As questões relacionadas ao meio ambiente, vem pressionando a indústria de embalagens. Como se não bastasse, a percepção dos consumidores em relação às embalagens também está mais apurada. Em virtude disto, é imprescindível que o seu restaurante tenha atenção redobrada neste quesito. Para isto, a utilização de embalagens especiais para delivery de comida é essencial para elevar a satisfação dos clientes.
Quer saber quais atributos são necessários para que a embalagem de delivery se torne especial? Já adiantamos que, de fato, as embalagens precisam de muitas qualidades. Só assim, podem ser consideradas especiais. Siga a leitura para entender melhor.
Características das embalagens especiais para delivery de comida
À primeira vista, classificar uma embalagem para delivery de comida como “especial” pode parecer algo subjetivo. Isto porque há uma variedade muito grande de embalagens disponíveis no mercado atual. Então, vamos facilitar a compreensão!
Primordialmente, as embalagens especiais são aquelas que reúnem diversos recursos em uma só. Ou seja, as embalagens especiais possuem outros atributos, além de proteger o alimento. Juntos, estes atributos contribuem para que o cliente tenha a melhor experiência com o seu delivery.
Sustentável
Na atualidade, não tem como pensar em embalagem sem levar em conta a sustentabilidade. Certamente, de nada adianta a embalagem do seu delivery ser linda e prática se não for eco-friendly.
Dessa maneira, quando tratamos de sustentabilidade, é importante frisar que quanto menos prejudicial ao meio ambiente, melhor.
Isto quer dizer que a escolha inteligente da matéria prima é de suma importância. Por isso, priorizar as embalagens recicláveis de papel é mais que bem-vindo.
Definitivamente, as embalagens de papéis especiais próprias para o contato com o alimento é uma tendência que veio para ficar.
Design sob medida
As embalagens especiais para delivery de comida devem ser próprias para os tipos de pratos que se pretende transportar. Neste caso, tanto o formato quanto o tamanho importam. Isto porque, quando a comida é perfeitamente acomodada na embalagem, a apresentação do prato permanece intacta.
As chances de satisfazer o cliente de delivery é muito maior quando ele recebe a comida organizada. Sem dúvida, refeições bem apresentadas melhoram a percepção de qualidade e sabor.
Outro ponto importante no design feito sob medida é evitar o desperdício de embalagem. Portanto, considere embalagens tipo onebox ou com divisórias, visto que são capazes de organizar as porções. Este tipo de embalagem é perfeita para marmitas ou refeições completas.
Seja como for, o design da embalagem muitas vezes é subestimado. Mas saiba que sua importância é relevante inclusive para o momento do transporte. Assim, quando o design é bem elaborado, até o entregador tem facilidade para organizar a “bag”. Como resultado, uma “bag” organizada evita muitos erros na entrega.
Embalagem segura
A princípio, não há a necessidade de muita explicação. Logo, a embalagem tem que garantir a segurança do alimento.
Sem dúvida, a finalidade de qualquer embalagem é proteção e segurança. Porém, com a pandemia, os consumidores se tornaram mais atentos a isto. Portanto, invista em soluções de embalagem que sejam efetivas neste quesito.
Por isso, escolha embalagem cuja matéria-prima seja específica para o contato direto com alimentos. Ainda assim, deixe o seu cliente saber que higiene e segurança são prioridades para o seu restaurante.
Se você quer oferecer embalagens especiais para o delivery de comida, a escolha do fornecedor deve ser criteriosa. Não há o que se falar em embalagens especiais se a mesma não for fabricada por empresa que atenda as boas práticas de fabricação. Logo, escolha fabricantes que estejam autorizados pela ANVISA e que atendam a toda a legislação sanitária.
Definitivamente, a preocupação com a segurança alimentar vai tornar sua embalagem diferenciada.
Personalização é fundamental
As embalagens especiais necessariamente são personalizadas. Por haver uma infinidade de estabelecimentos fazendo o delivery de comida é interessante imprimir sua identidade visual.
Por certo, a embalagem é um dos pontos de contato mais importantes da marca. Desta forma, aproveite para aplicar estratégias de marketing que reforce a sua marca. Mais ainda, faça com que a embalagem interaja com o cliente.
Certamente, embalagens atraentes com a mensagem certa funcionam como um catalisador. Além disso, elas servem para se conectar com os clientes e fidelizá-los. Tudo isso pode ser feito por meio do uso inteligente de fontes, cores, ilustrações e escolha inteligente do material de embalagem.
Prática e conveniente
As pessoas utilizam o delivery pois elas gostam de conveniência. Elas esperam que os restaurantes entreguem praticidade, tais como:
- Alimento em embalagens leves;
- Embalagens que exijam o menor esforço e tempo para abrir;
- Facilidade para armazenar;
- Resista ao aquecimento em forno;
- Possam ser levadas ao freezer.
Em contrapartida, para os donos de restaurantes, isso significa investir em embalagens especiais com conveniências que melhoram a experiência do cliente.
Embalagens especiais para delivery aumentam as vendas
Primeiramente, considere que os clientes compram não apenas com as papilas gustativas, mas também com os olhos. Se através do seu site ou aplicativo, os clientes vislumbrarem sua bela embalagem, é muito mais provável que eles peçam no seu delivery. Desse modo, as embalagens especiais podem sim, aumentar as vendas.
Segundo, em uma era de compartilhamento de mídia social, uma embalagem atraente que fica bem em um feed é de grande importância para conquistar mais clientes.
Terceiro, é fato que muitas pessoas deixam de fazer o pedido quando a embalagem não agrada. Além disso, sabemos que muitos clientes deixam comentários negativos sobre as embalagens. Isso prejudica a avaliação geral do seu restaurante e faz com que clientes em potencial deixem de comprar de você.
Clientela satisfeita
Como você pode ver, é possível desenvolver embalagens especiais para delivery de comida com inúmeras qualidades. Mas, acima de tudo, ela deve agradar o perfil de seus clientes. O que vai tornar a embalagem especial é sua adequação ao tipo de comida e ao público alvo.
Para isto, considere o estilo de vida, gostos e necessidades de seus clientes. Finalmente, faça parceria com empresa especializada que saiba traduzir essas necessidades em uma embalagem original e muito especial.
E se você tem interesse em embalagens especiais para o seu delivery, entre em contato com a Scuadra.