Para desenvolver o modelo ideal de embalagens para alimentos delivery, é fundamental compreender as variáveis desse tipo de projeto. A escolha do material, a sua destinação, as dimensões e as funcionalidades aplicadas são fatores que devem ser levados em consideração.
Cada tipo de alimento tem necessidades específicas no que diz respeito à sua armazenagem, conservação e transporte. Portanto, você deve estar ciente sobre os diversos modelos e materiais disponíveis no mercado.
Se você já se questionou sobre qual é a melhor embalagem para o seu negócio, então, leia este post até o fim!
O aspecto sustentável das embalagens
O mercado atual busca cada vez mais alternativas sustentáveis e a possibilidade de reciclar e reaproveitar recursos. A produção de embalagens também adota essa vertente e busca desenvolver soluções de recipientes para a conservação e transporte de alimentos.
Desse modo, tanto gestores quanto consumidores estão engajados em expandir as iniciativas que contribuem para a preservação ambiental. Esse tipo de solução pode ser implementado por micros, pequenos e médios empreendimentos que atuam no setor de alimentos. Essa é uma forma de agregar valor e fortalecer a relação com os clientes.
As principais embalagens para alimentos
Garantir a conservação dos alimentos é um dos principais desafios das empresas que atuam no segmento alimentício. Essa realidade é ainda mais aparente em restaurantes e lanchonetes fast-food que lidam com o delivery de refeições e oferecem a opção grab and go.
As embalagens para alimentos tem como finalidade proteger o alimento e sua escolha é determinante na qualidade do delivery.
1. Embalagens para alimentos de vidro
O vidro é um dos materiais mais antigos que se tem registro no segmento de embalagens. Era bastante comum, por exemplo, que os antigos armazéns colocassem grãos como feijão, arroz, milho, lentilha, entre outros, em pequenos vidros.
A escolha desse material para embalar alimentos, algo que perdura até os dias atuais, ocorre devido à durabilidade e à resistência. Com isso, é possível manter os alimentos bem isolados do ar e outros elementos externos que poderiam oxidar ou danificar o produto para o consumo.
O vidro é completamente impermeável, de modo que, se bem vedadas, as embalagens para alimentos com esse tipo de material podem apresentar uma grande capacidade de conservação, evitando que odores ou a própria umidade do ambiente afete a conservação do alimento.
O fato de ser totalmente reciclável faz com que os vidros sejam também uma opção sustentável para as empresas que, em alguns casos, podem até mesmo solicitar a devolução da embalagem após o uso do produto. Essa prática é bastante comum entre fabricantes e distribuidores de bebidas.
Além disso, os próprios consumidores podem reaproveitar as embalagens de vidro, que são muito utilizadas para outras finalidades, como para artesanato.
Para o delivery, o vidro não é nada prático. Por se tratar de um material pesado e frágil, o vidro não funciona bem para embalagem de delivery.
2. Embalagens de alumínio
Devido às suas propriedades, ou seja, por serem muito leves e duráveis, as embalagens de alumínio são utilizadas para embalar alimentos que precisam ser transportados por longas distâncias ou que ficam longos períodos em exposição nas prateleiras dos supermercados.
O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e que podem ser sensíveis à luz, como é o caso de óleos vegetais e do molho de tomate. Além do mais, a sua ampla utilização vai desde as latinhas de refrigerante, sucos industrializados e outras bebidas, até os alimentos em conserva.
Seguindo esse exemplo, os alimentos que são tradicionalmente embalados em recipientes de alumínio são as latas de milho, ervilha e salsicha. Entre as principais vantagens desse recurso, podemos citar:
- a durabilidade;
- a maleabilidade;
- a resistência à oxidação;
- os componentes recicláveis; e
- a capacidade de manter os alimentos frescos.
A praticidade também deve ser levada em consideração ao fazer uma embalagem de alumínio. Evite, por exemplo, que elas precisem ser abertas com um abridor de latas, pois nem sempre o consumidor final pode ter essa ferramenta à disposição. O ideal é que elas tenham um lacre, facilitando assim a abertura.
Para embalagens de delivery de comida, o alumínio não apresenta muitas vantagens. Por se tratar de material muito maleável, os vazamentos são inevitáveis. Outro ponto negativo é que a impressão da identidade visual da marca fica prejudicada, uma vez que o alumínio não permite impressão.
O impacto à saúde
Vale ressaltar que, embora sejam resistentes, deve-se aplicar medidas para evitar a sua exposição a impactos, seja durante a armazenagem, seja no transporte. Uma lata amassada representa um risco para a saúde, pois o conteúdo pode ser contaminado e se deteriorar em contato com o ambiente externo.
É recomendado que as latas que se encontram amassadas, arranhadas ou até mesmo furadas sejam descartadas para que não cheguem às prateleiras para venda. Esse cuidado estende-se aos produtos químicos que são embalados nesse tipo invólucro, como é o caso dos aerossóis e outros materiais inflamáveis.
3. Embalagens para alimentos de isopor
Não é muito comum vermos embalagens de isopor nos produtos que encontramos nos supermercados, mas eles são muito utilizados na indústria, principalmente, para armazenar e transportar alimentos frescos, como pescados ou massas congeladas. Também são bastante comuns em embalagens de comida delivery, em restaurantes e fast-foods.
Por ser leve, manter os alimentos com a sua temperatura inicial e poder ser complementado com gelo para manter a refrigeração sem estragar, esse tipo de embalagem pode ser utilizado para transportar os alimentos da indústria até os pontos de venda.
Mas vale ressaltar que esse tipo de embalagem não é ecológico e que a reciclagem não é financeiramente atraente. Dessa forma, embalagens de isopor tendem a ficar espalhadas na natureza, inclusive, prejudicando a vida marinha.
Outro ponto negativo é que as embalagens de isopor não são viáveis no ponto de vista do marketing. Isso porque impressões com logo e identidade visual da marca ficam prejudicados no isopor. Levando-se em conta que já existem no mercado opções em papel, que permitem ampla personalização, além de outras funcionalidades, vale a pena repensar a utilização de embalagem.
4. Embalagens de plástico
Há muitos anos que a indústria de alimentos utiliza embalagens em plástico, em especial, pelo fato de o material ser facilmente moldado e poder adotar diferentes formatos. Além disso, são extremamente maleáveis, podendo ter a sua densidade alterada na fabricação para atender a exigências da empresa fabricante, por exemplo.
A possibilidade de o plástico ser desenvolvido em diferentes cores e formatos também é um fator interessante, pois, assim, podem ser desenvolvidas ações de branding e marketing, ao se utilizar a identidade visual da marca para chamar a atenção dos consumidores.
No entanto, quando descartados na natureza, os plásticos levam milhares de anos para se decompor, podendo causar inúmeros danos ambientais durante todo esse período. Por isso, ao se empregar esse tipo de embalagem, também é importante que a empresa adote políticas de preservação do meio ambiente.
A criação de um programa de incentivo a reciclagem, por exemplo, seria ideal para desenvolver uma cultura corporativa que se preocupa com o aspecto socioambiental.
Utilização de embalagens de plástico no grab and go
Por definição, o termo grab and go pode ser traduzido do inglês como pegar e partir. Um negócio dessa modalidade fornece produtos selecionados, preparados e embalados com o intuito de serem consumidos em um curto período de tempo.
Recentemente, estabelecimentos como supermercados e padarias têm oferecido essa opção a seus clientes. Como o alimento já vem pronto, é necessário que a embalagem adotada permita que o cliente examine o produto e, ao mesmo tempo, seja segura o suficiente para viabilizar o transporte.
O plástico é um dos materiais mais utilizados devido à sua capacidade de proteção contra os agentes contaminantes do ambiente externo. Porém, isso vai mudar com a tendência mundial do banimento das embalagens plásticas descartáveis.
Banimento das embalagens plásticas descartáveis
Muito tem se discutido sobre o impacto negativo das embalagens descartáveis plásticas no meio ambiente. Com isso, a tendência é que o banimento deste tipo de embalagem aconteça de forma gradativa.
É o caso da nova lei que foi sancionada dia 13/01/2020, pelo prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas. A lei que proíbe o fornecimento de utensílios plásticos descartáveis em estabelecimentos comerciais em São Paulo, abrange também a entrega de comida por aplicativos.
A nova lei bane o fornecimento de utensílios plásticos em bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos do gênero. Estas medidas entrarão em vigor em janeiro de 2021, o que significa 01 ano para que os setores envolvidos se adequem à nova lei.
5. Embalagens de papel cartonado
O papel cartonado é cada dia mais utilizado para embalar alimentos. As caixas de leite, iogurtes, sucos, leite condensado, entre outros perecíveis, são exemplos de embalagens desenvolvidas em papel cartonado.
Uma das principais vantagens que a embalagem cartonada gera para as indústrias é o fato de não ocupar muito espaço quando está desmontada, podendo ser guardada em formato de chapas.
Quando já montada e com o alimento guardado, ela é totalmente isolada, impossibilitando qualquer tipo de entrada de odores ou aromas do ambiente no alimento. Além disso, alguns tipos de alimentos, como o leite e os sucos, não precisam ser refrigerados enquanto a caixa ainda está fechada, podendo ser guardadas em qualquer armazém, sem o uso de freezers.
Embalagens para alimentos de papel cartonado são perfeitas para o delivery de comida. Restaurantes e redes de fast foods encontraram nas embalagens de papel cartonado a maneira mais eficiente de atender os clientes de entrega. Qualquer tipo de comida pode ser embalado neste tipo de container, desde comidas líquidas até saladas e sobremesas.

Infográfico: tipos de embalagem para delivery
O papel das embalagens nas estratégias de marketing
Com a intenção de despertar o desejo de compras, é importante que os invólucros sejam atrativos e que, ao mesmo tempo, garantam a conservação dos alimentos. Formatos diversificados, cores e o formato das letras são frequentemente utilizados como recursos para obter maior destaque.
Quando desenvolvido de forma correta, o marketing tem o potencial para aumentar a presença dos produtos na mente do consumidor. Por meio da apresentação, é possível aumentar o nível de exposição nas prateleiras e, consequentemente, aumentar o volume de vendas.
O mercado de alimentos é particularmente suscetível ao aspecto visual dos produtos. Em outras palavras, é importante que o embalagem reflita os interesses e o estilo de vida dos compradores para que haja identificação com a marca.
Os rótulos são mais relevantes nas estratégias de promoção do que se imagina. Isso ocorre porque, em princípio, essa parte do produto tem o propósito de trazer informações importantes para o consumidor.
A importância dos rótulos
Essa é uma questão obrigatória por existirem leis que determinam quais dados devem estar disponíveis para consulta. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alguns dos exemplos mais comuns são:
- peso;
- número do lote;
- prazo de validade;
- lista de ingredientes;
- informação nutricional; e
- nome e localidade do fabricante.
É importante adicionar também as informações de preparo que, geralmente, são descritas em alimentos congelados. Contudo, quanto o objetivo é chamar a atenção dos potenciais clientes, as empresas têm maior liberdade de atuação e podem projetar os recipientes de acordo com os seus objetivos.
Saber escolher quais são as embalagens para alimentos mais adequadas para aquilo que você produz é muito importante, pois isso impacta diretamente a lucratividade e a forma como a sua marca é vista pelos públicos. É por esse motivo que contratar uma empresa especializada para a elaboração de embalagens diferenciadas e personalizadas pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio.
Você deseja aprimorar as suas embalagens de acordo com a sua demanda? Está à procura de produtos inovadores e personalizados? Então, entre em contato conosco e conheça as soluções que desenvolvemos para o seu negócio!
Quer saber mais?