As embalagens ecológicas são uma tendência para restaurantes, principalmente com o aumento da procura pelo delivery. Mas, quando falamos em embalagens biodegradáveis para alimentos somente a reciclagem do produto final vem à sua mente? Apesar de ligados, esses conceitos — biodegradável e reciclável — não são sinônimos.
Quer entender melhor isso e saber mais sobre as vantagens desse tipo de embalagem para a sua empresa? Neste artigo, preparamos as principais respostas que você precisa para ficar em dia com o tema. Confira!
O que são as embalagens biodegradáveis?
Biodegradável é um item cuja decomposição ocorre naturalmente, em um curto espaço de tempo, como semanas ou meses. Esse processo pode ser aeróbico ou anaeróbico. Assim, se trata de uma transformação química realizada por micro-organismos. Como resultado, podem ser gerados: água, CO² ou pequenas partículas de biomassa.
De que materiais podem ser as embalagens biodegradáveis para alimentos?
O material mais conhecido e considerado biodegradável é o papel reciclado. Logo, é utilizado em embalagens de delivery, de alimentos no varejo e até de produtos de higiene. No entanto, há outros tipos de embalagens biodegradáveis. Alguns exemplos são:
- plástico PLA;
- fibra de coco;
- bagaço de cana-de-açúcar
- milho e bactérias;
- cogumelo;
- camarão;
- cascas de uva;
- revestimento de casca de tomate.
Os exemplos acima citados têm composições diferentes, com resíduos orgânicos como base. Porém, não é por serem oriundas de reaproveitamento que são biodegradáveis. Essa classificação se deve ao seu menor tempo para se decompor no destino final.
Quais são as diferenças para as convencionais?
A principal diferença entre as embalagens biodegradáveis e as convencionais é o tempo de permanência no ambiente. Desta forma, as embalagens biodegradáveis, após descarte, permanecem menos tempo no meio ambiente. Ao passo que as embalagens convencionais demoram muito mais para se decompor. Em consequência, as embalagens biodegradáveis diminuem riscos para situações como: sufocamento de animais, contaminação do meio ou se tornarem alimento para a fauna.
Além disso, por serem produzidas reaproveitando materiais ou resíduos, não consomem as reservas naturais. Portanto, há um ganho ambiental no início e no final do ciclo de vida do item. Em outras palavras, em ambos os momentos o impacto é menor em relação a produtos não biodegradáveis.
Por que oferecer esse tipo de embalagem no restaurante?
As embalagens biodegradáveis são uma escolha positiva, tanto para o meio ambiente quanto para os negócios. As principais vantagens para a empresa que opta por um produto assim são:
- reconhecimento de marca associado a consciência ecológica, sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Dessa forma pode se tornar uma estratégia de marketing inteligente, voltada aos consumidores que estão, cada vez mais, em busca do consumo consciente;
- diminuição do risco de contaminação dos alimentos, pois esses produtos devem ser atóxicos e livres de metais pesados;
- redução de custos, isto porque, com a eliminação da necessidade de tratar os resíduos e em razão do valor dessas embalagens ser mais baixo que o preço das comuns.
Embalagens biodegradáveis, como os produtos que a Scuadra oferece, são mais que uma escolha positiva para o meio ambiente. Elas refletem diretamente a melhoria dos resultados do restaurante. Desde os custos até o marketing.
Optar por esse tipo de produto é garantir um diferencial competitivo diante de um público preocupado com o consumo consciente. Além disso, são opções seguras para que o atendimento ao cliente permaneça excelente.
Em vista disso, você viu vantagem em adotar embalagens biodegradáveis no delivery do seu restaurante? Então, entre em contato conosco agora, e nós retornaremos para lhe oferecer o melhor de nossos produtos.