os resultados da sua empresa. Nossa newsletter possui várias outras dicas interessantes. Assine e receba todas as novidades no seu e-mail!