Os gestores da área de food service sabem que têm um grande desafio pela frente: lidar com os jovens adultos. Pensar em embalagens para o consumidor millennial, entender seu comportamento e saber o que o atrai (entre outras preocupações), está no topo da lista de um gestor que pensa no futuro.
Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre o comportamento do consumidor millennial. Explicaremos quem são eles, quais suas preferências, como atraí-los e, principalmente, como fidelizá-los. Vale lembrar que nosso foco é relacionar a abordagem de cada tópico ao segmento alimentício e ao delivery desses produtos.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
Quem são os millennials?
A geração millennial tem várias características e um comportamento que a torna facilmente identificável: sabe aquele jovem de 20 e tantos anos que prefere receber mensagens de texto em vez de ligações? Ou aqueles que têm a internet como referência para tudo?
Já lidou com jovens que procuram resenhas sobre restaurantes antes de ir até o local ou que fazem uma resenha e postam em blogs, logo depois de frequentarem um estabelecimento? Lembrou de alguém? Então, possivelmente, você pensou em uma pessoa que pertence à geração millennial, também conhecida como geração Y, que se refere aos jovens nascidos entre 1979 e 1995.
Essa janela de tempo é bem extensa. Assim, o estudo Dossiê BrandLab: The Millennial Divide, feito pelo Google BrandLab de São Paulo, dividiu essa geração em dois grandes grupos. Veja a seguir quais são eles!
Os old millennials
Essas pessoas viveram a infância e a adolescência nos anos 90 e não cresceram com acesso total à internet — e seus derivados, como aplicativos, smartphones e computadores. Para os estudiosos, a internet chegou ao Brasil no final da década de 1980 e começou a se popularizar somente na metade da década de 1990. Segundo o dossiê, eles:
- foram pegos de surpresa pela crise financeira mundial de 2008;
- são mais propensos a serem mais colaborativos, otimistas e flexíveis;
- tendem a ter nostalgia com a infância e a adolescência;
- se sentem realmente adultos quando fazem coisas que viam seus pais fazendo, como lavar a louça e limpar a casa;
- se preocupam em conseguir um bom emprego;
- querem viajar para o exterior;
- desejam comprar uma casa ou apartamento;
- não abrem mão de estudar (continuar, começar ou voltar);
- se preocupam em ter momentos de descanso das tarefas.
Os young millennials
Nascidos a partir da segunda metade da década de 90, esses jovens viveram a infância e a adolescência no início dos anos 2000. Ou seja, nasceram e cresceram em um mundo conectado à internet. Assim, computadores, smartphones e redes sociais sempre fizeram parte de suas vidas. Portanto, ainda segundo o dossiê citado, eles:
- cresceram sabendo que a economia é frágil;
- são mais questionadores, realistas e conscientes no tópico finanças;
- se identificam com o estilo de vida “só se vive uma vez”;
- não gostam de perder tempo, principalmente, com anúncios e comerciais;
- 40% têm o diploma universitário como objetivo e maior sonho.
Embora existam esses dois grandes grupos, eles constituem uma única geração, a dos millennials, ou seja, essas pessoas têm que ter pontos em comum, certo? Segundo a análise do Google, esses pontos são:
- todos vivem com acesso à informação 24 horas por dia;
- todos buscam acesso à cultura;
- todos buscam constantemente por inspiração e entretenimento.
Óbvio que, de início, a internet era algo incipiente. Entretanto, ela foi se desenvolvendo, assim como esses jovens, e um foi se moldando ao outro.
Qual o perfil do consumidor millennial?
Até aqui, falamos sobre características e comportamentos mais gerais. Agora, vamos começar a entender essas pessoas como consumidores. Confira abaixo!
Eles não são influenciados por anúncios
O consumidor millennial não se deixa convencer facilmente por propagandas e anúncios. Para eles, a publicidade não tem um discurso verdadeiro, portanto, ela não é autêntica.
Esse comportamento é o responsável pelo sucesso dos bloqueadores de propaganda nas redes sociais e também pelo aumento bem-sucedido dos serviços de TV e música em streaming.
Eles procuram por resenhas em blogs antes de comprar algo
Como mostramos no tópico anterior, eles buscam discursos verdadeiros na hora de consumir. Ou seja, antes de fazer compras, a geração Y busca referências e opiniões em resenhas e depoimentos em blogs. Os millennials têm com as mídias sociais a mesma relação que a geração X tinha com as mídias mais tradicionais.
Eles valorizam mais a autenticidade do que o conteúdo
Os millennials se conectam melhor e mais facilmente com indivíduos do que números. Então, eles precisam confiar na plataforma que produz as resenhas, antes mesmo de ler o conteúdo delas. Ou seja, eles não vão apenas procurar em sites e buscadores se um produto determinado é bom — eles vão procurar opiniões e informações nos blogs em que confiam.
Eles querem estabelecer uma relação com as marcas nas mídias sociais
Para a geração Y, consumo tem a ver com relacionamento com a marca. Ou seja, a interação da marca com seu público nas redes sociais conta muito. Para eles, se uma marca se relaciona com seus clientes, ela provavelmente se preocupa em agradar, ser justa e confiável. Afinal, ela está disposta a gastar mais para ter um profissional responsável por essa interação.
Eles querem produzir em parceria com as empresas
Diferentemente do que se pensa, a geração Y deseja estar envolvida na produção do que consome. Tendo isso em vista, para esse grupo, é importante ser ouvido pelas empresas.
Eles são consumidores leais
A geração Y é fiel e, como tal, ela defende as empresas com as quais têm ligação. Isto é, são promotores da marca, acreditam e difundem as características positivas dos produtos e serviços. Eles podem ser úteis para:
- alavancar as vendas: por estarem satisfeitos com a empresa, não somente serão fiéis, como também se sentirão impulsionados a divulgar positivamente a marca e o serviço;
- otimizar a retenção de clientes: eles podem ser convidados a compartilhar as experiências positivas, além de dicas de solução e de uso;
- tornar o marketing da empresa mais eficaz: esse público age não somente como multiplicador e ampliador da marca, mas também fornecendo feedbacks prévios (antes da veiculação de campanhas).
Quais fatores os millennials levam em consideração quando fazem pedidos por delivery?
Uma pesquisa feita pela Porch entrevistou 750 pessoas das diversas gerações mais novas para tentar entender a relação delas com o universo culinário. O inusitado resultado mostrou que 70% da geração Y não sabe cozinhar coisas básicas — os exemplos citados foram fazer uma omelete ou um ovo mexido.
Segundo a mesma pesquisa, em sua maioria, os millennials dependem de comida pronta e fazem pedidos ou saem para comer fora, pelo menos, quatro vezes por semana.
Nesse sentido, listamos abaixo quais os fatores eles levam em consideração quando fazem pedidos por delivery ou escolhem um restaurante, segundo uma pesquisa realizada pela Goldman Sachs, divulgada pela Tetra Pak.
As embalagens para o consumidor millennial precisam atender às expectativas
Como mostramos nos tópicos anteriores, a geração Y tem tendência a criar relacionamento com as marcas e tem demandas específicas. Na compra de produtos alimentícios, por exemplo, o principal fator considerado são as embalagens. Elas precisam:
O valor pode ser alto se a embalagem for melhor e mais prática
Segundo a pesquisa, o que esses grupos mais procuram é a facilidade. Aproximadamente 40% dos entrevistados estavam dispostos a pagar mais por produtos cujas embalagens facilitem suas vidas.
Os restaurantes devem fazer entregas
Como dissemos, a maior parte dessa geração cresceu em um mundo digital. Ou seja, eles são dependentes da tecnologia e ficam sempre conectados.
Assim, quando vão se alimentar, os millennials esperam que seus restaurantes favoritos entreguem os pedidos. Para eles, inclusive, oferecer um serviço online de entrega não é um plus, e sim uma obrigação.
A qualidade da embalagem e do produto deve ser equivalente ao preço
Esse grupo sabe que basta postar algo em uma rede social para desacreditar uma empresa ou, no mínimo, causar um grande problema para ela. Assim, são compradores exigentes e sabem avaliar o valor real e agregado do produto que estão comprando, bem como do serviço prestado.
Com o perfil que traçamos nos tópicos anteriores sobre a geração Y, era de se esperar essas exigências. Esse público espera nomes com significados, cores que traduzem o posicionamento da marca, benefícios evidentes dos produtos, e embalagens para alimentos divertidas e descomplicadas.
Por que as embalagens para o consumidor millennial são importantes?
A geração Y tem uma tendência a preferir produtos com vantagens e destaque, ou seja, produtos que agreguem uma experiência mais personalizada e agradável, mesmo que, para isso, seja necessário pagar um pouco mais. É exatamente o oposto dos babies boomers (que têm aproximadamente 60 anos, atualmente), cujo preço é analisado de perto e com cuidado.
A embalagem de um produto é parte da experiência que ele proporciona. Por isso, grandes marcas, como a Budweiser e a Coca-Cola, por exemplo, investem tanto em embalagens personalizadas que tratem de assuntos da atualidade e tópicos que chamem a atenção de todos, como acontece quando tem Copa do Mundo de futebol ou no Natal.
Seguindo nosso exemplo, o refrigerante é o mesmo, mas a embalagem acompanhou a vida do consumidor, seja no Natal, seja na Copa, gerando uma experiência mais inclusiva, principalmente, em que se engaja com os temas em questão.
As embalagens geram a sensação de exclusividade. Um exemplo muito bom para pensar isso é a rede Starbucks. Ao visitar uma das lojas, o colaborador pergunta o nome do cliente e, no momento de realizar a entrega do pedido, o nome está escrito na embalagem. Isso é algo que passa a mensagem de que, ali, está algo feito especialmente para aquele consumidor.
A geração Y valoriza muito essa relação de proximidade que é construída com a marca. Por isso, a boa embalagem é essencial para fazer boas vendas com esse público.
Como atrair os millennials para o seu negócio no ramo alimentício?
A geração Y é economicamente ativa e interessada em ter o melhor por um preço justo, desde que esse facilite sua vida de alguma forma. Assim, os gestores de supermercados, restaurantes e lanchonetes têm muitos motivos para se manterem atentos a esse público. Pensando nisso, neste tópico, elencamos alguns motivos relevantes para esses consumidores.
Ofereça conveniência
O millennial quer praticidade nos serviços e produtos, isto é, algo que ajude no dia a dia, se possível, que seja personalizado.
Faça promoções
Esse público é consciente e gosta de poupar e de aproveitar promoções, ofertas e vantagens em geral.
Destaque a qualidade dos produtos
A geração Y percebe o cuidado que a empresa tem com os clientes, a partir da renovação de embalagens, de uma informação detalhada no rótulo etc.
Seja honesto sobre a origem dos ingredientes
Essa geração se preocupa com a origem dos alimentos consumidos. Eles são muito cuidadosos com a saúde e, por isso, optam por uma alimentação mais saudável. Portanto, o produto precisa demonstrar isso. Para tanto, basta colocar essas informações de origem no rótulo, bem como os dados nutricionais.
Invista em um design minimalista
Como falamos anteriormente, não se trata de retirar informações das embalagens e rótulos, mas sim de evitar elementos em excesso.
Forneça informações de qualidade e de fácil entendimento
De acordo com a ideia do minimalismo, forneça informações de maneira objetiva e de fácil entendimento. Tenha em mente que esse é um consumidor conectado — ele pode pesquisar e descobrir o que quiser.
Utilize a personalização das embalagens
Falamos sobre isso usando a Coca-Cola nos tópicos anteriores. A dica é se manter atento com o calendário, para observar e explorar datas comemorativas e grandes eventos.
Transmita os valores e propósitos da marca
As embalagens precisam trazer os valores e a visão da marca. Esses clientes gostam de se envolver em algo em que confiam. Então, é importante “contar” para eles quem é você.
Vimos neste artigo, para alcançar melhores resultados nas vendas, é crucial pensar em embalagens para o consumidor millennial. Essa geração busca experiências, boas e inovadoras, e o melhor: estão dispostos a pagar um pouco a mais por isso.
Agora que você já sabe qual a importância das embalagens para o consumidor millennial, já pode entrar em contato com a gente. Somos uma indústria de embalagens especializada em oferecer uma experiência incrível para os consumidores finais!